fbpx
sábado, dezembro 9, 2023

projeto mantido por

Anúncio

HomeMachine ConectaComo disparar corridas direto pela plataforma?

Como disparar corridas direto pela plataforma?

Através da plataforma da Machine, serviços de transporte podem continuar recebendo chamadas pelo Whatsapp, mas tudo dentro da lei.

No último artigo, eu falei para vocês que fazer os despachos das corridas da sua empresa pelo Whatsapp fica beeeem no limiar da lei.

Mas, ao mesmo tempo, a gente entende que muitos passageiros preferem solicitar corridas dessa forma.

Por isso, no texto de hoje, eu vou te mostrar como os clientes da Machine, aqueles que criaram seu aplicativo com a gente, podem continuar recebendo os chamados pelo Whatsapp, mas fazer o despacho pela plataforma, para tudo ficar dentro da lei.

Whatsapp Business

Para gente começar, vamos de dicar!

Se você ainda não tem, eu oriento que você instale agora mesmo o Whatsapp Business. 

Ele é a versão corporativa do aplicativo de mensagens. Também é gratuito, mas oferece algumas ferramentas que são uma mão na roda pra quem que usa o Whatsapp para trabalhar.

E esse é o caso dos nossos clientes e dos serviços de transporte de passageiros.

Seu aplicativo pode disponibilizar um número só para receber chamadas. Eu vou colocar aqui como exemplo, o Whatsapp do nosso portal de conteúdo.

A primeira parte legal de se fazer é, através do business, colocar uma mensagem automática.

Basta ir em configurações > ferramentas comerciais > mensagem de saudação.

tela do whatsapp

Ela é uma mensagem automática que será enviada sempre que um contato enviar uma mensagem pra você.

Nessa parte, a gente orienta que você coloque algo como:

“Olá, vamos achar um motorista para você já já. Para isso, eu preciso que você me informe: seu nome completo, telefone, endereço de destino e chegada e forma de pagamento”.

Essas vão ser as informações básicas que você precisa para despachar a corrida.

Mas caso sua empresa ou até a regulamentação da sua cidade exija, como vamos ver na plataforma, há espaço para colocar outras informações.

Disparo pela plataforma

Para fazer o disparo da corrida, eu vou em cadastro > clientes > criar clientes.

Em tipo, eu coloco passageiro call-center, ativo e preencho as informações.

Aqui é o espaço que eu falei em que você pode acrescentar outras informações se necessário.

Cadastro de passageiro

Agora que eu fiz o cadastro do cliente, eu vou em corridas > solicitar nova corrida.

E é por aqui que eu faço o despacho. 

As informações obrigatórias estão marcadas com o asterisco, mas repare que você pode acrescentar:

  • Informações adicionais para passar ao motorista antes e depois dele aceitar;
  • Informações internas para deixar registrado na plataforma;
  • Ponto de referência;
  • Exigências.

E pode até mandar essa corrida para um motoristas específico.

Preenchido o formulário, é só despachar a corrida para o motorista.

Tela de despacho de corridas

E assim você continua usando o Whatsapp para receber as corridas, mas tudo dentro da regulamentação.

Relacionadas

Escreva para nós

Últimas notícias