Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do 55content
Qual a diferença que senti ao mudar da categoria X direto para a Black, em termos de faturamento, tipo de passageiro, conforto e comodidade?
Quero compartilhar toda essa experiência com vocês e contar se realmente valeu a pena ter comprado o BYD King para trabalhar na categoria Black dos aplicativos.
No dia 8 de janeiro, tomei uma decisão radical: saí do carro alugado e mudei para um veículo da categoria Black. Essa mudança impactou bastante meus ganhos — e principalmente minhas despesas. A partir daí, comecei a refletir: será que valeu a pena assumir um custo de operação mais alto para atuar no Black? Na minha visão, sim. Valeu a pena. Mas não quero influenciar ninguém a seguir esse caminho — apenas compartilhar minha experiência.
Primeiro ponto: sou motorista de aplicativo há quase 9 anos. Em junho ou julho completo esse tempo, e, durante essa trajetória, atuei pouquíssimas vezes como motorista Comfort — imagina como Black. Em algumas ocasiões, aluguei carros da categoria Black e rodei por uma semana ou um final de semana, mas nunca tive uma experiência completa como agora.
Depois de tanto tempo no volante e de tantas corridas realizadas, percebi que estava no limite. Ou eu fazia um upgrade e buscava mais qualidade no meu trabalho, ou não aguentaria mais. E aqui nem estou falando do aspecto financeiro — o principal motivador foi mesmo a qualidade dos passageiros e o conforto no trabalho.
O passageiro do X é muito diferente do passageiro do Black. No Black, é raro pegar corridas com 4 passageiros — geralmente são 1 ou 2. Desde que entrei na categoria, ninguém pediu para levar 5 pessoas, o que era comum no X. Além disso, a região onde trabalho também melhorou: estou quase sempre em áreas nobres, o que reduz muito o risco de assaltos, especialmente à noite. Pego pessoas de maior poder aquisitivo, entrando e saindo de condomínios e prédios de luxo, o que reduz muito a exposição a situações perigosas.
Outro ponto: educação dos passageiros. Sei que pode soar arrogante, mas é fato que, no geral, passageiros com maior poder aquisitivo costumam ser mais educados. Todas as vezes em que tive problemas como: falta de educação, prometer pagar depois, comer dentro do carro, querer colocar 5 pessoas, avaliações injustas por recusas razoáveis — isso tudo aconteceu na categoria X. No Comfort já melhora bastante, mas no Black, a diferença é gritante.
Além disso, meu joelho estava sofrendo com o carro manual. Hoje, trabalho com um carro automático, 100% no ar-condicionado. A tarifa do Black, apesar de não ser maravilhosa, permite rodar com conforto sem ficar se perguntando se a corrida está valendo a pena com o ar-condicionado ligado. Antes eu já usava o ar-condicionado, mas ficava com receio do impacto no lucro. Hoje, não me preocupo mais com isso.
Queria mais conforto, menos estresse com passageiros. Depois de tantos anos, já estava no limite emocional. Comecei a discutir com passageiro, o que não é saudável. Ou eu mudava ou parava. E por isso decidi ir para o Black — e não me arrependo.
Meu joelho não dói mais como antes. Tenho problema de cartilagem gasta, e o movimento constante de passar marcha piorava a situação. Agora, o carro tem até auto hold: ele para, permanece engrenado e eu posso tirar o pé do freio. É muito mais confortável. O banco, os passageiros, tudo colabora. Mesmo que o faturamento fosse igual ao do X, só pelo conforto, já valeria a pena. Mas, para minha surpresa, não foi só isso.
Vamos falar de dinheiro.
Não estou aqui para dizer quanto custa um carro Black — isso varia muito. Mas essa é a conta que muda o jogo. Muitos motoristas se endividam com carros alugados e acabam ganhando menos no Black do que ganhavam no X. Tudo depende. Trabalhamos por dinheiro. E se você começa a perder muito dinheiro só para ter conforto ou um carro bacana, precisa reavaliar. Agora, se a perda for pequena e você ganhar qualidade de vida e mais horas de trabalho, pode fazer sentido.
Muita gente perde a mão. Compra um carro muito caro, faz um financiamento ruim, e se enrola. Eu peguei um carro caro, sim, mas com uma prestação que me permite ganhar praticamente o mesmo que no X. Além disso, rodo menos, e o carro é super econômico. Quando coloco tudo na ponta do lápis, o lucro líquido é muito parecido com o que eu tinha no UberX.
Mas aí entra o diferencial: comecei a fazer corridas particulares. E isso está crescendo. Cada vez mais particulares. E é aí que estou ganhando mais. Conheço motoristas que estão no Black há anos e não conseguiram isso. Eu consegui formar uma cartela de clientes rápido e de forma eficiente. Tenho muitos contatos — e nem todo mundo pode comprar um carro pensando que vai fazer particular, porque não é fácil. Conheço motoristas frustrados por isso.
No meu caso, além da competência em captar clientes para transporte executivo, também sou bem relacionado no mundo dos aplicativos. Isso tem me ajudado muito. Não digo que é mérito meu, mas sim algo que me favoreceu e tem agregado valor.
Financeiramente, com os aplicativos, estou basicamente no mesmo nível de antes. Mas agora com mais conforto, mais segurança, menos quilometragem rodada e melhores passageiros. Fora a possibilidade real de aumentar o faturamento com os particulares.
Se você está pensando em virar motorista Black, esse texto não é para te influenciar, mas sim para abrir sua mente. A depender do custo do carro, pode valer a pena. Mas nunca faça isso sem ter uma boa entrada ou pegando um financiamento descontrolado. Se o custo do carro for próximo ao de um carro X, aí começa a fazer sentido. Você vai ganhar mais por quilômetro, rodar menos, e o custo do carro vai acompanhar o custo do trabalho.
