Confira os melhores e piores modelos de carro para trabalhar em aplicativos tipo Uber segundo o jornalista Rodrigo Lima do PodCarro.
Publicado em 23/08/2022 – Atualizado em 24/10/2022
Se você chegou até aqui, está procurando uma referência sobre quais veículos deve olhar e quais deve evitar na hora de começar a trabalhar para um aplicativo de transporte, seja ele Uber, 99 ou qualquer outro.
Nós preparamos uma lista com as opções mais relevantes do mercado, entre veículos novos e usados, além de dicas do que levar em conta na hora de escolher sua próxima ferramenta de trabalho.
Mas antes de tudo, o que você deve considerar antes de escolher um automóvel?
A opinião de quem está nas pistas
Perguntamos a dois motoristas de aplicativo, de diferentes regiões do país, o que eles levaram em conta na hora de escolher um veículo para o serviço de transporte por aplicativo.
João Ricardo, morador de Curitiba, e proprietário de um Ford Fiesta 1.0 Hatch 2014, encontrou no carro uma combinação bastante desejada: baixo custo e economia. “Queria um carro que fosse econômico, barato e o mais novo possível para fazer as corridas, ainda que comprado usado”, afirmou.
Quando perguntado sobre quais requisitos achava importante na compra de um carro, foi categórico: espaço interno. “Se você quer um carro bom para essa tarefa, o Versa (atualmente Nissan V-Drive) é um ótimo carro. Tem muito espaço pro passageiro de trás”.
Outro motorista perguntado foi Valdinei Silva, do Rio de Janeiro, e faz suas corridas para Uber em um Volkswagen Voyage 1.6, ano 2021, recém-comprado de seu sogro. “Escolhi o Voyage não pelo fato de ser o carro que era do meu sogro, mas por ser pouco rodado e ter um bom desempenho, além da multimídia que uso para espelhar o GPS do celular”.
Para ele, um carro de aplicativo precisa ser robusto e dar pouca manutenção, além de ser econômico. “Eu estou rodando no GNV tem um tempo, mas esse carro não gasta muito. O gás é mais por rodar muito no ar-condicionado, a clientela prefere já que aqui no Rio quase sempre é quente”, afirmou.
São muitos os fatores que podem determinar o sucesso de um automóvel “na praça”, entre eles: desempenho, conforto ao rodar, economia, robustez mecânica, fácil acesso à peças de reposição, etc.
Mas achar todas essas virtudes em um só carro não é tarefa fácil. Esperamos descomplicar a sua busca com a lista a seguir, divididas em categorias.
OS MELHORES CARROS PARA APLICATIVO
COMPACTOS
RENAULT SANDERO S EDITION – (UberX – 99Pop)
O Renault Sandero, em versão única S Edition, possui motor 1.0 de 82 cv e já sai de fábrica com comodidades como direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos e travas elétricas.
Seu preço de tabela é de R$83.190, e seu ponto forte é a baixa desvalorização de mercado, além da disponibilidade de uma central multimídia opcional, sem custos extras.
Seu consumo urbano é de 9 km/l (E) e 13,3 km/l (G). O rodoviário é de 9,6 km/l (E) e 13,9 km/l (G).
FORD KA SE Plus – (UberX – 99Pop)
Apesar de ter sido descontinuado no ano passado, o Ford Ka ainda resiste nas praças Brasil afora como uma boa opção de carro compacto para trabalho.
Seu motor 1.0 tem 85 cv (Etanol), e faz até 9,3 km/l (E) e 13,3 km/l (G) no urbano.
Já em rodovias, ele faz 10,8 km/l (E) e 15,6 km/l (G).
Com preços partindo de R$57.849, o Ka na versão intermediária SE tem como trunfos a boa quantidade de itens de série (alguns já disponíveis desde a versão básica S), a economia e a boa ergonomia ao volante.
A baixa procura desde a saída da fábrica da Ford do Brasil favorece o mercado para compra, e mesmo sem mais representação fabril no país, o mercado de peças para o carro não está desabastecido.
