Com mais de seis anos de volante, Elenilton de Jesus compartilha sua rotina intensa rodando até 12 horas por dia em Belo Horizonte e revela que 90% dos seus ganhos vêm da Uber. Em entrevista ao 55content, ele comenta os altos custos da profissão, afirma que antigamente era melhor rodar por conta das promoções e do combustível mais barato, e defende que, mesmo em 2025, ainda vale a pena ser motorista de app — desde que se tenha disciplina e foco.
Há quanto tempo você é motorista e o que te levou a começar nesse tipo de serviço?
Elenilton: Eu já rodo há seis anos e dois meses. Antes disso, eu trabalhava em uma loja de roupas. Aí eu tirei um carro, e as coisas começaram a apertar um pouco financeiramente. Um amigo meu já era motorista e me incentivou a começar também. Ele falou que era bom, que eu ia gostar… Aí comecei a rodar e desde então estou nessa.
Como é a sua rotina de trabalho? De que horas até que horas você costuma rodar? Você tira folga algum dia ou trabalha com metas diárias, tipo: “só volto pra casa depois de faturar R$300, R$350, R$400”?
Elenilton: Eu não trabalho com metas, não. Eu vou rodando naturalmente. Normalmente, eu saio de casa entre 6h30 e 7h da manhã, e nesse mesmo horário da noite, entre 18h30 e 19h, eu já estou voltando. Basicamente rodo 12 horas por dia, com uma pausa para o almoço. Tem dias em que eu começo um pouco mais tarde, mas essa é a média da minha rotina.
Você é um motorista seletivo nas corridas que aceita? Tem muitos motoristas que só pegam corrida a partir de determinado valor por KM, tipo R$1,50, R$1,60, R$2,00. Como é essa relação para você?
Elenilton: Pela manhã, eu procuro fugir mais do trânsito. Então, não foco tanto no valor por KM, mas também não aceito qualquer corrida. Já à tarde, aí sim eu passo a focar mais no valor por KM e tento pegar corridas acima de R$2,00 o KM.
Trabalhando da forma como você trabalha, quanto você costuma faturar por dia? E como se organiza com os custos, como combustível? Gosta de começar o dia com o tanque cheio ou prefere abastecer no fim do dia? Quanto gasta, em média, por dia com combustível?
Elenilton: Eu costumava anotar tudo o que gastava, tipo alimentação e essas coisas do dia a dia, mas de um tempo para cá parei. De qualquer forma, gosto sempre de rodar com o tanque cheio. Quando vou abastecer, já peço para completar, e normalmente isso gira em torno de R$150 por dia. É essa média, acima de R$100, R$150.
Você roda com quais aplicativos? Uber, 99, inDrive?
Elenilton: Eu rodo com a Uber e com a 99, mas 90% dos meus ganhos vêm da Uber.
Você roda em quais categorias? Uber X, Comfort, Black? E com qual carro?
Elenilton: Eu rodo no Uber X e Comfort. Na 99, eu uso o 99 Pop e o Plus. Meu carro é um Onix.
Você tem ideia de quantos quilômetros roda por dia? E qual tem sido, em média, a taxa da Uber sobre as suas corridas?
Elenilton: Rodo em média 200 km por dia. Na última semana, a taxa da Uber ficou em 5%.
Você já está na estrada há um tempo. Na sua opinião, como era rodar antes e como é hoje? O que mudou? Melhorou, piorou? Seus ganhos aumentaram?
Elenilton: Quando comecei, talvez por falta de experiência, eu achava melhor sim. Tinha mais promoções, o combustível era bem mais barato que hoje. Os custos aumentaram bastante. A taxa da Uber, por outro lado, não aumentou muito, na verdade nem aumentou. Tem os horários em que ela paga melhor. Mas, no geral, eu acho que antigamente era melhor sim.
Na sua opinião, qual é a maior dificuldade para os motoristas de aplicativo hoje?
Elenilton: Acho que são os gastos mesmo, que estão muito altos. Alimentação, combustível… Essas despesas do dia a dia pesam bastante.
Quanto você costuma faturar por dia, em média?
Elenilton: Eu faço em média de R$350 a R$400 por dia.
E você trabalha em qual cidade?
Elenilton: Belo Horizonte, BH. Vim pelo D31.
E com esse ritmo, no final do mês, seu faturamento gira em torno de quanto?
Elenilton: Por volta de R$5.000 a R$6.000 por mês. Eu não rodo aos domingos. No sábado, depende: tem sábado que eu trabalho, tem sábado que não.
