O programa Correios AproxiME traz diversos benefícios para uma loja virtual, indo além das entregas.
Quem é dono de uma loja virtual deve contar com um serviço de entregas que esteja sempre à disposição para atender às demandas, de forma que o relacionamento com o cliente seja impactado positivamente.
São diversas opções que variam bastante, do alcance ao modo de serviço. Mas cercado por tantas transportadoras e centrais de motoboys, muitas vezes quem acaba se destacando é o bom e velho Correios.
A organização, que até o momento da produção deste texto ainda é de caráter público e federal, é um dos maiores parceiros do e-commerce nacional.
Isso porque os Correios possuem projetos e recursos específicos para atender às demandas das lojas online, indo muito além do sistema de postagem normalmente utilizado pelas pessoas físicas.
Correios AproxiME
O programa Correios AproxiME foi criado durante a pandemia da COVID-19 pensando em impulsionar e dar suporte aos e-commerces, que atravessavam plena expansão.
AproxiME é um programa para apoiar micro e pequenos empreendedores nas estratégias de comércio eletrônico no seu dia-a-dia, com a disponibilização de um pacote de soluções que os ajudará a mudar a matriz do seu negócio e dar os primeiros passos no e-commerce.
Ele reúne diversas oportunidades para quem tem uma loja virtual, como:
- Correios Log+;
- Correios Fácil;
- Isenção de taxas de coleta;
- Pagamentos facilitados;
- Conteúdos úteis para e-commerces;
- Suporte tecnológico;
- Divulgação do site na página dos Correios.
Para ter acesso aos benefícios do AproxiME é preciso ter o Cartão Correios Fácil, que é uma espécie de contrato entre pessoas jurídicas e a empresa pública.
Você pode contratar o Cartão Correios Fácil pela internet.
Basta acessar a seção ‘Correios Fácil’ no site, clicando aqui.
Você vai precisar ter em mãos:
- CNPJ;
- Certificado Digital E-CNPJ;
- Inscrição estadual;
- Razão Social;
- Nome fantasia;
- CNAE;
- Endereço.
Correios Log+
Dentre os recursos oferecidos pelo programa AproxiME, o Correios Log+ se destaca por ser uma solução de logística totalmente pensada para o setor de vendas online.
Correios Log+ é a solução de fulfillment da estatal brasileira.
Para quem não está familiarizado, o termo se refere a um grupo ou empresa que presta um serviço de logística completa, desde a gestão de pedidos e armazenagem, até a entrega.
Pode ser entendida como uma terceirização da parte logística de um negócio, atendendo tanto empresas que estão começando e ainda não tem esse setor bem estruturado, como também outras que querem direcionar seu foco para outras demandas como, por exemplo, vender mais.
E como isso funciona?
Correios Log+ é capaz de se integrar com a plataforma de vendas do parceiro, indicando quando uma compra é feita e que a mercadoria deve ser recolhida.
Após isso, o produto é recolhido, armazenado e distribuído, tudo pelo sistema dos Correios.
A parceria de uma loja virtual com os Correios Log+ é firmada através de um contrato comercial.
Para que o cliente possa armazenar os produtos nos Centros dos Correios, a legislação brasileira requer que ele crie uma filial (fiscal) em cada estado onde deseja realizar operação, que no momento já atende:
- Brasília – DF: implantado;
- Cajamar – SP: implantado;
- Rio de Janeiro – RJ: implantado;
- Contagem – MG: implantado;
- Curitiba – PR: implantado;
- Florianópolis – SC: em fase de implantação;
- Fortaleza – CE: em fase de implantação;
- Manaus – AM: em fase de implantação;
- Porto Alegre – RS: em fase de implantação;
- Recife – PE: em fase de implantação;
- Salvador – BA: em fase de implantação.
A integração da loja virtual com o sistema dos correios também traz outros benefícios, como a possibilidade do cálculo remoto de preços e prazos de encomendas. Com essa ferramenta, o comprador não precisa sair da sua loja online para simular o valor e o prazo do frete.
O Log+ também dá direito ao serviço de logística reversa dos Correios, facilitando muito a vida do lojista em caso de trocas ou devoluções.
O serviço de Logística Reversa é o processo de retorno de mercadorias, que ocorre quando é solicitada a troca ou devolução de um produto. O comprador do e-commerce tem sete dias, a partir da data da entrega, para desistir da compra e essa decisão está amparada pelo Código de Defesa do Consumidor.
Fulfillment Privado
A solução de fulfillment pode ser muito vantajosa dependendo da estratégia do seu negócio, mas como mostramos, o sistema dos Correios ainda não funciona em todo Brasil.
Mas há outras empresas que também atuam terceirizando o processo da logística de e-commerces.
Uma delas é a Estoca, que gerencia toda a integração, armazenagem, etiquetagem e entrega das mercadorias vendidas pela internet de seus parceiros, para todos os estados brasileiros.