FIAT ARGO DRIVE 1.0 – (UberX – 99Pop)
O compacto da Fiat tem bom valor de revenda e baixo índice de desvalorização, e com o motor 1.0 de 75cv, faz 9,1 (E) / 13,0 (G) na cidade, e 10,4 (E) / 14,7 (G) na estrada.
Além da economia, os pontos fortes do Argo vão, além da boa aceitação no mercado, e como pode contar com 520 concessionárias em todo o país, o Fiat também possui uma boa rede de assistência técnica.
Partindo de R$78.590, ele vem de série com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, mas para ter acesso à multimídia é preciso desembolsar um valor a mais.
PEUGEOT 208 LIKE 1.0 – (UberX – 99Pop)
Remodelado e usando o mesmo motor do Fiat Argo, o 208 chega firme para concorrer entre os melhores hatches compactos do país.
Equipado com o 1.0 Firefly, de 75 cv (E), tem como ponto forte a economia, já que faz na cidade 10,4 km/l (E) e 14,7 km/l (G), e na estrada 11,3 km/l (E) e 16,3 km/l (G).
Bem equipado desde o básico, o 208 agora conta com um conjunto mecânico mais robusto e tenta se separar da fama de “frágil” dos antigos modelos Peugeot.
Apesar da cesta de peças mais cara em relação à categoria, tem no preço seu atrativo: parte de R$76.990.
HB20 SENSE 1.0 – (UberX – 99Pop)
Prestes a ser remodelado para o modelo 2023, o HB20 é uma das opções mais cotadas entre os compactos nacionais, sendo recentemente eleito a “Melhor Compra” da categoria pela revista Quatro Rodas.
Na versão Sense, a mais básica, traz itens de segurança como: controle de tração e estabilidade, além de assistente de partida em rampa.
Partindo de R$76.690, tem 80cv (A) e faz as seguintes médias de consumo: 9,8 (E)/13,1 km/l (G) no urbano, e 10,7 (E)/ 15 km/l (G) na rodovia.
VOLKSWAGEN FOX EXTREME 1.6 – (UberX – 99Pop)
Depois de muitos anos de mercado e mesmo depois de sair de linha este ano, o Fox continua sendo uma boa opção para os motoristas de aplicativo.
Com pontos fortes, como os engates precisos do câmbio manual de 5 marchas e posição de dirigir ergonômica, além da regulagem de altura do banco do motorista, o compacto ainda conta com a boa confiabilidade do motor 1.6 Volkswagen, e bom valor de revenda.
Vale ressaltar que, por se tratar da versão única Extreme, o carro tinha bons opcionais, além de amplo espaço interno.
Ao sair de linha, custava R$76.850, mas você pode achar preços mais em conta e ainda com baixa quilometragem.
Seu 1.6 gera 104 cv (E) e seu consumo fica na casa dos 7,7 (E)/ 11,3 (G) km/l no urbano, e 9,2 (E) / 13,3 (G) km/l no rodoviário.
MONOVOLUMES
HONDA FIT LX 1.5 CVT – (UberX – 99Pop – 99Confort)
Carro-chefe das escolhas de monovolumes desta lista, o Honda Fit reúne grandes virtudes que agradam tanto ao motorista quanto ao passageiro.
Para o primeiro, a facilidade do câmbio automático CVT e o bom desempenho do motor 1.5 de 116 cv. Para o segundo, o amplo espaço interno e a disponibilidade de bancos de couro opcionais, que podem facilmente enquadrá-lo em categorias de transporte mais distintas, como o 99 Comfort, por exemplo.
Ainda que tenha sido descontinuado em dezembro de 2021, o Fit conta com a rede de concessionárias mais bem avaliada do Brasil em 2021, segundo o último prêmio “Os Eleitos” da revista Quatro Rodas.
Seu consumo é de 11,6 km/litro com etanol e 12,3 km/litro com gasolina no urbano, e de 13,6 km/litro com etanol e 14,1 km/litro com gasolina no rodoviário. Médias excelentes para um carro automático.
