Bruna Navarro para Redação 55content
O Selo de Verificação 99, que permite que pessoas recebam classificações de acordo com a quantidade de validações realizadas, foi lançado recentemente pela plataforma. São dois tipos: o selo Essencial e o selo Premium.
O objetivo é melhorar ainda mais a experiência na plataforma, já que os motoristas parceiros tendem a aceitar mais viagens de passageiros com perfis mais completos.
A empresa informou que o novo recurso já está disponível para quem adota o nome social, ou seja, aquele pelo qual uma pessoa é identificada e reconhecida, podendo ser diferente do nome de registro civil.
O nome social é utilizado principalmente por pessoas transgênero, transsexuais, não binárias e travestis, que optam por usar um nome que corresponda à identidade de gênero com a qual a pessoa se identifica.
A funcionalidade também pode ser utilizada por estrangeiros. Para obter o selo Essencial, normalmente, o passageiro precisa inserir o nome exatamente igual ao do CPF, que será checado em fontes externas oficiais. Já para o selo Premium, é preciso realizar o passo anterior (nome como consta no documento) e incluir ainda uma foto de rosto, que será checada via inteligência artificial.
A iniciativa faz parte de um pacote da 99 para promover uma melhor experiência e ainda mais segurança na plataforma. Em 2023, o investimento soma R$ 40 milhões e contribuiu para a redução de 34% de incidentes graves, por milhão de corridas, no primeiro semestre do ano, em comparação ao mesmo período de 2022 em todo país.