Dando sequência ao quadro de final de ano do 55, convidamos o motorista e influenciador Rafael Araújo, ou como é mais conhecido, Uber do Chefe.
Com mais de 145 mil seguidores no Instagram e quase 50 milhões de visualizações no YouTube, Rafael traz seu panorama sobre as dificuldades enfrentadas pelos motoritas de aplicativo em 2023 e sua visão do que será o 2024 para o setor.
2023 foi melhor ou pior para quem é motorista de aplicativo em relação a 2022? Por que?
Foi pior, e o fator sempre vai ser pior enquanto não houver aumento de tarifas. A tarifa não aumenta há muito tempo, então, por exemplo, não aumentou a tarifa, mas aumentou a carne, aumentou o carro, aumentaram todos os impostos, e a tarifa não.
Então, enquanto não tiver aumento de tarifa anual, todo ano que vier seguinte vai ser pior, infelizmente. Tudo é baseado na tarifa, então tudo aumenta ao redor: manutenção aumenta, peça aumenta, como eu falei, carro aumenta, e a tarifa não aumenta. O mercado está muito caro, e a tarifa continua a mesma.
Qual foi o principal desafio para os motoristas de aplicativo em 2023?
Principal, na minha opinião, é se manter motivado quando você vê tudo ao redor aumentando e a tarifa não aumenta. Tudo vai girar em torno da tarifa, e dificilmente alguém consegue se motivar quando olha para o seu redor e vê tudo aumentando, e a tarifa não. Sem previsão de aumento, que é o principal, além de não aumentar, não tem previsão para aumentar. Isso é muito difícil.
Qual foi a principal mudança positiva para os motoristas de aplicativo em 2023? E a negativa?
Eu tentei lembrar aqui, mas não consegui achar nenhuma mudança positiva. Porém, houve uma mudança negativa muito grande: a Uber vai tirar os carros do ‘Comfort’ e avisou muito em cima da hora. Deveria, pelo menos, dar uma oportunidade de uns dois anos para a pessoa se programar para esses carros saírem do ‘Comfort’, e não três ou quatro meses, como eles informaram agora, falando que o carro ‘Comfort’, em 2024, não vai estar mais disponível.
Por exemplo, a Spin, que é um carro gigante, o Voyage, o Ford Ka, e também no ‘Black’, tiraram os carros do ‘Black’, também avisando em cima da hora. No caso do 2008, Fluence, pessoas que compraram o carro tinham acabado de comprar o carro para ter uma categoria a mais no ‘Confort’, e a Uber simplesmente falou que ele ia sair em 2024 e não deu um prazo maior.
Talvez dois anos seria o justo para a pessoa se organizar e trocar de carro, avisar com um ano ou dois anos de antecedência, e não foi isso que aconteceu, foi três ou quatro meses. Então, isso é uma coisa muito ruim que aconteceu em 2023. Mas positivo, eu não me recordo aqui de alguma.
Por que valeu a pena ser motorista de aplicativo em 2023?
Vamos lá. Eu acho que, para muitos que não têm uma formação ou graduação, ser motorista de aplicativo, com disciplina e uma organização financeira, permite que você ainda consiga ganhar muito mais do que trabalhando em regime CLT, principalmente para quem não tem formação.
E hoje, inclusive, você vê muita gente formada que, mesmo assim, prefere trabalhar como motorista de aplicativo. Isso não significa que seja fácil. É muito difícil e árduo o trabalho. Mas, se a pessoa tiver disciplina, ela sim consegue tirar um valor ainda melhor do que trabalhando em regime CLT. Essa é a minha opinião.
Quais as expectativas para 2024? E o que todo motorista precisa começar a fazer no próximo ano?
A expectativa para 2024 é a melhoria no valor da tarifa. Mais um ano sem aumento de tarifa, e o motorista não vai aguentar. A gente já trabalhava 10 horas, depois 12, depois 14. Então, cada vez mais, o motorista trabalha mais para conseguir manter o valor padrão que está acostumado a fazer. E se a tarifa não aumenta, somos obrigados a trabalhar mais. Isso já ninguém está aguentando mais. Então, isso é uma coisa que a gente tem esperança de que aconteça: o aumento do valor das tarifas e que seja anual.
E a outra questão que todo motorista precisa começar a fazer no próximo ano, e acho que em todos os anos, é ter uma organização financeira. Separar o dinheiro da manutenção, coisa que muita gente não faz, achando que o carro não quebra. E o carro quebra. E quando quebra, a pessoa não tem dinheiro para fazer a manutenção e se enforca no cartão. Não, a manutenção vai existir e é necessário que a pessoa se organize financeiramente. Com todas as dificuldades, é importante guardar o valor da manutenção.
A pessoa que guarda o valor da manutenção não tem aquele desespero na hora que o carro quebra, porque vai quebrar, todo carro vai quebrar. Mas ela está preparada com esse dinheiro da manutenção que separou. Acho que todo motorista deve fazer isso. Isso aí é fundamental para que você tenha sucesso, ou ao menos paz, na jornada de motorista de aplicativo.
O que você deseja para esta profissão para o próximo ano?
Valor de tarifa justo em todas as plataformas. Seria aí uma coisa que acho que 99% dos motoristas gostariam e a gente torce para que isso aconteça.
O que o motorista precisa fazer para ganhar mais em 2024?
Está aí uma pergunta difícil: até quando a gente vai conseguir trabalhar mais? Porque é o que acontece hoje. Você, para ganhar mais, tem que trabalhar mais. Só que a gente já trabalha muito mais. Então, isso não é uma coisa que eu recomendaria. Talvez a solução seja diminuir os custos. Hoje, eu consigo entender isso. Então, se você puder diminuir custos, é o que vai fazer você ganhar mais.
Hoje, eu tenho um carro elétrico e, pensando nisso, eu diminuí os custos. Já que o aplicativo não está aumentando a tarifa, eu diminuí o meu custo com o carro elétrico. E a pessoa tem que diminuir custos no que for possível para ela. Eu vi que, dessa forma, consigo ganhar mais. Eu consigo que sobre mais dinheiro no meu bolso.