fbpx
55content-branco 2

“A Uber avisou em cima da hora que muitos carros não serão mais aceitos”, diz Rafael ‘Uber do Chefe’

Imagem de um homem sentado no banco do motorista de um carro, gesticulando com as mãos abertas em um gesto expressivo. Ele parece estar falando ou explicando algo. O homem é careca, usa uma camisa branca com insígnias na área do peito que incluem a palavra "Chefe" e o logotipo que parece ser de uma equipe esportiva ou de uma marca. A expressão do homem é uma de exasperação ou enfatização de um ponto. O interior do carro é visível ao fundo, com assentos de couro claro.

PUBLICIDADE

Dando sequência ao quadro de final de ano do 55, convidamos o motorista e influenciador Rafael Araújo, ou como é mais conhecido, Uber do Chefe.

Com mais de 145 mil seguidores no Instagram e quase 50 milhões de visualizações no YouTube, Rafael traz seu panorama sobre as dificuldades enfrentadas pelos motoritas de aplicativo em 2023 e sua visão do que será o 2024 para o setor.

Clique aqui para receber todas as notícias do mercado dos aplicativos de transporte e entregas no seu Whatsapp.

2023 foi melhor ou pior para quem é motorista de aplicativo em relação a 2022? Por que?

Foi pior, e o fator sempre vai ser pior enquanto não houver aumento de tarifas. A tarifa não aumenta há muito tempo, então, por exemplo, não aumentou a tarifa, mas aumentou a carne, aumentou o carro, aumentaram todos os impostos, e a tarifa não.

Então, enquanto não tiver aumento de tarifa anual, todo ano que vier seguinte vai ser pior, infelizmente. Tudo é baseado na tarifa, então tudo aumenta ao redor: manutenção aumenta, peça aumenta, como eu falei, carro aumenta, e a tarifa não aumenta. O mercado está muito caro, e a tarifa continua a mesma.

Qual foi o principal desafio para os motoristas de aplicativo em 2023?

Principal, na minha opinião, é se manter motivado quando você vê tudo ao redor aumentando e a tarifa não aumenta. Tudo vai girar em torno da tarifa, e dificilmente alguém consegue se motivar quando olha para o seu redor e vê tudo aumentando, e a tarifa não. Sem previsão de aumento, que é o principal, além de não aumentar, não tem previsão para aumentar. Isso é muito difícil.

Qual foi a principal mudança positiva para os motoristas de aplicativo em 2023? E a negativa?

Eu tentei lembrar aqui, mas não consegui achar nenhuma mudança positiva. Porém, houve uma mudança negativa muito grande: a Uber vai tirar os carros do ‘Comfort’ e avisou muito em cima da hora. Deveria, pelo menos, dar uma oportunidade de uns dois anos para a pessoa se programar para esses carros saírem do ‘Comfort’, e não três ou quatro meses, como eles informaram agora, falando que o carro ‘Comfort’, em 2024, não vai estar mais disponível.

Por exemplo, a Spin, que é um carro gigante, o Voyage, o Ford Ka, e também no ‘Black’, tiraram os carros do ‘Black’, também avisando em cima da hora. No caso do 2008, Fluence, pessoas que compraram o carro tinham acabado de comprar o carro para ter uma categoria a mais no ‘Confort’, e a Uber simplesmente falou que ele ia sair em 2024 e não deu um prazo maior.

Talvez dois anos seria o justo para a pessoa se organizar e trocar de carro, avisar com um ano ou dois anos de antecedência, e não foi isso que aconteceu, foi três ou quatro meses. Então, isso é uma coisa muito ruim que aconteceu em 2023. Mas positivo, eu não me recordo aqui de alguma.

Por que valeu a pena ser motorista de aplicativo em 2023?

Vamos lá. Eu acho que, para muitos que não têm uma formação ou graduação, ser motorista de aplicativo, com disciplina e uma organização financeira, permite que você ainda consiga ganhar muito mais do que trabalhando em regime CLT, principalmente para quem não tem formação.

E hoje, inclusive, você vê muita gente formada que, mesmo assim, prefere trabalhar como motorista de aplicativo. Isso não significa que seja fácil. É muito difícil e árduo o trabalho. Mas, se a pessoa tiver disciplina, ela sim consegue tirar um valor ainda melhor do que trabalhando em regime CLT. Essa é a minha opinião.

Quais as expectativas para 2024? E o que todo motorista precisa começar a fazer no próximo ano?

A expectativa para 2024 é a melhoria no valor da tarifa. Mais um ano sem aumento de tarifa, e o motorista não vai aguentar. A gente já trabalhava 10 horas, depois 12, depois 14. Então, cada vez mais, o motorista trabalha mais para conseguir manter o valor padrão que está acostumado a fazer. E se a tarifa não aumenta, somos obrigados a trabalhar mais. Isso já ninguém está aguentando mais. Então, isso é uma coisa que a gente tem esperança de que aconteça: o aumento do valor das tarifas e que seja anual.

E a outra questão que todo motorista precisa começar a fazer no próximo ano, e acho que em todos os anos, é ter uma organização financeira. Separar o dinheiro da manutenção, coisa que muita gente não faz, achando que o carro não quebra. E o carro quebra. E quando quebra, a pessoa não tem dinheiro para fazer a manutenção e se enforca no cartão. Não, a manutenção vai existir e é necessário que a pessoa se organize financeiramente. Com todas as dificuldades, é importante guardar o valor da manutenção.

A pessoa que guarda o valor da manutenção não tem aquele desespero na hora que o carro quebra, porque vai quebrar, todo carro vai quebrar. Mas ela está preparada com esse dinheiro da manutenção que separou. Acho que todo motorista deve fazer isso. Isso aí é fundamental para que você tenha sucesso, ou ao menos paz, na jornada de motorista de aplicativo.

O que você deseja para esta profissão para o próximo ano?

Valor de tarifa justo em todas as plataformas. Seria aí uma coisa que acho que 99% dos motoristas gostariam e a gente torce para que isso aconteça.

O que o motorista precisa fazer para ganhar mais em 2024?

Está aí uma pergunta difícil: até quando a gente vai conseguir trabalhar mais? Porque é o que acontece hoje. Você, para ganhar mais, tem que trabalhar mais. Só que a gente já trabalha muito mais. Então, isso não é uma coisa que eu recomendaria. Talvez a solução seja diminuir os custos. Hoje, eu consigo entender isso. Então, se você puder diminuir custos, é o que vai fazer você ganhar mais.

Hoje, eu tenho um carro elétrico e, pensando nisso, eu diminuí os custos. Já que o aplicativo não está aumentando a tarifa, eu diminuí o meu custo com o carro elétrico. E a pessoa tem que diminuir custos no que for possível para ela. Eu vi que, dessa forma, consigo ganhar mais. Eu consigo que sobre mais dinheiro no meu bolso.

Assine a newsletter
gratuita!

INSCREVA-SE

Assine nossa NewsLetter totalmente gratuita!

PUBLICIDADE