fbpx
terça-feira, novembro 28, 2023

projeto mantido por

Anúncio

HomeEntregadorRoutEasy: Algoritmo pode gerar economia de até 40% para clientes de startup...

RoutEasy: Algoritmo pode gerar economia de até 40% para clientes de startup de logística 

 Através de sua tecnologia inovadora, a RoutEasy promove economias significativas aos seus clientes, além de aumentar a eficiência e a produtividade dos entregadores. 

No mês de maio, a equipe do 55content entrevistou Caio Reina, CEO e fundador da RoutEasy, startup que oferece soluções de roteirização, otimização e orquestração logística, sobre o uso de Inteligência Artificial (IA) em suas operações a fim de oferecer serviços mais eficientes aos clientes. 

Segundo o executivo, embora a empresa ainda não esteja implementando o ChatGPT em suas soluções, a RoutEasy identificou diversas oportunidades em que a IA generativa pode ser aplicada para melhorar a rotina de suas equipes de vendas e marketing. Ele afirma que um dos principais benefícios que a IA generativa traz é a capacidade de fornecer um atendimento mais direcionado. Além disso, a RoutEasy está explorando o uso do ChatGPT em tempo real para analisar informações de trânsito, clima e horários de pico em determinadas regiões, a fim de fazer ajustes nas rotas com base nessas variáveis importantes. Essa tecnologia também pode ser empregada no gerenciamento de estoques, evitando que a demanda supere a capacidade de armazenamento. 

“A área de análises de previsões de demandas também pode se beneficiar das IAs generativas, trazendo mais detalhamento para o cenário como um todo. Por fim é possivel usar a ferramenta para uma gestão de reclamações de logística se beneficiando da tecnologia para entender o que acontece em cada caso, o que pode ser feito em cada situação e formular respostas assertivas”, explica Reina. 

No que diz respeito aos clientes atendidos pela RoutEasy, o CEO conta que a empresa tem uma ampla base de clientes que inclui empresas de renome como Shopee, Royal Canin, Rodonaves, GPA Magalu, Obramax e DHL. Seu foco principal está no setor de e-commerce e varejo, atendendo mais de 300 clientes no Brasil e na América Latina.

Questionado sobre os serviços que a RoutEasy oferece, Reiga revela que os serviços da empresa se dividem em três módulos: gestão, otimização e orquestração. O módulo de gestão permite o monitoramento de todas as etapas das rotas de entrega ou coleta, fornecendo comparações entre o planejado e o executado, além de alertas em tempo real para ações rápidas diante de erros e ocorrências. Isso evita falhas e otimiza o tempo. O módulo de otimização possibilita a roteirização inteligente, resultando em uma redução de custos e parâmetros importantes, como distância total percorrida, consumo de combustível e emissões de gases poluentes. O módulo de orquestração automatiza o fluxo de trabalho, oferecendo maior eficiência e agilidade no planejamento e atribuição de rotas.

“Com tecnologias auxiliando nos processos manuais, as organizações têm mais tempo para cuidar de seus colaboradores e investir em processos que precisam da ação humana”, afirma o CEO. 

Quando se trata da etapa final da entrega, conhecida como “última milha”, Reiga explica que a inteligência artificial desempenha um papel fundamental. “A IA permite que as empresas atendam às exigências e demandas dos consumidores da era 4.0, proporcionando processos otimizados e rápidos, o que viabiliza entregas no mesmo dia e até mesmo na mesma hora”. 

“Aplicativos de entrega e empresas de motoboys, como iFood e Loggi, também podem se beneficiar dos serviços oferecidos pela RoutEasy por meio de sua API, integrando a interface da RoutEasy com suas próprias plataformas”, completa o empresário. 

Ele ainda conta que a tecnologia da RoutEasy impacta de maneira positiva o trabalho do entregador. Com rotas otimizadas e maior controle sobre sua jornada de trabalho, os entregadores podem realizar mais entregas em menos tempo, tornando seu trabalho mais eficiente e produtivo. 

Segundo Reiga, um dos destaques da RoutEasy é o desenvolvimento de um algoritmo inovador, – desenvolvido por ele durante seu projeto de mestrado – que pode resultar em economia de até 40% para seus mais de 300 clientes de diversos setores e tamanhos. Esse algoritmo, conhecido como algoritmo genético, é responsável pela otimização de rotas, tornando a logística de distribuição mais eficiente. Ao implementar essa tecnologia, a empresa percebeu que problemas que antes levavam horas para serem resolvidos agora eram solucionados em minutos. 

Ele explica que o algoritmo genético é baseado em três pilares principais: algoritmo genético propriamente dito, plataforma de monitoramento em nuvem e gestão analítica em tempo real. Essa abordagem integrada permite que a RoutEasy otimize entregas, coletas e serviços de campo. 

“A inteligência artificial entra para otimizar e integrar processos, atribuindo maior produtividade e menor custo de entrega, além da garantia da qualidade do serviço que chega ao consumidor final. Além disso, a IA também é uma aliada na análise de informações, como características das mercadorias, restrições dos clientes e disponibilidade de veículos”.

Giulia Lang
Giulia Lang
Giulia Lang é graduanda em jornalismo pela Cásper Líbero e jornalista do 55content.
Relacionadas

Escreva para nós

Últimas notícias