O portal de notícias de Mobilidade e Delivery do Brasil

Pesquisar

Motoristas com nota 4,5 estão sendo bloqueados sem aviso: isso é justo?

Plataformas cortam acesso de quem tem avaliações baixas, mas falham em orientar e dar chance de melhora aos motoristas.

ponto de exclamacao .png
Opinião
Textos assinados que refletem o ponto de vista do autor, não necessariamente da equipe do 55content.
Motorista de aplicativo dentro do carro, usando cinto de segurança, olhando diretamente para a câmera com expressão séria. Ele usa boné preto e camiseta escura. Ao fundo, é possível ver parte do banco traseiro e uma calçada com edifício do lado de fora da janela.
Foto: Fernando Floripa para 55content

Tem aplicativo bloqueando motorista por causa de nota baixa. Nessa última semana, motoristas de todo o Brasil, de Norte a Sul, amanheceram com as contas bloqueadas. De acordo com as plataformas, o motivo é que tem muitas reclamações de atendimento ou relacionadas ao carro. E motoristas que estavam com a nota igual ou inferior a 4,5 acabaram sendo bloqueados sem aviso prévio e sem nenhuma orientação, o que é inaceitável.

Por um lado, é importante oferecer um bom atendimento, tratar bem os passageiros, afinal, o motorista depende deles. Por mais que alguém não goste ou não concorde, é o passageiro quem sustenta o sistema. É o passageiro quem coloca dinheiro na plataforma, é ele quem pede corrida. Não é o aplicativo, é o passageiro. Então, quando se trata bem as pessoas, elas gostam do serviço e pedem mais. E isso é positivo para os motoristas: quanto mais gente pedindo corrida, mais dinheiro entra no bolso. Concorda? Comenta aí, quero saber sua opinião.

O atendimento precisa sim melhorar. Mas, por outro lado, o sistema de avaliação já começa com problemas. O passageiro não é obrigado a avaliar o motorista. Ele pode pedir corrida sem nunca deixar nota pro motorista. Em geral, quem sai feliz da corrida, satisfeito, achando que deu tudo certo, não avalia. A grande maioria simplesmente não avalia, porque não é obrigatório e a tela de avaliação some rápido.

Agora, quem não gostou de alguma coisinha, seja do carro ou do atendimento, você acha que essa pessoa não vai avaliar? É claro que vai. Só por isso, o jogo já é desequilibrado. Porque, se quem gostou não se sente obrigado a avaliar, mas quem não gostou faz questão de avaliar mal, a tendência é a nota cair mais do que subir. Isso gera uma distorção e o aplicativo vai lá e bloqueia o motorista por causa da nota baixa, sendo que o próprio sistema contribui para derrubar essa nota. Isso está errado.

Falta orientação e treinamento. Quando você começa a trabalhar com o aplicativo, no seu primeiro dia não tem um curso, uma capacitação, não tem nenhuma instrução. Ninguém te fala: “Olha, trate bem o passageiro, faça isso, faça aquilo, assista essas videoaulas para se preparar”. E o aplicativo ainda exige uma nota mínima para você continuar trabalhando. Mas isso precisava estar claro desde o primeiro dia. Eles deviam oferecer orientação, direcionamento, para o motorista saber como agir e evitar esse tipo de situação.

Muitos motoristas foram bloqueados sem nem saber o motivo. Tipo: “Poxa, fui bloqueado. Mas minha nota tava ruim.”. Mas, 4,5 é nota ruim? De cinco estrelas, a maioria das minhas corridas foram quatro e pouco. Isso é nota ruim? O que você acha? Tem passageiro que até hoje acha que dar quatro estrelas pro motorista é ótimo, e que cinco estrelas é só pra quem é “top das galáxias”. O passageiro também recebe alguma orientação sobre a importância da nota? Ele sabe que, se der uma nota baixa, o motorista pode ser prejudicado?

Quando a gente começa a pensar em tudo isso, vê que tem muita falha nesse sistema. Então volto a dizer: eu entendo a importância da nota, do bom atendimento, para o funcionamento da plataforma e até para o nosso ganho. Mas sair bloqueando todo mundo sem aviso, sem conversa é inaceitável. Acho que o aplicativo tem que avisar antes: “Olha, sua nota está baixa. Se não melhorar, você pode ser bloqueado. O ideal é chegar a 4,7. Você tem um tempo pra isso.” Dá a chance para ele melhorar.

Mas simplesmente bloqueiam aquele motorista e fica por isso mesmo. Eu não concordo com esse tipo de coisa. E aí te pergunto: o que você acha? Você acha que os aplicativos podem exigir nota mínima? Esse sistema de avaliação funciona? E o motorista deveria receber algum treinamento?

Deixa aqui nos comentários, quero saber a sua opinião. Porque a discussão começa aqui, mas continua aí embaixo nos comentários. Já fica o alerta também: cuide da sua nota, preste atenção no seu atendimento e capricha! Isso é bom pra você e ainda evita que seja bloqueado, porque agora estão voltando a cobrar nota dos motoristas.

Foto de Fernando Floripa
Fernando Floripa

Fernando Dutra, conhecido como Fernando Floripa, é motorista de aplicativo em Florianópolis e referência nacional para motoristas. Desde 2016, ele compartilha dicas e conteúdos nas redes sociais, alcançando quase 1 milhão de seguidores no YouTube, Facebook, Instagram e TikTok. Casado e pai de três filhos, com formação em Ciências da Computação e Administração, ele trabalha ativamente como motorista e incentiva a união da categoria, consolidando-se como um influenciador na área de mobilidade.

55 branco Logo.png

Receba a principal newsletter da mobilidade e delivery do Brasil

Ao se inscrever você concorda com a nossa Politica de Privacidade e Termos de Uso

Pesquisar