fbpx
quarta-feira, novembro 29, 2023

projeto mantido por

Anúncio

HomeMotoristaViagens pela Uber poderão ser gravadas em mais cidades pelo Brasil

Viagens pela Uber poderão ser gravadas em mais cidades pelo Brasil

Empresa anunciou expansão da funcionalidade no Brasil. Motoristas já usam aplicativos para gravar corridas e evitar punições injustas.

Na última quarta-feira (10), a Uber divulgou sua intenção de expandir o programa de gravação de vídeos que está sendo realizado no Brasil desde o final do ano passado.

Alguns motoristas que utilizam o sistema operacional Android e atuam nas cidades de Campinas (SP) e Petrópolis (RJ) foram recentemente convidados a participar dessa nova fase do programa. Agora, o aplicativo da Uber permite que eles façam a gravação diretamente pelo celular.

Com isso, o programa experimental já está presente em quatro cidades no Brasil: os motoristas de Santos (SP) e João Pessoa (PB), que possuem aparelhos iOS, têm testado a funcionalidade de gravação de vídeos desde o final do ano passado. Além disso, esses mesmos testes também estão sendo realizados em algumas cidades dos Estados Unidos.

“Quando pensamos em entender melhor situações que acontecem dentro do veículo, voltamos sempre ao tema das gravações”, explicou Mariana Esteves, gerente de produto do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Uber instalado em São Paulo.

“Sabemos que a gravação pode ser uma ferramenta poderosa para incentivar todos a se comportarem da melhor maneira possível, sabendo que estão sendo gravados, e que também ajuda a fornecer evidências concretas do que realmente aconteceu em um incidente. Já temos a possibilidade de gravação de áudio no app, a alternativa do motorista cadastrar uma câmera veicular e, desde o ano passado, estamos também explorando a gravação pelo próprio app da Uber.”

No Brasil, alguns aplicativos oferecem a funcionalidade, como é o caso do Rebu e do StopClub.

No Rio de Janeiro, o deputado estadual Filipe Poubel (PL/RJ) apresentou um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Estado (ALERJ) que propõe a obrigatoriedade da instalação de câmeras de monitoramento em veículos de aplicativos de corrida.

O novo mecanismo de segurança funciona da seguinte maneira: 

Ativação: A gravação de vídeo é uma opção disponível para os motoristas e utiliza a câmera frontal do smartphone. Uma vez ativado o recurso, os motoristas poderão gravar vídeo e áudio durante todas as viagens.

Tempo de gravação: A gravação de áudio e vídeo começa quando o motorista se aproxima do local de embarque e continua ao longo da viagem, encerrando-se automaticamente 20 segundos após o término da viagem. Essa margem extra de tempo é para contemplar possíveis situações que ocorram no momento do desembarque.

Privacidade: Da mesma forma que acontece com o recurso de gravação de áudio, o U-Áudio, a gravação de vídeo e áudio permanece criptografada no celular, impedindo qualquer acesso direto – nem a Uber, nem o motorista possuem a chave de criptografia. Antes de iniciar a viagem, o usuário é informado de que a gravação estará em andamento, tendo a liberdade de cancelar a viagem e solicitar outro veículo, se assim preferir.

Análise de ocorrências: A equipe de atendimento da Uber só pode acessar o conteúdo das gravações caso seja feito um relato de incidente de segurança pelo motorista por meio do aplicativo. Nesse caso, o motorista terá a opção de adicionar o arquivo de vídeo específico. Somente nesse momento, a Uber, que possui a chave de criptografia, poderá ter acesso aos registros.

Investigações: As autoridades competentes podem solicitar acesso às imagens das gravações à Uber, de acordo com as disposições legais.

Além da gravação de vídeo, a Uber anunciou outros recursos de segurança para os motoristas. Em breve, haverá uma nova seção no Centro de Aprendizagem do aplicativo, com dicas para situações difíceis. Essas dicas abordarão temas como segurança viária, interação com passageiros embriagados, transporte de crianças e como lidar com passageiros desrespeitosos. Os conteúdos foram desenvolvidos pela Uber em colaboração com especialistas e motoristas experientes.

A Uber também anunciou a implementação de uma ferramenta que permite que os motoristas relatem nomes de usuários potencialmente falsos ou inadequados, como “Batman” ou “Super Homem”, para que sejam corrigidos. Essa opção já está disponível na seção “Ajuda” do aplicativo para motoristas.

Vale lembrar que em abril deste ano a Uber participou da maior feira de defesa e segurança do Brasil, a LAAD Defense & Security. Na ocasião, a empresa apresentou a nova integração do aplicativo da Uber com o serviço de emergência 190 no estado do Rio. 

Leia mais em: Uber apresenta integração com 190 em evento sobre segurança

Essa integração permite que, em situações de emergência, passageiros ou motoristas possam usar o botão “Ligar para a Polícia” no aplicativo, enviando automaticamente as informações da viagem para o Centro de Controle Operacional da Polícia Militar (Cecopom). Os dados, incluindo localização, informações do veículo, passageiro e motorista, aparecerão na tela do atendente, permitindo uma resposta policial mais rápida e precisa.

Giulia Lang
Giulia Lang
Giulia Lang é graduanda em jornalismo pela Cásper Líbero e jornalista do 55content.
Relacionadas

Escreva para nós

Últimas notícias