Na última quarta-feira, o iFood lançou o programa Chega Junto. Com ele, a empresa vai investir R$1 milhão em 25 projetos que impactem a vida de entregadores.
Os projetos podem ser workshops, cursos, palestras, rodas de conversa, encontros, feiras e exposições, entre outros formatos.
Segundo Johnny Borges, diretor de Impacto Social do iFood, as ações dos projetos podem envolver diversas áreas, como segurança no trânsito, panfletagem sobre tratamento adequado aos entregadores, apoio coletivo em situações difíceis, podcasts, canais no YouTube, reforço escolar e outras iniciativas que visem o bem-estar e valorização da categoria.
Tanto pessoas físicas como jurídicas podem participar do edital. As propostas apresentadas devem estar alinhadas com três pilares: educação e oportunidades; respeito, orgulho e autoestima; e bem-estar, saúde e segurança.
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As inscrições para o edital são gratuitas e podem ser feitas no Portal do Entregador entre os dias 1 e 31 de agosto. De acordo com a empresa, a banca julgadora, composta por especialistas de diferentes instituições, selecionará até 25 iniciativas que receberão investimentos financeiros entre R$10 mil e R$100 mil. Todos os projetos deverão ser executados até dezembro deste ano.
O diretor do iFood explicou que o edital surgiu a partir de uma demanda dos próprios entregadores, que buscavam recursos financeiros para realizar suas ações sociais e projetos. “Nos últimos dois anos, nos grupos de escuta, fomos percebendo essa demanda, vinda principalmente de grupos de entregadores unidos que desejavam empreender iniciativas sociais, como ações em creches de suas comunidades, por exemplo.
Ele ressalta que muitos entregadores já são empreendedores no dia a dia, mas nem sempre têm recursos para testar ou implementar suas ideias.
“O objetivo, nesse caso, é dar ao entregador o empoderamento de executar algo, no sentido de empreender. Queremos entregar isso para a sociedade, por meio do grupo de entregadores: potencializar o desenvolvimento de uma carreira mais empreendedora. E o edital é bastante efetivo para a valorização e o respeito da categoria pelo ponto de vista dos entregadores e não do iFood. É o entregador fazendo pelo entregador, o ‘nós por nós mesmos’. O objetivo não é que os entregadores virem propositores de projetos, mas que possam colocar as suas iniciativas para a realização, para a prática. São muitas vezes ações que eles já realizam hoje e que os ajudaremos a profissionalizar, dando a essas pessoas formação, ferramentas de execução e recursos financeiros”, esclarece o diretor.
Os critérios de escolha dos projetos incluem o potencial de impacto, a relevância, a capacidade de realização e a adequação orçamentária. Aqueles selecionados para receber o apoio financeiro também passarão por uma formação básica em gestão de projetos, comunicação e gestão de orçamentos, em parceria com a Semente Negócios.