Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do 55content
Taxa para passageiros sobe, mas empresa diz que motoristas não vão ganhar menos. O que você acha?
Então vem comigo para saber da novidade, porque os passageiros vão começar a pagar ainda mais caro por uma corrida desde segunda-feira, dia 14 de abril.
Olha, sempre que o motorista fala em reajuste, as empresas logo correm pra dizer que não dá, que não tem como, que os passageiros não vão pagar mais caro. E se o preço subir, vai cair o número de corridas, não vai ter trabalho pra todo mundo… Enfim, que não dá pra reajustar. Esse é o discurso que a gente sempre escuta da Uber, da 99, das grandes empresas.
Mas quando a coisa aperta pro lado da empresa, ela simplesmente cobra mais caro do passageiro e ó… não tá nem aí.
E foi justamente o que aconteceu nessa última semana. A gente foi surpreendido com um anúncio da 99: a taxa da empresa vai subir de 19% para 24,99%, inicialmente nas cidades de São Paulo e Vitória.
E junto com a novidade, a empresa já avisou os motoristas pra ficarem tranquilos, porque essa taxa é só para o passageiro. Segundo eles, não vai afetar os ganhos do motorista.
Será?
O que você acha dessa história de taxa só para o passageiro? Já comenta aqui, quero saber a sua opinião. Vamos trocar uma ideia sobre isso.
Na minha opinião, apesar da 99 dizer que essa mudança não afeta o motorista, eu digo a você: eu não acredito. Porque se o passageiro se recusar a pagar mais caro e a empresa tiver que dar algum desconto, de onde você acha que vai sair esse desconto, hein?
Pensa comigo: uma viagem em que o passageiro paga R$10, R$2,50 vai pra 99, e R$7,50 vai pro motorista. Só que o passageiro tá achando caro, tá simulando a corrida, mas não tá fechando. Aí o que a 99 faz? Baixa o valor da corrida de R$10 pra R$8. Desses R$8, R$2 vai pra 99 — que é 25% — e R$6 pro motorista.
Você acha que vai ser diferente disso? Quando a empresa precisar baixar o valor da corrida, será que ela vai tirar da taxa dela? Ou será que ela vai tirar do valor total e o motorista que se vire? Porque ela vai sempre querer garantir os 24,99% dela. O que você acha?
Para fechar, a 99 ainda diz que esse reajuste visa manter a operação da empresa sustentável. Eu acho legal, acho ótimo a empresa querer ser sustentável. Mas e o motorista? Como ele se sustenta num cenário em que a gasolina está mais cara que a tarifa mínima e os carros populares estão custando quase R$100 mil?
Mais uma vez: não sou contra as empresas ganharem o delas. Mas que seja uma parceria de ganha-ganha. Se pra empresa tá difícil, imagina pro motorista. Se a empresa quer aumentar o lado dela, acho que ela também tem que aumentar o do motorista.
Concorda comigo ou não concorda? Sou maluco ou tenho razão?
Deixa nos comentários. Quero saber a sua opinião, porque a discussão começou aqui no texto, mas ela não acaba aqui — ela continua nos comentários. Bora debater?
Respostas de 8
Tem razão colega amigo eu fiz alguns print de corrida que os valores só dão prejuízo pra nós sem falar que essas corridas baratas são quase sempre em áreas de risco a noite aí na maioria das vezes eu não posso aceitar aí o aplicativos não gosto né
Incrível como o motorista de aplicativo é vítima todo tempo dessas empresas malditas.
Não existe lei que determina o percentual a ser cobrado.
Está cada dia pior para nós motoristas, com essas taxas absurdas que eles cobram, foram o que cobram do passageiro, trabalhar hoje pelos aplicativos está se tornando um tormento, por isso que o sistema está uma porcaria e o serviço cada dia pior
BoM día, todos os motoristas Temos que Fazer preçaon, ficar un mes enteiro parados tuda segunda feira, començar traabalhar terça ate domingo, asim Uber e 99 começa sentir pérdida muito obrigado
O que já me deixou furioso foi ver nos detalhes da viagem a informação do valor da mesma, um desconto para o passageiro, e o que restou depois do desconto a taxa da 99 e o restante o valor do motorista. A plataforma da o desconto e o motorista que sequer é informado se concorda ou não.
Não me importa o que a 99 cobra pra ela, porque eu só faço viagem se o preço fir bom pra mim, assim como a 99 tem seu valores, eu também tenho os meus.
Eu tenho que fazer um maior valor, com o mínimo de km rodado, afinal carro parado não ganha, mas também não gasta.
As vezes eu leio motorista printar 500 reais por dia, mais não tem ideia do que rodou, nem o tempo que levou e gastou, pra fazer aquele valor, aí eu entro com 300 e ganhei mais do que ele.
Meu km rodado ele tem que me pagar, desgate do veículo, consumo, manutenção, IPVA, minha férias, e meu décimo terceiro, e sobrar meu salário.
A mesma coisa e passageiro essencial, passageiro não sei o que, o que eu preciso de passageiro que pague pelo meu trabalho, o resto é enganação,
Já começa que você só consegue informações do passageiro, quando você já está no local, aí o que tiver que acontecer, já aconteceu.
Por isso não faço corrida onde eu não ganhe pelo menos R 1,00 por km.
Cadê a regulamentação???
A cada dia mais o motorista se vira nos 30.
Combustível, pneus, manutenção, as “vontades” dos passageiros etc e tal