Tem aplicativo bloqueando motorista por causa de nota baixa. Nessa última semana, motoristas de todo o Brasil, de Norte a Sul, amanheceram com as contas bloqueadas. De acordo com as plataformas, o motivo é que tem muitas reclamações de atendimento ou relacionadas ao carro. E motoristas que estavam com a nota igual ou inferior a 4,5 acabaram sendo bloqueados sem aviso prévio e sem nenhuma orientação, o que é inaceitável.
Por um lado, é importante oferecer um bom atendimento, tratar bem os passageiros, afinal, o motorista depende deles. Por mais que alguém não goste ou não concorde, é o passageiro quem sustenta o sistema. É o passageiro quem coloca dinheiro na plataforma, é ele quem pede corrida. Não é o aplicativo, é o passageiro. Então, quando se trata bem as pessoas, elas gostam do serviço e pedem mais. E isso é positivo para os motoristas: quanto mais gente pedindo corrida, mais dinheiro entra no bolso. Concorda? Comenta aí, quero saber sua opinião.
O atendimento precisa sim melhorar. Mas, por outro lado, o sistema de avaliação já começa com problemas. O passageiro não é obrigado a avaliar o motorista. Ele pode pedir corrida sem nunca deixar nota pro motorista. Em geral, quem sai feliz da corrida, satisfeito, achando que deu tudo certo, não avalia. A grande maioria simplesmente não avalia, porque não é obrigatório e a tela de avaliação some rápido.
Agora, quem não gostou de alguma coisinha, seja do carro ou do atendimento, você acha que essa pessoa não vai avaliar? É claro que vai. Só por isso, o jogo já é desequilibrado. Porque, se quem gostou não se sente obrigado a avaliar, mas quem não gostou faz questão de avaliar mal, a tendência é a nota cair mais do que subir. Isso gera uma distorção e o aplicativo vai lá e bloqueia o motorista por causa da nota baixa, sendo que o próprio sistema contribui para derrubar essa nota. Isso está errado.
Falta orientação e treinamento. Quando você começa a trabalhar com o aplicativo, no seu primeiro dia não tem um curso, uma capacitação, não tem nenhuma instrução. Ninguém te fala: “Olha, trate bem o passageiro, faça isso, faça aquilo, assista essas videoaulas para se preparar”. E o aplicativo ainda exige uma nota mínima para você continuar trabalhando. Mas isso precisava estar claro desde o primeiro dia. Eles deviam oferecer orientação, direcionamento, para o motorista saber como agir e evitar esse tipo de situação.
Muitos motoristas foram bloqueados sem nem saber o motivo. Tipo: “Poxa, fui bloqueado. Mas minha nota tava ruim.”. Mas, 4,5 é nota ruim? De cinco estrelas, a maioria das minhas corridas foram quatro e pouco. Isso é nota ruim? O que você acha? Tem passageiro que até hoje acha que dar quatro estrelas pro motorista é ótimo, e que cinco estrelas é só pra quem é “top das galáxias”. O passageiro também recebe alguma orientação sobre a importância da nota? Ele sabe que, se der uma nota baixa, o motorista pode ser prejudicado?
Quando a gente começa a pensar em tudo isso, vê que tem muita falha nesse sistema. Então volto a dizer: eu entendo a importância da nota, do bom atendimento, para o funcionamento da plataforma e até para o nosso ganho. Mas sair bloqueando todo mundo sem aviso, sem conversa é inaceitável. Acho que o aplicativo tem que avisar antes: “Olha, sua nota está baixa. Se não melhorar, você pode ser bloqueado. O ideal é chegar a 4,7. Você tem um tempo pra isso.” Dá a chance para ele melhorar.
Mas simplesmente bloqueiam aquele motorista e fica por isso mesmo. Eu não concordo com esse tipo de coisa. E aí te pergunto: o que você acha? Você acha que os aplicativos podem exigir nota mínima? Esse sistema de avaliação funciona? E o motorista deveria receber algum treinamento?
Deixa aqui nos comentários, quero saber a sua opinião. Porque a discussão começa aqui, mas continua aí embaixo nos comentários. Já fica o alerta também: cuide da sua nota, preste atenção no seu atendimento e capricha! Isso é bom pra você e ainda evita que seja bloqueado, porque agora estão voltando a cobrar nota dos motoristas.
Uma resposta
Os aplicativos teriam que Orientar os passageiros a dar as notas, pois , em muitas X sai injusta as notas de passageiros que não sabem nem ler e escrever…nem sabe o que está fazendo.
Os apps deveriam conversar com os motoristas primeiro, pois tem muitos que dependem deste trabalho e outros somos julgados por alguma atitude que agente proíbe o passageiro de fazer algo dentro do carro.
Tem que ouvir motorista principalmente quando ele tem mais de 5 ou 10 mil corridas
61985147198 Marcos Guimarães