Iniciativa busca parcerias com frotas e locadoras para tornar a tecnologia mais acessível a motoristas e entregadores de aplicativos.
A Swap-e foi uma das autotechs de destaque durante o Web Summit Rio. A empresa realiza a conversão de veículos à combustão em carros 100% elétricos.
A empresa, nascida entre 2019 e 2020, teve origem em conversas entre amigos da Ampera Racing, uma equipe de corrida universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e já tem em seu portfólio a conversão de um Chevrolet Celta, veículo do avô de um dos sócios da empresa, Matheus Maia.
O protótipo do Celta utiliza um motor elétrico e roda desde novembro de 2022. As baterias substituem os combustíveis, tornando o veículo 100% elétrico e mantendo o interior inalterado. O custo médio dessa conversão fica em torno de R$ 80 mil, um valor que a empresa reconhece ser elevado para o público em geral, especialmente para motoristas de aplicativos e entregadores.
“Para tornar a tecnologia mais acessível, a gente está buscando parcerias com locadoras, frotas de entrega e empresas que possam disponibilizar os veículos elétricos convertidos por meio de aluguel. Assim, a gente transformaria os veículos da frota em carros elétricos, que seriam disponibilizados para o público”, explicou o cofundador da empresa, André Andrade.
Entre as possíveis parcerias, a empresa mira em frotas de entrega, como DHL e Loggi, e locadoras como Movida e Localiza. A ideia é aproveitar os milhões de carros rodando no Brasil e dar um destino sustentável a eles, em vez de simplesmente substituí-los por novos veículos elétricos. Ao utilizar a estrutura e componentes já existentes nos veículos, a empresa busca retirar apenas a unidade poluidora e substituí-la por uma solução elétrica, reduzindo custos e impactos ambientais.
Segundo André, embora o investimento inicial seja alto, a conversão de veículos para elétricos pode se pagar em cerca de dois anos, considerando a economia gerada pela redução do custo operacional. Além disso, o valor da conversão é cerca de metade do preço de veículos elétricos disponíveis no mercado, como o Kwid e modelos da Jac Motors e da Chery, tornando a opção mais atrativa para motoristas e entregadores.
Vale lembrar que o mercado do transporte por aplicativo está tomando a dianteira no mercado da mobilidade elétrica, com o ambicioso plano da Uber de rodar apenas com veículos elétricos no mundo todo a partir de 2040. Ao redor do planeta, a empresa conta com categorias exclusivas para essa modalidade, como o Uber Green e o Comfort Eletric.