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Os dados do IBGE revelam um cenário significativo: aproximadamente 1,5 milhão de brasileiros estão envolvidos em atividades por meio de aplicativos e plataformas digitais. Mais de 97% destes motoristas apontam que são os aplicativos que determinam o valor recebido por cada tarefa realizada.
Essa insatisfação em relação às tarifas elevadas praticadas pelos grandes aplicativos de transporte motivou muitos motoristas a abandonarem a profissão e a buscarem sua autonomia, enxergando uma oportunidade valiosa de negócio nas lacunas no modelo das multinacionais. Assim, uma série de aplicativos surgiram em todo o país, oferecendo uma remuneração mais justa para os motoristas e contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana em várias cidades.
Três histórias de sucesso exemplificam essa transformação:
Bora Floripa: Marcio, de São José, Florianópolis, é o fundador do Bora Floripa, um aplicativo regional de mobilidade urbana na grande Florianópolis. Em 2020, ele tinha um projeto para ajudar famílias carentes com cestas básicas, medicamentos e gás. A ideia de criar um aplicativo para ampliar essa ajuda surgiu em agosto de 2021, apesar de não ter experiência em tecnologia.
Segundo Marcio, o objetivo principal do Bora Floripa é valorizar o motorista, direcionando a maior parte das corridas para eles. E o sonho é ainda maior: consolidar o aplicativo na região, e destinar verba para a realização de exames, tratamentos e cirurgias de visão para pessoas carentes.

Bora 94: Fábio Lucas, ao finalizar seu estágio em um escritório de advocacia, encontrou nos aplicativos de transporte uma nova perspectiva. No dia a dia, ele percebeu a demanda por uma nova abordagem na mobilidade urbana de Marabá, no Pará. Assim, lançou a Bora 94, plataforma que teve início em novembro de 2020 com 150 motoristas. O grande diferencial? O preço acessível das corridas.
Com um investimento inicial inferior a R$ 10 mil – obtido por meio de um empréstimo de R$ 7 mil e a venda de seu iPhone – Fábio viu a Bora 94 crescer. Atualmente, a plataforma conta com mais de mil motoristas – um aumento de 566% em relação à frota inicial – cadastrados e planeja expandir suas operações para outras cidades da região.
Chofer 46: Em Francisco Beltrão, no Paraná, um grupo de 10 motoristas, insatisfeitos com as condições das plataformas de mobilidade urbana e as tarifas impostas pelos grandes aplicativos, decidiu criar a Chofer 46 em 2019.
Em apenas um mês, a operação dobrou de tamanho. Angelo Toniazzo, CEO e ex-motorista, percebeu a oportunidade de expandir o negócio para cidades vizinhas com mais de 50 mil habitantes, adotando um modelo de franquias e realizando melhorias na plataforma. Hoje, a Chofer 46 registra mais de 500 mil corridas mensais e está presente em mais de 40 cidades de Santa Catarina e Paraná.
Todos os três apps contam com uma coisa em comum: a tecnologia da Machine, um produto da Gaudium, empresa brasileira especializada em tecnologia para desenvolvimento de apps de transporte de passageiros e delivery, que movimentou mais de R$1 bi em 2022.A Machine oferece a melhor tecnologia para gerir e crescer sua empresa de mobilidade, logística ou estabelecimento comercial.