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Relembre as 10 matérias mais lidas do ano

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Entregador, Motorista
Materias mais lidas de final de ano
Materias mais lidas de final de ano

À medida que o fim de ano se aproxima, a redação da 55 se dedicou a uma retrospectiva especial, compilando as matérias mais lidas de 2023. Este compilado oferece uma oportunidade para relembrar os eventos e tendências que moldaram o ano de 2023. 

Entre os destaques, estão reportagens que abordam diversos aspectos relacionados ao trabalho de motoristas de aplicativos de transporte, focando em questões como remuneração, regulamentação, modelos de contratação e políticas empresariais. Isso revela um panorama diversificado do que captou a atenção do público ao longo do ano.

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1- “O máximo que eu fazia na Uber é o mínimo que faço com o IDN”, diz motorista Cláudio Sena – 55content

Nesta matéria de conteúdo patrocinado, Cláudio Sena explica como o potencial de ganhos de um motorista particular que usa o aplicativo IDN varia, mas é maior que os ganhos de um motorista que trabalha com a Uber ou com a 99. No IDN, ele define seus próprios preços, podendo cobrar mais por serviços personalizados em comparação com o Uber. Sena exemplifica com uma viagem onde, pelo IDN, um cliente pagaria R$ 92, e o motorista receberia o valor total, enquanto no Uber Black, para a mesma distância, o cliente pagaria R$ 74, mas o motorista ganharia somente entre R$ 50 e R$ 55 devido às taxas cobradas pelo serviço.

Como motorista do Uber em 2019, ele ganhava entre 4.500 a 5.000 reais líquidos por mês, trabalhando longas horas. Atualmente, com menos horas de trabalho no IDN, ele consegue ganhar mais de 5.000 reais. Além disso, ele diversificou suas fontes de renda, incluindo atividades na internet e investimentos, o que reduz sua dependência da renda de motorista. Em resumo, o que antes era o máximo ganho no Uber agora é o mínimo que ele consegue com o IDN, trabalhando menos horas.

2- Corrida mínima de R$11,50 e taxa máxima de 10%: Lindbergh apresenta proposta para regulamentar apps – 55content

Neste artigo, o deputado Federal Lindbergh Farias (PT/RJ) apresentou dois projetos de lei para regulamentar os ganhos de motoristas de aplicativos de transporte. O primeiro, PL nº 5283/23, estabelece um valor mínimo para os motoristas, com uma tarifa básica de R$4,00 mais acréscimos de R$1,93 por quilômetro rodado, R$0,17 por minuto rodado e R$0,35 por minuto parado, garantindo um ganho mínimo de R$11,50 por corrida. O segundo projeto, PL 5284/23, propõe um limite máximo de 10% de comissão para as empresas sobre o valor das corridas. Ambos os projetos estão em tramitação na Câmara dos Deputados.

3- Salário de R$ 3 mil: app brasileiro adota modelo CLT e está contratando 60 motoristas – 55content

Já nessa matéria, a 55 anunciou que o Garupa, aplicativo de transporte brasileiro, inova ao contratar 60 motoristas em regime CLT, oferecendo salário de R$ 3 mil, mais benefícios como férias remuneradas, 13º salário, plano de saúde e vale alimentação. O CEO João Marcondes Vargas Trindade enfatiza a segurança e confiança no serviço, com a seleção rigorosa de candidatos, preferencialmente com veículo próprio. Iniciativa começa em Santa Maria, Balneário Camboriú e Porto Alegre, com planos de expansão. Opção de regime autônomo permanece disponível.

4- “A Uber avisou em cima da hora que muitos carros não serão mais aceitos”, diz Rafael ‘Uber do Chefe’ – 55content

Já neste artigo, Rafael “Uber do Chefe” se queixa que a Uber anunciou a remoção de certos modelos de carros, como a Spin, Voyage, Ford Ka e outros, das categorias ‘Comfort’ e ‘Black’, com pouco tempo de aviso. Isso prejudicou motoristas que recentemente adquiriram veículos para se qualificar para essas categorias.

Rafael também disse que para 2023, a expectativa dos motoristas é esperar um aumento nas tarifas, visto que a falta de reajustes têm forçado a jornadas de trabalho cada vez mais longas para manter os ganhos. Ele aconselha que os motoristas tenham uma boa organização financeira, separando fundos para manutenção do veículo. Além disso, é importante estar preparado para eventuais quebras e reparos.

Por fim, ele diz que uma estratégia sugerida é reduzir custos, como a adoção de um carro elétrico, para compensar a ausência de aumento nas tarifas dos aplicativos.

5- Uber explica para motoristas porque não aumenta preço das corridas ou diminui taxa de serviço – 55content

Aqui, a 55 anunciou que a Uber promoveu um encontro com motoristas na França para ouvir questionamentos e sugestões de quem trabalha para a empresa. Questionada sobre o motivo de não remunerar melhor os motoristas, a companhia respondeu que 

investe constantemente no desenvolvimento do aplicativo Uber para proporcionar a melhor experiência. Ele é reconhecido por 47% dos usuários como confiável, ergonômico e cheio de recursos, com opções como Uber Reserve, Pet, Sedan, UberXL e UberX Priority. 