Vale a pena entrar no transporte executivo ou na categoria Black, pensando no conforto e no luxo que isso oferece.
E claro, quero saber sua opinião! Você já é motorista Black ou está pensando em migrar? Qual a sua dúvida? Deixe nos comentários e vamos ver se outros motoristas também podem ajudar você nessa decisão.
Respostas de 12
Boa noite ian
Excelente conteúdo, deixando claro todos os pontos que são importantes para quem vai fazer um trabalho profissional.
O carro é importante,a captação de clientes também,o conforto para ambos ” motorista e passageiro ” é imprescindível.
Olá, Ian! Achei muito importante sua visão em relação ao uso dos aplicativos e transporte particular no carro black. Minha categoria é o X, e faço extras na Uber há 2 anos na zona oeste do RJ. Confesso, que em nenhum momento pretendo fazer da Uber uma renda principal e muito menos, adquirir um carro no nível como o seu para colocar nas ruas, dessa maneira. Sabemos, que os custos e a depreciação do carro é muito grande e na minha visão não compensa esse upgrade com o preços baixíssimos oferecidos nas corridas. Ainda temos que ter fé, para que não aconteça nenhum sinistro no carro (apesar de pagar seguro), porque os aplicativos não se responsabilizam por nada! Como pode lucrar praticamente igual ao X, e arcar com despesas ainda maiores ? Um forte abraço!
Muito boa explicação
Legal sua experiência! Eu comprei um Kicks pensando no Black e faz muita diferença mesmo. Mas aqui em Brasília, apesar de ter muita gente com poder aquisitivo bom, dependendo dos períodos, o pessoal não pede Black todos os dias, não sei se é o algoritmo, mas muitas vezes a Uber me obriga a ligar o X. Por isso, na semana passada, decidi sair do app. A Uber paga pouco e agora fica fazendo essas manobras pra sermos obrigados a aceitar x ou pagando muito pouco no comfort (já recebi corridas de 0,99 centavos o km sendo que era comfort). Fiquei 8 anos na Uber e hoje o faturamento só vale a pena se a pessoa for bem estratégica, pois se tornou um custo alto para o passageiro e para o motorista, mas para o app só se tornou mais lucro. Infelizmente quem permanece é guerreiro. Não tenho mais saúde para virar noites e receber tão pouco. O custo do combustível está muito alto, para carros que fazem 20km/l ou são elétricos, deve estar valendo mais à pena, mas não sei no quesito manutenção, pois também aumentou consideravelmente com os anos. Só desejo sucesso amigo! Uber Black é bom demais! Pena que a Uber não ajuda os motoristas que trazem tanto lucro para a mesma.
Até que fim alguém falando a verdade ?????o que mais vejo na rua é motorista de Uber Black mentiroso ? também sou motorista de aplicativo a 9 anos e senti a mesma coisa que vc irmão, mas tem uns colegas ai que só jesus na causa ? obrigado por compartilhar a experiência.
As vantagens de conforto, público e segurança são óbvias, mas o faturamento é pífio. IPVA, seguro de app, manutenção, alimentação, saúde, depreciação, investimento no veículo , multas, torcendo para não ter sinistros! Black fazendo corridas de 8,00.
Se tá desempregado, complemento de renda, estudante ou na CLT ganha até uns 4 mil, vale a pena! Os app adoram escravizar, lucros bilionários!
Olá Ian,
Sou motorista comfort a partir de 2025. Iniciei em 2024, mas o meu voyage era X.
Rodo na cidade do Rio de Janeiro e somente em algumas partes da cidade por causa da violência.
Percebo que, os passageiros oscilam entre X e Comfort. As corridas comfort acontecem em horário que o X está com alta demanda e com tempo de espera alto.
Agora o que me deixa profundamente aborrecido é o passageiro (apenas no X) que embarca na praia ou próximo que esta sujo de areia ou roupa molhada.
A Uber precisa desenvolver um mecanismo para que o motorista faça report sobre o passageiro, assim como acontece ao contrário.
Mas enfim, estou satisfeito e em breve vou migrar para um carro híbrido que entre no Black.
tenho um Fiat cronos e faço ,x e tbm outra categoria.mais os preços está um absurdo é muita covardia da uber.sem fala na violência está muito complicado..
Parabéns pela trajetória, realmente vc tem uma boa diretriz de trabalho e inclusão dentro do segmento dos aplicativos.
Estou migrando para o Black, estou agora na escolha de um veículo tanto para o Black como para atender o setor executivo.
Estou entre o BYD KING GS, ARRIZO 6 pró máxi driver ambos 0km.
Gosto muito do Corolla, porém os valores estão fora da realidade.
Um forte abraço e sucesso na sua nova categoria.
O que difere e faz toda a diferença financeira sempre serão os serviços que vc executa fora da plataforma. Use a plataforma e conquiste o cliente de maneira que ele se sinta feliz e seguro em andar com vc.
Trabalhei 4 anos no Black, hoje tenho um Virtus
E só trabalho no Confort, não ligo o X. Consigo ter bons resultados por fora do app. O Virtus tem um bom espaço interno, mala absurda e é automático oq me gera conforto no dia a dia. @seucondutoroficial
Boa noite ao meu ver não vale a pena black já foi o tempo o q da dinheiro e x não tem jeito. Conheço vários amigos q começaram no Black e não deram conta e hj só rodam no x a dinâmica do x e mais caro q Black . E duro dizer isso mais e verddd
E as regiões que não tem Black? Só x e confort? Mesmo assim eu apoio que motoristas comprem um BYD King nem que seja pra fazer X. Olha aí BYD to fazendo merchant de sua marca, quero minha comissão viu kkkkk