Desde 2017, Eduardo Donnelly faz parte das operações da Uber na América Latina. Nascido em Bogotá, na Colômbia, Donnelly já viveu na Espanha, Estados Unidos, Brasil e no México. Em abril deste ano, ele foi escolhido como o novo vice-presidente de mobilidade da Uber na América Latina. Donnelly concedeu uma entrevista exclusiva ao portal NeoFeed, na qual falou sobre suas perspectivas para o aplicativo e o futuro da empresa aqui no Brasil.
Sob sua liderança, Eduardo Donnelly quer que os produtos oferecidos estejam muito além dos tradicionais, como o UberX. O vice-presidente deseja que os produtos alternativos também desempenhem um papel central na empresa, como o Uber Shuttle, Uber Moto e outros serviços. O Brasil, que é o maior mercado da Uber na América Latina, desempenha um papel fundamental nessa estratégia.
“Em uma década, conseguimos alcançar o topo da pirâmide. Nos próximos dez anos, nossos esforços estarão voltados para entender como oferecer produtos para todas as camadas da população. Portanto, precisamos oferecer mais opções de veículos e serviços na plataforma”, afirma Donnelly.
A primeira aposta da empresa aqui no Brasil está nas viagens em grupo, que foram introduzidas em 18 deste mês. Nessa categoria, os passageiros podem solicitar uma viagem com até quatro paradas, economizando até 30% em comparação com as corridas feitas no UberX. A categoria já está disponível em Porto Alegre, Pelotas, Manaus, Recife, Brasília, Natal, São Luís, Macapá e Anápolis.
“Hoje, a categoria UberX custa, em média, quatro vezes mais do que o transporte público no Brasil. Essa diferença não pode ser tão grande. Esse novo recurso é similar ao UberX, mas permite que o usuário economize ao compartilhar a viagem com amigos ou familiares”, diz Donnelly.
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Uber vs Buser
Outro serviço já disponível no Brasil, mas que receberá um aprimoramento, é o Uber Shuttle. Essa solução de traslado corporativo foi introduzida aqui em 2022 e oferece a empresas veículos com capacidade para transportar de 10 a 50 passageiros para a realização de traslados de funcionários. Embora atualmente restrito a empresas, o Uber Shuttle deve ser disponibilizado no futuro para o público em geral. Nessa ampliação, a Uber enfrentará a concorrência da Buser e terá que “desmonopolizar” um mercado que a empresa vem dominando desde 2017.
Uber Moto e Transporte Público
Presente desde 2020 e disponível em mais de 280 cidades, o Uber Moto virou uma febre no país. Segundo Donnelly, o objetivo é expandir ainda mais o serviço e buscar novos públicos para o segmento. Outra aposta da Uber é trazer para o Brasil a integração do serviço com o transporte público. Esse serviço está disponível em outros países e possibilita que os usuários comprem passagens online para metrôs e ônibus, chequem horários do transporte e programem suas viagens pelo próprio aplicativo.
Além das parcerias e a integração com aeroportos e transporte público, outra aposta já disponível em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador é a de aluguel de bicicletas pelo aplicativo da Uber. A parceria com a startup TemBici pode ser expandido futuramente para o Chile, Argentina e Colômbia.