Éder Gonçalves Ribeiro, motorista de aplicativo e influenciador digital, destaca-se no cenário digital ao lado de Ronaldo Lopes com o podcast “Resenha na Pista”. Com uma audiência de 47 mil seguidores no Instagram, 37 mil no YouTube, 136 mil no TikTok e 26 mil no Facebook, o podcast alcançou um sucesso notável. Éder é uma voz importante e influente no universo dos aplicativos de transporte.
A equipe da 55 conversou com ele para entender como foi o ano de 2023 para a categoria. Segundo ele, 2023 foi um razoavelmente melhor que 2022 devido às ferramentas dos aplicativos que auxiliam os motoristas a escolherem as melhores corridas.
Para ele, uma das formas dos motoristas aumentarem seus ganhos em 2024 é por meio da gestão financeira.
2023 foi melhor ou pior para quem é motorista de aplicativo em relação a 2022? Por que?
Foi um pouco melhor pois houve a consolidação dos apps de auxílio que ajudaram os motoristas a escolher melhor as corridas e automaticamente melhorar seus ganhos. E nesse ano a galera conseguiu manter a rentabilidade mais estável no decorrer dos meses.
Qual foi o principal desafio para os motoristas de aplicativo em 2023?
Entender a nova aplicação do preço variável e ter a percepção que recusar corrida melhora o preço ofertado. E a desinformação gerada sobre a regulamentação por fake news e pelos representantes que estavam na mesa de debate: cada hora eles falavam alguma coisa e mostraram uma tratativa diferente.
Por que valeu a pena ser motorista de aplicativo em 2023?
A mudança positiva que vi foram as plataformas de auxílio ao motorista para escolher as corridas, e algumas configurações no layout dos apps, como por exemplo o aceitar na plataforma Uber.
Negativa foi a chegada da regulamentação onde o motorista não foi ouvido.
Valeu a pena porque a rentabilidade do motorista a cada ano fica mais estabilizada, e esse ano foi possível manter uma base mensal de faturamento. Além disso, quando olhamos para o mercado de trabalho cada vez mais temos a diminuição dos salários e maior exigência de experiência e escolaridade.
Quais as expectativas para 2024? E o que todo motorista precisa começar a fazer no próximo ano?
A expectativa é que com as ferramentas de auxílio e o aumento anual no número de passageiros e viagens os motoristas consigam estabelecer um ganho contínuo e estabilizado por mais meses. Todo motorista deve ter uma planilha ou app de gestão financeira e realmente preencher as informações para entender onde está indo o seu dinheiro e qual o real custo dele.
O que você deseja para esta profissão para o próximo ano?
Desejo que se houver realmente uma regulamentação que seja justa para com o motorista. E que todos criem estratégias de trabalhos que possibilite atingir suas metas financeiras com um menor tempo online, e que assim melhore a qualidade de vida de todos.
O que o motorista precisa fazer para ganhar mais em 2024?
Entender que escolher as corridas é a melhor opção, criar rotina de trabalho com dias que vai trabalhar e a carga horária que vai fazer e se manter atualizado sobre os eventos em sua cidade e também sobre a plataforma.