CHEVROLET SPIN 1.8 LS AT 5 LUGARES – (UberX – 99Pop – 99Confort)
Figura fácil no universo do transporte, a Spin foi lançada para substituir, numa só tacada, Meriva e Zafira, dois monovolumes de sucesso da Chevrolet. É atualmente a última minivan feita no Brasil.
Também disponível numa versão com 7 lugares, a Spin é versátil, tem um conjunto mecânico robusto e com boa cavalaria (1.8 de 111 cv, no etanol), além de um torque satisfatório (17,7 kgfm, também no etanol).
Com boa confiabilidade mecânica, aliada ao câmbio automático de 6 marchas, a opção de entrada da Spin pode não ser barata: ela parte de R$104.120, mas pode ser uma boa opção no mercado de usados.
Seu consumo é de 6,9 km/l com etanol e 10,1 km/l com gasolina no urbano, e de 8,4 km/l com etanol e 12,0 km/l com gasolina no rodoviário.
VW SPACEFOX 1.6 MSI (UberX – 99Pop – 99Confort)
A mais antiga da lista, e por muitos considerada uma perua compacta, a Volkswagen Spacefox saiu de linha em 2019, mas continua sendo uma boa opção para o mercado de transporte por aplicativo.
Os melhores modelos são os últimos em linha, já com o motor MSI 1.6 16v, capazes de 120 cv, sempre com câmbio manual de seis marchas e opção de câmbio automatizado i-motion, que não é recomendável.
Grande espaço interno e boa posição de dirigir herdada do Fox, a Spacefox acomoda bem os passageiros graças ao bom espaço entre eixos e ainda oferece um amplo portamalas.
Seu preço médio é hoje R$61.385,00, segundo a tabela Fipe. Na hora de comprar a sua, dê preferência às versões Confortline/Sportline/Highline, mais completas. Suas médias de consumo são 7,30 (E) / 10,30 (G) km/l na cidade, e 8,30 (E) / 11,80 (G) km/l no rodoviário.
SEDANS COMPACTOS
VOLKSWAGEN VOYAGE (UberX – 99Pop – 99Confort)
Já em final de carreira, o Voyage é figurinha carimbada entre os motoristas de aplicativo e táxis Brasil afora. Versão sedan do VW Gol, tem como principal atrativo o porta-malas de 462 litros, e nesta versão 1.0 (única disponível zero quilômetro) de 84 cv no Etanol, a economia de combustível.
Opção mais barata entre os sedans compactos, o Voyage parte de R$87.730,00, mas para ter acesso à multimídia e demais acessórios, o preço beira os R$100 mil. No mercado de usados é possível achar modelos 1.6 8v e 16v MSI, mais potentes e mais baratos.
Suas médias de consumo são: 15,6 km/l na estrada e 13,4 km/l na cidade, com gasolina. Com etanol, as médias diminuem para 10,6 km/l na estrada e 8,9 km/l na cidade.
VOLKSWAGEN VIRTUS 1.6 MSI (UberX – 99Pop – 99Confort)
Figurando entre os sedans compactos premium, o VW Virtus em sua versão 1.6 MSI é uma boa escolha para os que procuram boa dirigibilidade, espaço interno, conforto ao rodar e confiabilidade mecânica.
Seu motor 1.6 possui 116 cv no Etanol e faz as seguintes médias de consumo: 8,2 (E) / 11,9 (G) no Urbano, e 9,5 (E) / 13,8 (G) no Rodoviário.
De série, já conta com direção elétrica, vidros e travas, mas rádio e/ou multimídia são opcionais. Seu preço parte de RS88,480.00, mas com uma ressalva: este não se encontra mais no site da montadora, então, é provável que ainda existam algumas unidades em estoque dos concessionários.
FIAT GRAND SIENA 1.4 EVO – (UberX – 99Pop – 99Confort)
O Grand Siena voltou à linha de produção em 2020 brevemente a pedido de frotistas e motoristas de táxi/aplicativo que precisavam das qualidades do sedan feito em Betim, Minas Gerais.
Espaçoso, de mecânica robusta e econômico, ainda é bastante procurado para carro de trabalho. Além disso, algumas versões vinham com preparação para GNV, de fábrica. Mesmo assim, foi descontinuado ano passado.