Você acha que ainda vale a pena ser motorista de aplicativo em 2025?
Elenilton: Sim, ainda é uma profissão muito boa. Claro que tem o lado negativo, como qualquer outra profissão, mas também tem o lado positivo. Você faz seu horário, trabalha quando quiser… Isso conta bastante.
Se você pudesse dar uma dica para quem está começando agora como motorista de aplicativo, qual seria?
Elenilton: Disciplina e foco. Acho que essas duas coisas são fundamentais.
Tem muitos motoristas que delimitam uma área para rodar, tipo um raio de 12 km da casa. Você faz isso também? Ou vai para qualquer lugar?
Elenilton: Eu também gosto de rodar só em BH. Só saio se for para o aeroporto de Confins. Moro na divisa com Contagem, então, pego corrida para BH e fico por lá. Ou então vou para o aeroporto. As corridas de Belo Horizonte são mais rentáveis do que em Contagem;
Respostas de 8
Ele não se planeja e “vai rodando”. Aí quando vier a conta da manutenção eu quero ver se vai continuar assim.
Espero que seja mais um pouco profissional né o aplicativo tem mais curso para os motoristas respeitar os clientes.
O inverso precisa ser igual.
Então vamos lá, se você não tiver responsabilidade nem compromisso, é assim mesmo vou rodando até que… , você vai descobrir que a grana que você fez ou não dar para pagar a manutenção, ou ela irá toda para a manutenção, se não tiver planejamento, e olhar só para o ganho bruto, vai ver.que você pagou para trabalhar e não o contrário, infelizmente hoje para mim não vale mais apena ser motorista de aplicativo, principalmente para Uber pois quando comecei, eles descontaram de 25 a 30% do valor da corrida, e hoje é de 50% a 60%, tipo você ganhou um sócio no seu carro só que, as despesas ficam todas por sua conta, DIGO TODAS, você tem um sócio que fica com 50%, e quando tem que fazer a manutenção: troca de pneus, manutenção do motor, troca de óleo e abastecimento são todos por sua conta, sem falar se seu carro for financiado!
O Elenilton trabalha como a grande maioria dos motoristas.
Ele tocou nos pontos certos, quando fez a comparação entre trabalhar há anos atrás e atualmente.
O aumento do custo e o não aumento das tarifas dos aplicativos.
Ele não criticou as plataformas (o que achei muito sensato da parte dele), indo no sentido contrário da maioria que é entrevistado neste espaço.
Reclamar não é uma atitude legal, porque as plataformas não obrigam que os motoristas trabalhem com elas.
O motorista é livre para trabalhar em outra atividade e quando ele consegue uma nova colocação no mercado, é só sair do aplicativo.
Simples assim.
Não faz muito sentido para mim, ficar reclamando das plataformas como se elas fossem vilãs que só querem sugar minha pobre alma, como se eu fosse obrigado a continuar trabalhando com elas.
Eu nunca reclamo dos lugares em que trabalho, mas acho que as plataformas deveriam estipular um percentual fixo por corrida.
Se fosse fixado 15% sobre o que o passageiro pagasse, certamente as plataformas iriam aumentar a tarifa para os passageiros, para equalizar os ganhos.
Hoje não temos a menor noção do ganho das plataformas sobre cada corrida, porque tanto a tarifa quanto o percentual que é descontado de nós, só conseguimos ver se analisarmos a corriga depois dela concluída.
Apesar disso, eu seleciono minhas corridas baseado em critérios pessoais, como local de destino, valor da corrida x distância.
Acho que as plataformas, apesar das reclamações de muitos motoristas, continua sendo uma boa opção para quem está fora do mercado de trabalho formal.
Não acredito nessas pesquisas
Precisa trabalhar com cuidado se pegar qualquer corrida no final será prejuízo.a uber poderia aumentar um pouco por km rodado.
Eu trabalho de porteiro 12/36, e no dia de folga eu sou motorista de Aplicativo, Aqui na minha cidade de Viçosa Mg o Aplicativo se chama, LIVRE APP, EU Também trabalho sem planejamento , manutenção vai aparecendo e vou arrumando aos poucos, rodo em média 100 km no dia , mais ou menos 8 a 10 horas, tiro 100 a 150 reais livre , estou a 4 meses como Motorista , gostei muito , futuramente pretendo largar meu emprego de porteiro e trabalhar só no App