fbpx
sábado, dezembro 9, 2023

projeto mantido por

Anúncio

HomeMotoristaPrefeitura lança "Uber Moto" municipal com 100% dos ganhos para mototaxistas

Prefeitura lança “Uber Moto” municipal com 100% dos ganhos para mototaxistas

Após aplicativo de táxi e de entregas, barrado pela justiça, prefeitura do Rio lança app de mototáxi.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD-RJ), lançou oficialmente na última sexta-feira (21) o aplicativo Moto.Rio. O evento de lançamento foi realizado na quadra da Acadêmicos da Rocinha, em São Conrado.

“Na prática, o que estamos fazendo aqui, hoje, mais do que a tecnologia e o aplicativo, é transformar vocês em uma categoria profissional e em permissionários de um serviço no município do Rio de Janeiro. Sair do informal e entrar na legalidade é muito importante”, afirmou Eduardo Paes. 

O aplicativo foi desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática (IplanRio) em colaboração com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), seguindo a esteira do aplicativo Taxi.Rio.

Além do aplicativo para táxi e mototáxi, a prefeitura do Rio de Janeiro chegou a lançar um app de delivery para estabelecimentos e motoboys. No entanto, o Valeu Delivery foi bloqueado pela justiça após um pedido de um vereador que considerou o app uma violação contra a livre iniciativa.

Clique aqui para receber todas as notícias do mercado dos aplicativos de transporte no seu Whatsapp.

Prefeitura vai financiar cursos para mototaxistas

Eduardo Cavalieri, secretário da Casa Civil, destacou a prefeitura vai ofertar um curso de especialização de acordo com as regulamentações estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), além do apoio para a obtenção das placas vermelhas nas motocicletas, cumprindo assim os preceitos da legislação federal.

“A Prefeitura vai financiar os cursos previstos no Contran e apoiá-los até que eles tenham a placa vermelha, cumprindo rigorosamente os requisitos da legislação federal. Os 500 mototaxistas já aprovados no Moto.Rio terão um ano para essa regularização. Assim, os passageiros terão muito mais segurança e transparência para usar o serviço “, explicou o secretário da Casa Civil, Eduardo Cavaliere.

Critérios para cadastro de mototaxistas e veículos

Apenas profissionais maiores de 21 anos, com pelo menos dois anos de experiência na condução de motocicletas e habilitação na categoria A foram aprovados para integrar o sistema. A apresentação de certidões negativas criminais e a contratação de seguro para acidentes pessoais dos passageiros também são requisitos obrigatórios.

Quanto às motocicletas, os veículos precisam ter cortador de linha de pipa acoplado, apoio lateral e traseiro para o passageiro. Os mototaxistas, por sua vez, devem utilizar coletes especiais refletivos e disponibilizar capacetes para os usuários do serviço, assegurando uma condução segura durante todo o trajeto.

Moto.Rio é lançado após conflito da prefeitura com grandes plataformas

No início do ano, quando a Uber anunciou a chegada da categoria de mototáxi na cidade, a prefeitura anunciou que proibiria o serviço. Em entrevista ao G1, o prefeito falou que a plataforma queria tirar dinheiro dos mototaxistas.

“A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, informa que vai adotar as medidas cabíveis para impedir o uso de Uber Moto na cidade. A empresa de mobilidade lançou mais um serviço em que visa somente o lucro, sem prestar as devidas contrapartidas aos trabalhadores e órgãos públicos”.

Apesar da pressão da prefeitura, o serviço continua sendo prestado na cidade.

Giulia Lang
Giulia Lang
Giulia Lang é graduanda em jornalismo pela Cásper Líbero e jornalista do 55content.
Relacionadas

Escreva para nós

Últimas notícias