ERRATA: Ao contrário do que publicamos inicialmente, a Uber não confirmou ao portal Metrópoles o banimento do motorista. Pedimos desculpas pelo erro e aguardamos a confirmação da empresa se houve punição ao motorista.
A Uber afirmou ao portal Metrópoles que um motorista recusou mais de mil viagens em um só dia.
O motorista de Aracaju (SE) estaria usando um aplicativo de recusas automáticas. A Uber não informou qual aplicativo foi usado pelo motorista.
Segundo a empresa, o uso de sistemas ou ferramentas de automação durante o uso do aplicativo é proibido pela plataforma.
Em nota enviada ao Metrópoles, a Uber afirma que usa todos os recursos possíveis, sejam tecnológicos ou jurídicos, para proteger a integridade da plataforma e manter a experiência dos usuários que buscam viagens em níveis satisfatórios. A empresa também frisou sobre a proibição do uso de ferramentas automáticas.
Nos comentários da notícia, motoristas afirmaram que seria impossível recusar 1,1 mil corridas em um único dia.
Cláudio Sena, motorista de aplicativo que possui um dos principais canais sobre o trabalho em aplicativos de transporte, afirmou que a notícia é uma mentira da Uber. “O motorista teria que ter recusado 91 corridas por hora, quase duas rejeitadas por minuto. Ele teria que ter passado o dia todo rejeitando corridas”.

Caso de Justiça
Em julho, a Uber entrou com uma ação judicial contra o aplicativo StopClub, que oferece recusas automáticas e funcionalidades para motoristas. A ação solicitava a suspensão de duas funcionalidades do aplicativo, a recusa automática e o cálculo de ganhos.
Leia mais: StopClub anuncia suspensão de funcionalidades após justiça atender ao pedido da Uber.
A justiça atendeu ao pedido da Uber e, em agosto, determinou que o aplicativo suspendesse as funcionalidades. Em caso de descumprimento, a empresa seria multada. Em resposta à ação, a StopClub afirmou que as acusações da Uber eram falsas e que iria recorrer da decisão da justiça de São Paulo.