Atualização testada em diferentes partes do mundo desde 2022, chegou a vez da Austrália de contar com câmeras conectadas ao app visando aumento na segurança. Motoristas de diversas partes do país, que tiverem uma câmera de painel, poderão optar por registrá-la no aplicativo da Uber e compartilhar seu vídeo no caso de um incidente de segurança. Para os passageiros, se torna um aliado também por ter em registro do próprio motorista qualquer tipo de problema. E em casos de denúncias de pilotos feitas contra você, é possível enviar imagens caso queira contestar quaisquer alegações.
A Uber notificará os passageiros em viagens onde o motorista parceiro tenha registrado uma câmera de painel. Caso não queiram ser registrados, os passageiros terão a opção de cancelar livremente e solicitar uma nova viagem com outro motorista, sem afetar a classificação por estrelas e ou gerando cobranças sobre taxas de cancelamento.
Segundo o blog da Uber na Austrália, “este novo recurso demonstra o compromisso e esforço contínuos para elevar o nível dos padrões de segurança em todo o setor”. A empresa pontua também que as filmagens enviadas devem estar relacionadas apenas à viagem a questões de segurança relevantes.
No momento, este recurso na Oceania está disponível apenas no sul da Austrália, Nova Gales do Sul, Tasmânia, ACT (Território da Capital Australiana) e Nova Zelândia. No Brasil, a novidade está sendo testada desde o final de 2022 — a partir do momento em que a novidade foi lançada nos EUA. No começo, os testes ocorreram em Santos (SP) e em João Pessoa (PB), com o acréscimo de Campinas (SP) e Petrópolis (RJ) em maio deste ano, em aparelhos com o sistema operacional Android.
“Sabemos que a gravação pode ser uma ferramenta poderosa para incentivar todos a se comportarem da melhor maneira possível, sabendo que estão sendo gravados, e que também ajuda a fornecer evidências concretas do que realmente aconteceu em um incidente. Já temos a possibilidade de gravação de áudio no app, a alternativa do motorista cadastrar uma câmera veicular e, desde o ano passado, estamos também explorando a gravação pelo próprio app da Uber”, comentou Mariana Esteves, gerente de produto do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Uber instalado em São Paulo.
Veja mais aqui: Uber vai gravar corridas em mais três cidades
Como os parceiros da Uber podem habilitar o recurso na Austrália
- Selecione a guia Conta;
- Escolha as configurações do aplicativo;
- Selecione ‘Gravação de vídeo’;
- Clique em ‘Registrar’ e selecione seu veículo atual para registrar sua câmera de painel.