Apesar de existir em versão 1.0, aqui destacamos a mais potente, 1.4 EVO, de 88 cv (E), que tinha médias de consumo de 9,5 (E)/ 14 (G) km/l no urbano, e 9,5 (E)/ 13,6 (G) km/l no rodoviário.
Os modelos da Fiat são conhecidos por terem um acerto de suspensão mais macio que os demais concorrentes, fazendo do Grand Siena o favorito da categoria no quesito “conforto ao rodar”.
Seu preço na tabela Fipe hoje é de R$62,295.00.
FIAT CRONOS 1.3 DRIVE (UberX – 99Pop – 99Confort)
Dotado dos mesmos atributos mecânicos do Argo 1.3, o Cronos se destaca pelo baixo índice de desvalorização e pelo motor de 107 cv (no Etanol). Com o câmbio manual de 5 marchas, também é bem ágil no trânsito.
Um de seus trunfos, herdado do Siena, é o amplo porta-malas de 525 litros, um dos maiores da categoria. A versão Drive, intermediária, é bem completa, mas cobra seu preço por isso: o sedã compacto feito na Argentina parte de R$90,390, considerando opcionais e demais itens avulsos disponíveis pela Fiat.
Suas médias de consumo são: 9,1 (E) e 13 (G) km/l na cidade, e 11,2 (E) e 15,9 (G) km/l na estrada.
CHEVROLET ONIX PLUS 1.0 TURBO AUTOMÁTICO (UberX – 99Pop – 99Confort)
Versão sedã do hatch dito mais econômico do país, o Onix Plus se mostra uma boa opção entre os compactos premium, este com opção automática desde a versão de entrada, anteriormente denominada LS.
Para quem quer descansar o pé esquerdo durante as horas dirigindo, o Onix Plus oferece uma caixa de 6 velocidades, que somada ao motor 1.0 Turbo de 116 cv, tanto no etanol quanto na gasolina, oferece um bom desempenho, tanto nas cidades quanto na estrada.
Em comparação ao hatch, o sedã se sobrepõe pelo porta-malas de 469 litros e pelo bom espaço interno. Seu consumo é de 8,6 km/l em cidade e 10,9 km/l em estrada, quando abastecido no etanol, e de 12/15,7 km/l respectivamente, na gasolina.
RENAULT LOGAN 1.0 ZEN (UberX – 99Pop – 99Confort)
Se destaca pela robustez mecânica e pelo baixo custo de manutenção, além de ter baixo índice de desvalorização, quando comparado à versão básica, Life.
É um dos favoritos do público pelo espaço interno, mas deixa a desejar na qualidade dos acabamentos.
Disponível apenas com motor 1.0 SCe de 82 cv (no Etanol), tem médias de 9,0 (E) / 10,0 (G) km/l na cidade, e 13,2 (E) / 14,1 (G) na estrada.
Vendido apenas com câmbio manual de 5 marchas, ele parte de R$88.890. É possível encontrar versões 1.6 e com câmbio automático no mercado de usados.
NISSAN VERSA / V-DRIVE (UberX – 99Pop – 99Confort)
O favorito da praça, mesmo depois de sair de linha: o Nissan Versa, ou sua versão de “despedida” do mercado (para não canibalizar com o Novo Versa), V-Drive.
Elogiado pelo amplo espaço interno e pela boa confiabilidade mecânica, era vendido em versões 1.0 e 1.6, esta última oferecida com câmbio automático CVT.
A versão que recomendamos é a 1.6 manual, que além do bom desempenho dos 111 cv, trazia médias de consumo de 8,4 km/l com etanol e 12,6 km/l com gasolina na cidade, e 10 km/l com etanol e 14,4 km/l com gasolina na estrada.
Seu preço, segundo a tabela Fipe, está em R$67,721 na versão mencionada, manual.
HYUNDAI HB20S 1.0 VISION MANUAL (UberX – 99Pop – 99Confort)
O segundo Hyundai da lista aparece por uma razão especial: baixo preço, boa oferta de opcionais e a cesta de peças mais em conta da categoria.