Além disso, a Uber afirmou que oferece suporte telefônico 24/7 e escritórios em várias cidades francesas. E conecta motoristas a milhões de passageiros, exigindo investimentos significativos em comunicação e marketing. Isso justificaria as taxas de serviço, mas a Uber diz estar atenta às suas preocupações com receitas e preços. Respondendo ao seu feedback, a empresa alegou ter reformulado o programa Uber Pro. A partir de abril de 2023, o Uber Pro Diamond oferece uma taxa de serviço reduzida de 3% nas primeiras quatro semanas de cada trimestre.

6- Grupo da Uber propõe pagar R$15,60 por hora para motoristas. Representantes pedem R$71,75 – 55content

Neste artigo, a 55 informa que em uma reunião em Brasília, realizada em agosto, a Amobitec, representante da Uber, propôs um ganho mínimo de R$ 15,60 por hora para motoristas de apps de transporte, baseando-se nos custos como gasolina e manutenção. Para o delivery, sugeriu percentuais do salário mínimo: 170% para motocicletas, 181% para carros, e 109% para bicicletas.

Carina Trindade, representante dos trabalhadores, considerou a proposta insuficiente, propondo R$ 71,75 por hora e sugerindo o cálculo do ganho baseado em R$ 2,00 por quilômetro rodado. Uma nova reunião para discutir o assunto está marcada.

7- Como agendar um Uber (ou outro aplicativo) para o aeroporto? – 55content

Aqui a 55 divulga que para agendar um Uber para o aeroporto, basta abrir o aplicativo ou site da Uber, selecionar “Reserve” e informar seu local de embarque e destino. Informar também a companhia aérea, data e hora da viagem, podendo agendar até 30 dias antes e cancelar gratuitamente até 60 minutos antes. Taxas de cancelamento variam por categoria: Black (preço total da corrida), Comfort (R$ 22,20) e UberX (R$ 18,90). O tempo de espera é de 5 minutos para X e Comfort, e 15 minutos para Black. Reservas podem ser feitas com 30 minutos de antecedência.

8- Grupo da Uber defende salário mínimo para motoristas no Brasil – 55content

Nessa matéria, a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), que inclui empresas como Uber, iFood e Amazon, apresentou propostas para a regulamentação do trabalho em aplicativos. Em uma reunião no Ministério do Trabalho e Emprego, a Amobitec propôs garantir uma remuneração mínima para motoristas, baseada no salário mínimo proporcional ao tempo trabalhado, um regime específico de previdência com recolhimento pelas plataformas e seguros contra acidentes. A associação também defende mais transparência e liberdade para os trabalhadores, incluindo limites de horas de trabalho e a possibilidade de atuar em múltiplos aplicativos.

9- “Um ganho mínimo de R$2,00 por quilômetro rodado e uma remuneração de pelo menos R$40,00”, deseja motorista para 2024 – 55content

Nesse texto, o motorista e influenciador Rafael disse que para 2024, almeja a implementação de taxas mais justas e regulamentações flexíveis para motoristas de aplicativos. Isso inclui limitar taxas cobradas por aplicativos a no máximo 20%, como na 99, ou adotar taxas fixas de 10%, como na inDrive. Ele espera mais transparência nos negócios e um ganho mínimo de R$2,00 por quilômetro e R$40,00 por hora de trabalho. Rafael também deseja que a voz dos motoristas seja ouvida, acabando com banimentos injustos e aumentando a valorização de nosso trabalho, tornando 2024 um ano de maior equidade para os motoristas de aplicativos.

Por fim, Rafael diz que a expectativa para 2024 é mercado emergente de carros elétricos, mais acessíveis, seja explorado e os motoristas de aplicativos se beneficiem. Atualmente, o combustível consome de 15% a 35% do faturamento bruto dos motoristas, mas com carros elétricos, este custo pode cair para 6-8%. Isso pode significar economias de R$ 2.000 a R$ 3.000 por mês para quem percorre 4.000 a 5.000 km. 

10- Uber anuncia veículos excluídos das categorias Black e Comfort – 55content

Já aqui a matéria aborda mudanças nas categorias Uber Black e Uber Comfort. No Uber Black, veículos como Land Rover Freelander, Mitsubishi Pajero TR4, Ford Edge, entre outros, não serão mais aceitos. Para dirigir nesta categoria, os motoristas devem ter completado mais de 100 viagens em outras categorias, com avaliação média de 4,85 ou mais, e os veículos devem atender a requisitos específicos de cor e equipamentos.

Na categoria Uber Comfort, 30 modelos de veículos, incluindo Chevrolet Joy Plus, Ford Ka Sedan, Fiat Siena, entre outros, foram excluídos por motivos como espaço interno ou de porta-malas insuficientes. Para dirigir nesta categoria, os motoristas devem cumprir critérios semelhantes aos do Uber Black, com avaliações mínimas variando de acordo com a cidade.

A Uber Bag, operando em São Paulo, Santos e Brasília, está em fase de avaliação para expansão a mais cidades.

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Giulia Lang

Giulia Lang é líder de conteúdo do 55content e graduada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero.

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