Uber busca remover calculadora de ganhos e recusa automática do StopClub. Empresa contesta acusações e destaca falta de transparência da Uber com motoristas.
A Uber entrou com uma ação judicial contra o aplicativo StopClub. O app possui uma série de ferramentas para motoristas de aplicativo, como câmera de segurança, calculadora de ganhos e um sistema que recusa automaticamente corridas que o profissional configura como ruins, de acordo com o valor do serviço.
De acordo com informações divulgadas pelo jornal O GLOBO, a empresa apresentou um pedido de liminar para remover a ferramenta do ar, porém, a Justiça determinou que a StopClub fosse ouvida antes de julgar a solicitação.
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A Uber, segundo informações publicadas pelo jornal, alega que a ação judicial tem o objetivo de “garantir a integridade da plataforma” e “manter a experiência satisfatória dos usuários que buscam viagens”. A empresa afirma também que o uso de ferramentas automatizadas em vez de interações humanas é proibido pelas regras da plataforma. Segundo a Uber, “o funcionamento de robôs como esses viola os Termos Gerais de Uso da plataforma e prejudica usuários e motoristas parceiros, afetando a confiabilidade da plataforma como um todo”.
Ainda de acordo com O GLOBO, na ação judicial, a Uber acusa o StopClub de concorrência desleal, obtenção de ganhos econômicos e coleta indevida de dados de usuários e viagens, violando a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), o que a empresa refuta. A Uber solicita explicitamente a remoção das duas funcionalidades — a calculadora de ganhos e a recusa automática — e busca uma indenização de R$ 100 mil por danos morais.
O CEO e fundador do StopClub, Luiz Gustavo Neves, confirmou a informação para o 55content. Segundo ele, o propósito do StopClub é melhorar a vida dos trabalhadores de app. “Vamos cumprir os próximos passos do processo e estamos muito confiantes de que teremos sucesso porque não estamos fazendo nada de errado. Se a Uber fosse mais transparente, os motoristas não precisariam dessa ferramenta”.
Procurada, a Uber ainda não se pronunciou sobre o assunto.