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Carros elétricos podem gerar até 80% de economia para motoristas de app

Estudo foi coletado em mais de 550 mil quilômetros de testes pela Aliança pela Mobilidade Sustentável.

A 99 divulgou nesta quinta-feira (2) um levantamento que aponta que motoristas de aplicativo que usam carros elétricos podem reduzir em até 80% os gastos com abastecimento em comparação ao uso de combustíveis fósseis, como gasolina, diesel e gás natural veicular. O dado é resultado de testes realizados pela 99, considerando mais de 550 mil quilômetros rodados com carros eletrificados (elétricos e híbridos) entre abril de 2022 e fevereiro de 2023, além do custo médio do combustível e da tarifa residencial de energia no período.

Segundo a empresa, em um contexto atual em que o preço dos combustíveis deve sofrer novo reajuste nas bombas, essa economia se torna ainda mais significativa. Na última terça-feira (28), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou a reoneração dos combustíveis, gerando um impacto de R$ 0,47 na gasolina e R$ 0,02 no etanol.

As análises são fruto da Aliança pela Mobilidade Sustentável, uma parceria liderada pela 99 e outras empresas como Banco BV, BYD, CAOA Chery, Movida, Unidas, Raízen, Enel X Way, Ez Volt, Tupinambá Energia e Zletric. A iniciativa já impactou cerca de 110 mil passageiros com uma frota de 450 carros eletrificados (entre híbridos e elétricos) em 74 mil viagens pelo aplicativo da 99 registradas entre abril de 2022 e fevereiro de 2023. Além disso, houve uma redução de 127 toneladas em relação à emissão de gases poluentes. Os motoristas interessados em testar veículos eletrificados podem se inscrever no site: 99app.com/carroseletricos.

“Os motoristas rodam, em média, 200 quilômetros por dia. Sabemos do impacto que o valor do combustível tem no bolso de cada um deles, por isso investimos nas ações dentro da Aliança com o intuito de unir forças e promover escalabilidade para minimizar os custos operacionais dos parceiros e possibilitar que eles possam incrementar seus ganhos a partir das corridas pela 99”, comenta Thiago Hipolito, Diretor de Inovação e Líder do DriverLAB da 99.

A empresa também aponta que o uso do veículo elétrico ou híbrido, por ser mais tecnológico e confortável, garante uma melhor experiência de viagem para motoristas e passageiros. De acordo com a 99, os motoristas parceiros têm alcançado melhores notas dos passageiros no aplicativo, que ficam entre 4,9 e 5,0. Segundo a empresa, os motoristas do projeto também estão recebendo mais gorjeta em comparação aos outros.

Entre os beneficiados pela iniciativa está Alexandre Marinho de Oliveira, um motorista parceiro da 99, que utiliza um veículo elétrico desde 2022. Ele contabiliza, considerando custos com combustível, uma economia mensal de R$2.500, uma vez que seus custos com um veículo a combustão chegavam a R$3.500,00 e hoje estão perto de R$1.000, contribuindo diretamente para o aumento de seus ganhos.

O carro conduzido por Alexandre Oliveira é alugado a partir de uma parceria entre a 99 e a Movida. A iniciativa possibilita aos motoristas da 99 a locação com descontos de até 50%. Com essa vantagem, associada à economia de combustível, a redução total dos custos operacionais dos parceiros pode chegar a 25%.

Além da locação, Alexandre ainda carrega a bateria do automóvel no primeiro posto 100% elétrico do Brasil, iniciativa desenvolvida pela EZ Volt (parceira da Aliança) em parceria com a Vibra, e com apoio da própria 99. “Essas facilidades otimizam a rotina, entregando um melhor serviço para os passageiros e resultando em uma economia significativa mensal para minha renda familiar”, finaliza.

Ao redor do mundo, a principal concorrente da 99, a Uber, pretende não aceitar mais veículos movidos a combustão a partir de 2030 na Europa, Canadá e Estados Unidos. No Brasil e no resto do mundo, o prazo para a migração é até 2040. Tanto é que em diversos países, a empresa possui a categoria Uber Green, que funciona apenas com carros elétricos ou híbridos. As viagens nessa categoria custam US$1 a mais do que uma viagem UberX. Metade desse valor adicional vai para o próprio motorista e a outra metade para um fundo da Uber que apoia motoristas na migração de seus veículos.

Vinícius Guahy
Vinícius Guahy
Vinícius Guahy é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense e coordenador de conteúdo do 55content.
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