Acordo permite o envio automático de informações de localização e viagem para o Centro Integrado de Operações, agilizando o atendimento a chamados de emergência.
Na última terça-feira (20), a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) assinou, durante a cerimônia de abertura do 17º Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, um Termo de Cooperação Técnica com a Uber.
Segundo informações fornecidas pela Uber, o acordo estabelece a integração do botão “Ligar para a Polícia” do aplicativo com o Centro Integrado de Operações (Ciop), órgão responsável pelo atendimento a emergências na área de segurança pública, por meio do telefone 190.
O evento aconteceu no Teatro Maria Sylvia Nunes, localizado na Estação das Docas, e contou com a presença do governador Helder Barbalho, do ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Sílvio Almeida, e do Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, além de outras autoridades.
“É importante a parceria público-privada, o Pará é o quarto estado do Brasil a fazer essa parceria com a Uber para que possamos atender chamados de emergência originados dos aplicativos. O Pará é um dos estados pioneiros, vem fazendo essas tratativas há alguns meses. Agora a gente concretizou e vai poder ajudar a dar mais segurança tanto aos motoristas quanto aos passageiros”, destacou Machado.
De acordo com a Uber, após a conclusão da integração, toda vez que um usuário ou motorista parceiro da Uber utilizar o botão de emergência para ligar para a polícia por meio do aplicativo, o serviço de emergência receberá automaticamente a localização em tempo real e as informações relevantes sobre a viagem que originou a chamada. Isso inclui dados do veículo, do usuário e do motorista.
Leandro Segalla, gerente de Segurança Pública da Uber, responsável pelo relacionamento com autoridades policiais, enfatizou que a integração permitirá que a geolocalização seja fornecida de maneira mais rápida e precisa. Não será mais necessário que o solicitante transmita verbalmente essas informações ao atendente, pois todas elas serão exibidas na tela do computador.
“Sabemos que, numa situação de emergência, todo segundo entre o chamado e a chegada da viatura ao local da ocorrência conta. Fazer com que os dados do veículo, dos usuários e principalmente a geolocalização do chamado cheguem diretamente na tela do operador é uma forma pela qual nossa tecnologia pode ajudar as forças de segurança a proverem uma resposta ainda mais rápida e eficiente, ajudando a tornar as viagens cada vez mais seguras”, disse Segalla.
A ferramenta utiliza os sinais de localização nos celulares para determinar com precisão a posição dos dispositivos. Com o acionamento do botão de emergência, o Ciops recebe informações detalhadas da viagem, como placa, marca e modelo do veículo, nomes do motorista e usuário.
A tecnologia responsável pelo envio dessas informações aos serviços de emergência é fornecida pela RapidSOS. Essa plataforma estabelece uma conexão direta entre os dados críticos de qualquer dispositivo conectado ou aplicativo móvel e o serviço local de resposta a emergências.
No estado do Pará, a integração com o serviço de emergência 190 será a quarta realizada pela Uber no Brasil. A ferramenta já está em funcionamento nos estados do Rio de Janeiro e Maranhão, e um acordo semelhante foi assinado na semana passada no Amazonas. Vale ressaltar que esse tipo de integração tecnológica já é realizado em parceria com a RapidSOS em mais de 1.200 cidades nos Estados Unidos, além de vários estados no México, África do Sul e Canadá.
“A expectativa da Uber é que a integração seja expandida para todo o Brasil, em cooperação com as autoridades locais de cada estado”, afirma a empresa. em nota.