Disponível com multimídia e até mesmo com vidros traseiros elétricos, o HB20S dá um show na concorrência.
Destaque para o pós-venda e para o espaço interno.
Mesmo conjunto motriz do hatch, 80 cv no etanol, com as seguintes médias de consumo: 9,5 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada com etanol, e 12,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada com gasolina.
Seu preço é de R$80.390.
CHEVROLET COBALT (UberX – 99Pop – 99Confort)
Pioneiro no segmento de compactos premium no Brasil, o Cobalt se destaca pelos mesmos motivos da Spin: o bom desempenho do motor 1.8, aqui com 111 cv (no Etanol) e amplo espaço interno.
Graças ao amplo porta-malas de 563 litros, e a boa distância entre-eixos, os passageiros do banco de trás viajam sem apertos.
Descontinuado em 2021, o carro ainda segue muito procurado entre os interessados em ingressar no mundo do transporte por aplicativo.
Seu preço médio, segundo a Fipe, é de R$76,036, e seu consumo médio é de 7,36/10 km/l (Etanol) na cidade e estrada, respectivamente. Na gasolina, suas médias são de 11,1/14,4 km/l, na Cidade e na Estrada.
TOYOTA ETIOS X PLUS SEDAN (UberX – 99Pop – 99Confort)
Vendido no Brasil por 9 anos, o Etios sedan se mostrava uma opção barata para quem quisesse adentrar o universo Toyota. De baixa manutenção e bom valor de revenda, tinha como versão mais interessante a de motor 1.5 Dual VVT-i, com 107 cv. Sempre com câmbio manual de 5 marchas, também era oferecido com caixa automática de 4 marchas.
Com o foco na confiabilidade mecânica, é uma boa escolha para trabalho, e dispõe de uma boa rede de concessionárias. Seu consumo é de 8,5 km/l com álcool e 12,5 km/l com gasolina na cidade, e 10,3 km/l com álcool e 15,0 km/l com gasolina na estrada (versão MT).
Seu preço na tabela Fipe, na versão X Plus Sedan, é de R$76.798.
SEDAN MÉDIO
Toyota Corolla GLI (UberX – Uber Black – 99Pop – 99Confort)
O único sedan médio da lista é o Corolla em sua versão de entrada, GLI. Com preços que começam em R$147.090, deixa evidente que não se trata de um carro barato, mas que tem atributos de sobra para justificar sua compra ou possível aluguel. No mercado de usados, o modelo mostra-se muito desejado.
Amparado pelo excelente pós-venda Toyota e pelo bom motor 2.0 de 177 cv, aliado ao câmbio CVT de 10 marchas, o Corolla é referência de solidez e requinte dentro da classe de sedans médios nacionais. Sua boa lista de opcionais também é um atrativo considerável.
Com médias de consumo de 11,6 km/l (gasolina) e 8 km/l (etanol) na cidade, e 13,9 km/l (gasolina) e 9,7 km/l (etanol) na estrada, é dono do consumo mais baixo da categoria, perdendo apenas para sua versão híbrida.
Agora que você conheceu os melhores carros para trabalhar em aplicativos de transporte, veja alguns modelos que você deve evitar.
OS PIORES MODELOS
CHEVROLET CELTA
Compacto de entrada da GM e já descontinuado, o Celta é um modelo despojado, e apesar de quatro portas, não acomoda com conforto os passageiros que vão no banco de trás.
Seus pontos negativos também são a má ergonomia do interior e a posição de dirigir, que cansa em grandes distâncias ou períodos de tempo. No entanto, é um veículo econômico, mas uma economia que não compensa nesse modo de trabalho.
VW GOL
Prestes a sair de linha, o Gol mostra deficiências de um projeto antigo. Interior com acabamentos muito simples e pouco espaço interno criam um abismo em relação ao seu irmão de plataforma, o Voyage.
