A prefeitura da cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, lançou no final de julho o aplicativo de táxi MumbuCar. O serviço foi desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e pela Secretaria Municipal de Transportes.
O app tem como diferencial aceitar a Mumbuca como forma de pagamento, a moeda social da cidade. Cada Mumbuca equivale a R$1,00 e os beneficiários recebem através de um cartão de débito que pode ser usado em alguns estabelecimentos de Maricá.
Durante o lançamento, o prefeito Fabiano Horta (PT-RJ) ressaltou o fato de o MumbuCar não cobrar taxas, protegendo a economia local e incentivando o uso da moeda Mumbuca.
“O MumbuCar entra na proteção da riqueza da cidade, mantendo o dinheiro circulando aqui em Maricá. Quanto mais usar o MumbuCar e a Mumbuca, mais protegerão a área de vocês. Faz a roda da economia local girar”, disse o prefeito.
Clique aqui para receber todas as notícias do mercado dos aplicativos de transporte no seu Whatsapp.
Para o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, o aplicativo representa uma opção moderna e financeiramente justa para os taxistas. Ele assegurou que o MumbuCar receberá constantes atualizações na “Fábrica de Aplicativos” da empresa.
Uma das atualizações em desenvolvimento é a possibilidade de os motoristas oferecerem descontos nas corridas, dando-lhes autonomia para definir os preços. O superintendente de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Codemar, Danilo Pitarello, explicou que o objetivo é facilitar o acesso aos táxis sem impor tarifas dinâmicas excessivas.
“O aplicativo já vai ter um impacto no número de corridas ao facilitar o acesso aos táxis. Sabemos que ele não terá uma tarifa dinâmica, como vista no mercado, que joga o preço muito para cima ou muito para baixo. Mas teremos um mecanismo de desconto que o próprio motorista vai poder oferecer. Vamos dar o poder ao taxista, e não impor o preço pela plataforma”, garantiu Pitarello.