Uber Acuerdo permite motoristas e passageiros negociarem preços das viagens, em modelo semelhante ao da inDrive e 99Negocia.
Uma das principais reclamações de motoristas de aplicativo é a falta de autonomia para definir os preços dos serviços realizados. No Brasil, a inDrive vem ganhando espaço permitindo que motoristas e passageiros negociem o preço da viagem.
Até a 99 passou a experimentar o modelo da concorrente e, por meio da categoria 99Negocia, está liberando a negociação de preços entre motoristas e passageiros.
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A categoria já está presente em mais de 300 municípios brasileiros.
“Agora, mais do que nunca, viajar pela cidade tornou-se uma experiência ainda mais personalizada e conveniente. Esta é a oportunidade perfeita para desfrutar de maior flexibilidade e autonomia em suas jornadas diárias”, destacou Leonardo Japur, diretor de estratégia e novas categorias da 99.
Por enquanto, a Uber, principal empresa do setor, ainda não oferece nada do tipo no Brasil. Porém, em algumas cidades da América Latina, a multinacional já está permitindo as negociações através da chamada Uber Acuerdo.
Segundo a versão mexicana do blog da Uber, a categoria está disponível em San Salvador de Jujuy e Alto Valle (Argentina) Cochabamba (Bolívia) Arica e Calama (Chile) Villavicencio, Montería, Popayán, Cúcuta, Pasto, Valledupar, Armênia, Sincelejo e Tunja (Colômbia) Santo Domingo de los Colorados, Ibarra, Machala, Manta e Salinas (Equador) Tepic, Saltillo, Matamoros, Guaymas, Manzanillo, Nuevo Laredo, Nogale, Cuautla, Reynosa, San Luis Rio Colorado, San Miguel de Allende, Tehuacan e Colima (México) Caaguazú (Paraguai) Chiclayo, Tacna e Trujillo (Peru) Higuey e Puerto Plata (República Dominicana).
A Uber apresenta a categoria como uma “solução que lhe permitirá decidir quanto quer pagar para chegar ao seu destino com maior flexibilidade”.
Ao selecionar a categoria, a Uber sugere um preço com base no tempo e distância, dependendo da cidade onde você estiver. O passageiro vê alternativas de preços em cores diferentes, preços abaixo do preço sugerido ficam em cinza claro, enquanto as opções cinza escuro indicam que o preço está acima do preço sugerido.
A proposta do passageiro é válida por 6 minutos e, caso nenhum motorista tenha aceitado, é necessário solicitar outra viagem. “Recomendamos selecionar um preço diferente para incentivar os motoristas a aceitarem a nova oferta. Se receber uma contraproposta do motorista, você terá 30 segundos para aceitá-la/rejeitá-la”, explica a empresa.
A tarifa não é reajustada durante o trajeto, o que significa que não são permitidas mudanças de destino ou paradas nesta categoria.
No Brasil, alguns motoristas passaram a visualizar o Uber Acuerdo na tela de categorias. A opção não aparece para passageiros e ainda não há informações sobre a implementação do serviço no Brasil.