Apesar das 4 portas, assim como no Celta, o espaço para os passageiros no banco de trás é apenas satisfatório. Mas ao contrário do GM, o Gol ainda reserva alguma ergonomia ao motorista e muita estabilidade ao volante, mas insuficientes para justificar sua escolha como ferramenta de trabalho.
HYUNDAI TUCSON (primeira geração)
Apesar de constar como elegível para as categorias mais altas dos apps de transporte (Uber Black, 99Confort), o Tucson é uma má escolha por uma boa razão: seu alto consumo.
Com médias que não chegam a 10km/l em nenhum circuito (Cidade/Estrada), o SUV coreano é amigo do posto de gasolina, e rival do seu bolso. O câmbio automático de 4 velocidades não privilegia o consumo, o que nos tempos atuais pode ser um grande prejuízo.
RENAULT DUSTER 2.0
Dos mesmos males da Tucson padece o Duster com seu motor mais potente, 2.0. Seu alto consumo cria incômodo ao diminuir os intervalos entre as idas ao posto, e pode pesar na hora de fechar as contas do mês.
A preferência por SUV’s de motor menor (e de preferência turbo) ajudam a manter as médias de consumo dentro do esperado, mesmo com câmbio automático.
Peugeot 207 Hatch / Passion
Apesar de figurar na idade aceitável para ser um veículo de transporte por app e ser barato, paga-se um preço alto ao escolher o 207: seus problemas crônicos.
Criticado por notáveis problemas na suspensão, arrefecimento, freios ruidosos e até mesmo do câmbio automático, o hatch e sedã compactos sofrem com a falta de confiabilidade mecânica. Considerado apenas um facelift do modelo 206, o 207 foi descontinuado em 2014.
FORD FOCUS POWERSHIFT
Apesar do bom produto que é o Focus, seu câmbio automático Powershift de seis marchas e dupla embreagem é seu calcanhar de aquiles.
Conhecido por diversas avarias desde vibração excessiva até parar de funcionar por completo, pode ser uma dor de cabeça total se quebrar.
Dê preferência às versões manuais ou as mais recentes, com caixas automáticas convencionais.
FIAT MOBI
Apesar das dimensões ideais para a cidade, essas mesmas dimensões podem custar o conforto do seu passageiro.
Com o espaço traseiro apenas satisfatório, e um porta-malas pequeno, o compacto não tem muita vocação para o conforto em longas distâncias.
Para essas situações existe uma solução dentro mesmo da Fiat: o Argo.
CHEVROLET CLASSIC
Este sofre dos mesmos males do Celta: é barato em todos os sentidos, e não esconde o projeto antigo vindo dos anos 90.
Apesar do porta-malas generoso, o Classic não acomoda bem os passageiros no banco de trás, e para quem vai dirigindo, o banco torna-se inegociável em longas distâncias.
Em matéria de usados e Chevrolet, um Corsa (de geração posterior ao Corsa “B”, chamado Corsa “C”) atende às expectativas que o Classic não consegue acompanhar.
FIAT FREEMONT
Tentativa da Fiat de se estabelecer no mercado de SUV’s, o Freemont era baseado no Dodge Journey, modelo americano das marcas que hoje estão sobre o mesmo guarda-chuva: o grupo Stellantis. Alto consumo, cesta de peças caras e a pouca adesão do público acabaram “minando” o mercado para o Freemont.
Ainda que elegível para o 99Confort, por exemplo, é mais uma opção a se evitar.
JAC J6
Ao chegar no Brasil, a J6 tinha como objetivo bater de frente com monovolumes como Chevrolet Zafira e Nissan Livina, mas problemas mecânicos e uma rede de concessionários mal ambientada ao cenário nacional acabaram prejudicando a vida da minivan.
Apesar de barata, fique atento: as peças podem ser difíceis de conseguir, portanto é bom evitar.
Nesta lista procuramos dar a você algumas opções do que considerar na hora de escolher seu próximo carro para trabalho, mas acima de tudo leve em conta os seguintes quesitos: conforto ao rodar, itens de série, valor do seguro, cesta de peças, revisões e consumo.
Munido destas informações e sabendo por onde começar, estamos certos de que você fará uma boa escolha.