Entender o que é B2B e B2C é essencial para o seu negócio.
Apesar do nome complicado, os significados são bem simples e aprender esses conceitos vai te ajudar a direcionar a sua estratégia.
B2C
A sigla se refere aos negócios que são Business to Consumer, ou seja, em tradução literal, o termo se refere aos empreendimentos que são “do negócio para o consumidor”. Isso quer dizer que todas as marcas que vendem produtos ou serviços para o consumidor final (CPF | pessoa física) se enquadram nessa definição.
Para ficar mais fácil de entender, vamos citar alguns exemplos:
- Supermercados;
- Lojas de roupas;
- Restaurantes
- Hotéis
- Academias
B2B
Essa também é fácil fácil, vamos lá:
Como você já deve imaginar, a sigla significa Business to… Business. Ou seja, de negócio para negócio. Esse tipo de empreendimento direciona seus produtos/serviços para outros negócios (CNPJ | pessoa jurídica).
Vamos aos exemplos:
- Lojas de atacado
- Empresas de serviços terceirizados
- Transportes empresariais
- Fornecedores de embalagens
- Empresas de segurança corporativa
E quem atende os dois?
É muito comum conhecermos alguns negócios mistos, que fornecem produtos tanto para pessoas físicas como para pessoas jurídicas.
Os buffets são um ótimo exemplo: eles atendem empresas oferecendo serviços para coffee breaks e refeições em eventos corporativos, mas também se fazem presentes em festas de 15 anos, casamentos e outras ocasiões.
“Tá, e por que eu preciso saber disso?”
No caso de centrais de entrega, isso é ainda mais comum, tanto que o Uber Flash e 99 Entrega não param de crescer, visando competir com Loggi e Rappi.
Se o seu negócio também atende ambos, você precisa ter atenção a alguns detalhes sobre os seus clientes:
Perguntas que você deve se fazer
Para te ajudar a direcionar melhor o seu negócio, separamos alguns questionamentos que todo empreendedor deve se fazer caso queira migrar ou aumentar seu atendimento B2B:
- O meu negócio fatura mais lidando com empresas ou com o consumidor final?
- Quero faturar mais, mas será que estou preparado para passar a atender empresas?
- Minha equipe já sabe lidar com as burocracias que envolvem um negócio B2B?
- Eu tenho argumentos de venda? Por que os clientes comprariam comigo e não com outra empresa?
Ah e aqui vai uma curiosidade: também existem outas siglas, como B2G (negócio para o governo) C2C (consumidor para consumidor) e taantos outros termos que surgem constantemente. Legal, né?
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