Agora é possível fazer transações para pequenas empresas diretamente no aplicativo.
Desde terça-feira (11), os usuários do WhatsApp podem realizar pagamentos para pequenas empresas diretamente dentro do aplicativo. A nova função permite o pagamento com cartão de débito, crédito ou pré-pago em compras diretas para empresas.
A nova ferramenta é um passo importante para o WhatsApp, que agora se torna uma plataforma completa de compra e venda. Estabelecimentos de alimentação, mercados, farmácias e pequenas lojas, que já aceitavam pedidos pelo aplicativo, poderão agora aceitar pagamentos na mesma plataforma.
A função de pagamento para pequenas empresas pode desbancar aplicativos de entrega, pois permite um atendimento mais personalizado e agora possibilita que compras sejam negociadas sem as taxas cobradas em aplicativos como o iFood. Na gigante do delivery, por exemplo, um estabelecimento paga de 12% a 23% sobre os produtos vendidos na plataforma.
Em novembro de 2022, o aplicativo passou a oferecer em todo o Brasil um “Guia de Negócios”, onde é possível encontrar estabelecimentos, conversar com os lojistas e fechar negócios diretamente pelo WhatsApp.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/G/i/RIdKv7QTe8naUI8JkAKQ/busca-por-empresas.jpg?resize=696%2C392&ssl=1)

No ano passado, a pesquisa Fispal Food Digital, realizada pela Fispal Food Service e Fispal Sorvetes em parceria com a EJFGV (agência Jr. da FGV), revelou que 30% dos pedidos de restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos semelhantes eram feitos pelo Whatsapp. O iFood, em segundo, ficava com 28%.
Brasil é o primeiro a receber o recurso
Na última terça-feira (11), o recurso entrou em operação oficialmente no Brasil. A nova funcionalidade era esperada desde março, quando o Banco Central autorizou a realização de transações financeiras via WhatsApp Pay.
O recurso está sendo liberado aos poucos para as empresas.
Nesta fase inicial, somente algumas têm acesso à modalidade. Os pagamentos para pequenas empresas são uma extensão das transações financeiras entre pessoas físicas no WhatsApp, que começaram a funcionar em 2021.
Como o pagamento funciona?
Para as empresas que desejam usar o método de pagamento, devem usar o app WhatsApp Business, podem vincular um parceiro de pagamento compatível, como Cielo, Mercado Pago ou Rede, e criar um pedido dentro do app para aceitar pagamentos de clientes com segurança.
Já os usuários podem cadastrar um cartão de débito, crédito ou pré-pago das bandeiras Mastercard ou Visa.
Lista completa com as instituições e cartões aceitos
O WhatsApp explica que o serviço de pagamentos é mantido pela plataforma Meta Pay, e que os números dos cartões cadastrados são criptografados e armazenados de forma segura. Para cada transação, o usuário tem que informar um PIN (código personalizado) de pagamento.