Transporte por aplicativo impulsiona mercado de aluguel de carros

DALL·E 2023 02 02 10.57.57 Motorista dentro de um carro saindo da concessionaria. Nao mostre o rosto dele
DALL·E 2023 02 02 10.57.57 Motorista dentro de um carro saindo da concessionaria. Nao mostre o rosto dele

As ações da principal locadora de veículos do país, a Localiza, valorizaram cerca de 460% desde a chegada da Uber no Brasil, em maio de 2014. Para associação, 230 mil veículos estão alugados para motoristas de app.

Thales Borges é motorista de aplicativo há pouco mais de 1 ano.

Morador de Florianópolis, considera não ser vantajoso ter um carro próprio na cidade e, por isso, alugou um veículo para trabalhar. 

Para ele, ainda há muita burocracia nas locadoras e, por isso, aluga diretamente de uma pessoa física.  

Por mês, R$ 2.200 vão para o aluguel do carro. Segundo ele, duas horas de trabalho são suficientes para pagar um dia de aluguel.

“Eu prefiro [alugar um veículo] pois, além de não entender nada de mecânica, caso seja bloqueado pelos aplicativo, ficarei com um bem parado e desvalorizando na garagem”.

Desde 2014, quando os primeiros aplicativos de transporte chegaram ao Brasil, muitos motoristas passaram a recorrer ao aluguel de carros para trabalhar, seja pela economia ou pela praticidade.

Segundo a ABLA (Associação Brasileira das Agências de Locadoras de Veículos), em janeiro de 2020, dos 600 mil motoristas de aplicativos no Brasil, 200 mil utilizavam veículos alugados. 

O resultado foi um impacto direto nesse mercado que, além de se valorizar, passou a oferecer condições exclusivas e criar novos produtos voltados para esse público.

Neste contexto, as ações da Localiza, maior locadora de veículos do Brasil, valorizaram, aproximadamente, 460% entre maio de 2014, quando a Uber chegou no país, e dezembro de 2022.

E vale lembrar que nem tudo foram flores no mercado durante esses últimos anos. Entre abril e junho de 2020, logo no início da pandemia, 80%, ou seja, 160 mil dos aproximadamente 200 mil carros que estavam alugados para motoristas de aplicativos, foram devolvidos.

A recuperação não demorou e, em setembro do mesmo ano, os números já estavam no mesmo patamar do pré-pandemia.

Porém, nos anos seguintes, com as altas dos preços dos combustíveis, o mercado enfrentou novos picos de devolução de veículos. Entre junho e dezembro de 2021, houve aproximadamente 15% de devoluções, cerca de 30 mil veículos. Os números se mantiveram estáveis no primeiro semestre de 2022 e, com a queda dos preços dos combustíveis no segundo semestre, a expectativa do mercado é que ano tenha fechado com 230 mil veículos alugados para motoristas de aplicativo.

“O aluguel segue como a mais eficaz e eficiente opção para que os motoristas de aplicativos não percam tempo e dinheiro em diversas situações, tais como licenciamento, emplacamento, IPVA, busca e aquisição de peças de reposição e com pagamentos de mecânicos. Quando usam carros alugados, essas e outras despesas já ficam na conta da locadora”, explica Paulo Miguel Júnior, conselheiro gestor da ABLA.

Novos modelos de negócios

Para atender esse público, a empresa lançou em 2021 um braço de negócios destinado aos motoristas de aplicativo: a Zarp.

A plataforma, que opera em parceria com a Uber, oferece condições especiais para os profissionais de app, como planos por quilometragem, benefícios como desconto de combustíveis, aplicativo exclusivo para centralizar a relação entre motorista e locadora, além de agências exclusivas, call center e atendimentos próprios, separados das agências da Localiza.

“São necessidades de mobilidade, demandas, atendimento bastante específicas em relação a outras pessoas que alugam um carro para fazer uma viagem, para tarefas específicas ou compromissos corporativos: o carro é um meio de geração de renda, é o negócio dessas pessoas”, afirmou João Ávila, diretor executivo da Zarp, em comunicado à imprensa durante o lançamento da plataforma.

O transporte por aplicativo impulsionou outros modelos de negócios no setor de locação de veículos. É o caso da startup Kovi que, em agosto de 2021, recebeu um aporte de US$ 100 milhões liderado pelos fundos Valor Capital e Prosus Ventures.  

A Kovi, que inclusive foi fundada por ex-executivos da 99, nasceu para atender prioritariamente motoristas de aplicativo, com uma proposta de carro por assinatura em que o locador poderia pagar de acordo com a quilometragem que ele rodasse.

Após receber o aporte, a empresa passou a expandir sua operação para além de motoristas de aplicativo, buscando contratos de longo prazo, como noticiou o Neofeed.

E não foram só empresas que passaram a faturar com aluguel de veículos para motoristas de aplicativo. Pessoas comuns começaram a alugar seus carros para esses profissionais. 

É o caso do advogado Diego Bastos Moraes. 

Diego chegou a ser motorista de aplicativo em Porto Alegre, mas quando os ganhos passaram a cair, percebeu que era mais vantajoso alugar seu veículo do que dirigir para os apps. “Vendo que seria um negócio inteligente a se fazer, passei a adquirir outros veículos, com parcelas que coubessem no valor da locação e assim mantive uma pequena frota de 2 a 5 carros no decorrer dos anos”.

Como exigência aos locatários, Diego exige apenas a aprovação da seguradora e o pagamento de caução no valor da franquia. Ao contrário das locadoras, não realiza análise de crédito ou impõe limite de quilometragem. 

Vendo o movimento de pessoas físicas e proprietários de pequenas frotas que alugam seus veículos direto para os motoristas, a 99 lançou o 99Loc, um sistema de intermediação de aluguel de carros entre essas duas pontas.

Segundo a empresa, com o aumento da oferta de veículos, quem dirige pela plataforma passou a contar com carros de aluguel com condições mais acessíveis. Já quem disponibiliza o veículo para aluguel no 99Loc, dentre outras vantagens, recebe pagamentos referentes ao valor da locação do seu veículo diretamente dos ganhos dos motoristas parceiros que utilizam seus carros.

“O 99Loc permite que os motoristas parceiros tenham mais acesso à principal ferramenta de trabalho: o carro. Também é uma oportunidade para locadoras e até pessoas físicas alugarem seus veículos com praticidade e segurança para condutores de app”, diz Thiago Hipolito, diretor de inovação e líder da DriverLAB da 99, um centro de inovação que a empresa criou para trazer novidades aos motoristas.

Operando, por enquanto, apenas na região metropolitana de Belo Horizonte, o serviço já conta com mais de 70 usuários cadastrados e 500 veículos disponíveis, segundo dados dos últimos meses de 2022.

Vinícius Guahy

Vinícius Guahy é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense e coordenador de conteúdo do 55content.

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