Uber aumentará em 6% a participação feminina no mercado de trabalho da Índia 

ponto de exclamacao .png
Aplicativos de Transporte, Uber
Uber india
Uber india

A Uber da Índia divulgou em seu site uma pesquisa que diz que é esperado que a utilização de aplicativos de transporte privado, como a Uber, impulsione o emprego feminino em mais de 6% nas cinco maiores cidades indianas até 2028. 

Segundo a Uber, este crescimento, impulsionado pela maior mobilidade fornecida por estes serviços, deverá integrar mais de 500.000 mulheres na força de trabalho, contribuindo para um aumento de mais de 1% na economia dessas cidades.

O estudo em questão conduzido pela Oxford Economics, intitulado “Ride-Hailing: A Platform for Women’s Economic Opportunity na Índia”, analisa como mais mulheres indianas podem ser inseridas no mercado de trabalho. O estudo destaca a importância da mobilidade na transformação da dinâmica de gênero no trabalho e como soluções inovadoras estão ampliando as oportunidades para as mulheres.

A pesquisa foi realizada em cinco cidades indianas, em colaboração com a Uber. A Oxford Economics entrevistou usuários da Uber em Bengaluru, Chennai, Deli, Calcutá e Mumbai, revelando insights valiosos sobre o impacto dos serviços de transporte por aplicativo na participação feminina no mercado de trabalho:

  • Ingresso no mercado de trabalho: 40% das mulheres empregadas afirmaram que os serviços de transporte por app as ajudaram a entrar no mercado de trabalho, superando barreiras à participação.
  • Equilíbrio entre trabalho e vida familiar: Metade das mulheres empregadas considera o serviço de transporte por app essencial para equilibrar trabalho e responsabilidades familiares, oferecendo a flexibilidade necessária.
  • Segurança como prioridade: 75% das mulheres que utilizam plataformas de transporte para trabalhar destacam a segurança como a principal razão, ressaltando a importância desse serviço em fornecer opções de transporte seguras para mulheres.
  • Acesso a mais oportunidades: Um terço das mulheres empregadas concorda que os serviços de transporte por app expandiram seu acesso a uma gama mais ampla de oportunidades de trabalho, enriquecendo suas perspectivas de carreira.

De acordo com a Uber, as taxas de participação feminina na força de trabalho nas cidades indianas são inferiores às médias globais. Enquanto a média mundial de participação feminina na força de trabalho era de 47% em 2022, na Índia, esse número era de apenas 37%. O relatório identifica a falta de acesso a transporte seguro e o desequilíbrio atual na relação trabalho-família como os principais desafios à mobilidade feminina.

O estudo revela que a participação feminina no mercado de trabalho na Índia está abaixo da média global, com uma lacuna significativa em comparação aos homens, atribuída principalmente à falta de acesso a transporte seguro e ao desequilíbrio entre trabalho e vida familiar.

Uma usuária do aplicativo, Ashiya, uma jovem mãe, é citada no relatório expressando como o a Uber lhe proporcionou autonomia, permitindo-lhe contribuir para o sustento da casa enquanto equilibra trabalho e cuidados com seu filho de um ano.

“Os esforços para colmatar estas disparidades de género podem trazer benefícios substanciais para o indivíduo, para os seus agregados familiares e para a economia em geral. A Uber está empenhada em promover oportunidades económicas e avançar no diálogo para reduzir a disparidade de género no deslocamento diário na Índia”, finaliza a empresa. 

Texto produzido com o auxílio de inteligência artificial.

Pesquisar