Em uma postagem descontraída no LinkedIn, David Risher, CEO da Lyft, chamou a atenção dos moradores de Atlanta, nos Estados Unidos, para um novo tipo de carona que está chegando: os veículos sem motorista. “Ei, amigos da cidade de Atlanta, preparem-se – os passeios autônomos da Lyft estão chegando em breve!”, escreveu. Ele também apresentou o primeiro carro em circulação, um Toyota Sienna apelidado de “Morel”, que já começou a rodar pelas ruas da cidade para testes operacionais. “Dê um tchauzinho quando o virem”, brincou o executivo.
O início dos testes faz parte de uma parceria de longo prazo com a startup May Mobility, especializada em tecnologia de direção autônoma. A empresa, que já opera serviços de microtransporte autônomo em cidades como Ann Arbor, Arlington e Miami, fará sua estreia no setor de transporte por aplicativo por meio da Lyft.
O serviço está previsto para ser lançado oficialmente em Atlanta ainda neste ano, com planos de expansão para outras cidades. Os primeiros veículos contarão com operadores de segurança a bordo, a fim de uma transição gradual para operações totalmente sem motorista. Os veículos utilizados serão modelos Toyota Sienna adaptados com a tecnologia Autono-MaaS (Mobility-as-a-Service).
Além da May Mobility, a Lyft anunciou acordos com a Mobileye — para integração de veículos com tecnologia de direção autônoma — e com a Nexar, visando o uso de big data e câmeras inteligentes para melhorar o desenvolvimento e a segurança dos AVs. Segundo David Risher à TechCrunch, o objetivo da empresa é “conectar veículos autônomos, motoristas, passageiros e parceiros para criar novas oportunidades para todos”. A expectativa é que milhões de pessoas possam se beneficiar — seja como usuários, motoristas ou proprietários de frotas autônomas.