Empreendedora desiste de trabalhar com o iFood e atua com entregas independentes.
Maria Clara Roque de Albuquerque, de Jaboatão dos Guararapes, município de Pernambuco, começou a escrever sua história na confeitaria desde muito nova. Observando sua mãe na cozinha, foi se interessando e hoje já tem seu próprio negócio, com clientes fiéis a seu trabalho. Idealizadora e administradora do projeto, Clara desistiu da faculdade de medicina veterinária e criou a “Clara Sweets”, com entrega diária de cookies, encomendas de bolos amanteigados, brigadeiros e muitos outros.
Clara explica que faz suas vendas de pronta entrega apenas pelo WhatsApp, divulgando no Instagram e os clientes chegam por mensagem. Além disso, a empreendedora desistiu do iFood e controla suas próprias entregas.
Conte o início da história do delivery.
Desde muito nova, eu era apaixonada pela confeitaria, fazia bolos com minha mãe até ter idade suficiente para começar a me aventurar sozinha. Com 12 anos, comecei a fazer cupcakes e brownies e, ao longo dos anos, fui aprendendo mais coisas e comecei a vender doces no colégio. Em 2020, no ano da pandemia, eu tinha acabado de ingressar na faculdade de medicina veterinária da UFRPE com 19 anos e, devido ao cenário, as aulas foram suspensas. Com isso, fui aconselhada pelo meu pai a voltar a vender os doces para me ocupar e ter um dinheiro para mim. Voltei aos poucos e me reencontrei, acabei largando a faculdade e foi aí que de fato comecei a tratar a Clara’s Sweets como uma empresa, criei meu CNPJ e entrei com processo de registro da minha marca.
Financeiramente, foi difícil iniciar o projeto?
Sim, porque eu não tinha renda alguma. Mas meu pai sempre foi meu maior apoiador em vários quesitos e me deu R$700 para investir nos materiais, começar a divulgar, produzir e testar receitas.
Em quanto tempo o delivery se pagou?
Em 2 meses, eu já tinha recuperado o meu capital inicial.
Quantos clientes atendiam por dia? E atualmente?
Em 2020, eu tinha uma média de 2 a 6 encomendas. Atualmente, tenho uma média de 50 a 80 encomendas por mês, sem contar nossos cookies de pronta entrega, que por semana são vendidos até 40 cookies.
Quantas entregas por dia fazem pelo iFood?
Atualmente não utilizo o iFood, porque estou sem acesso à plataforma e não consigo resolver. O iFood é uma empresa que não oferece suporte por fora do portal do parceiro e estou de mãos atadas.
Como é o contato com o iFood?
Péssimo! Atualmente eu não uso o iFood porque não consigo acessar devido a um problema de senha e também não consigo redefinir. Não existe suporte e não consigo resolver.
O que acha das taxas do app?
Acho bem altas, principalmente para o plano com entrega própria do iFood. Até o repasse de maneira mais rápida também são cobradas maiores taxas. É taxa em cima de taxa; se não houver uma precificação correta do produto, a empresa pode perder uma margem considerável de lucro.