fbpx

iFood vai realizar pedidos por comando de voz

Compr.Ai
Compr.Ai

Na semana passada, o iFood anunciou o lançamento do Compr.Ai, uma inteligência artificial que permite que usuários façam compras e pedidos pelo Whatsapp com uma mensagem de texto ou voz. A tecnologia já está disponível para compras em supermercados e a previsão é que a tecnologia chegue em agosto aos restaurantes. Atualmente, 20 estabelecimentos espalhados pelo Brasil utilizam da tecnologia.

A ferramenta é um chatbot que usa o mesmo modelo de inteligência artificial que o ChatGPT. Com comandos de voz ou de texto como: “preciso fazer um almoço sem calorias para cinco pessoas por até 100 reais” ou “quero uma pizza para 10 pessoas que chegue em 40 minutos”, a inteligência artificial gera uma lista de compras com itens e quantidades, indicando os melhores estabelecimentos e comparando os preços entre eles. Segundo Felipe Pereira, diretor do Compr.AI do iFood, a ferramenta é uma versão avançada do ChatGPT, criada para proporcionar a sensação de um atendente real. No Compr.AI, não serão realizados pagamentos por mensagens.

“O GPT compreende até mesmo a forma peculiar de fazer pedidos no Brasil. Quando o cliente acrescenta a observação ‘Coquinha bem gelada’, por exemplo, a resposta do GPT vem com uma interação divertida, utilizando o emoji de rosto congelado, e só depois apresenta o resumo do pedido”, diz Felipe.

O atendimento não é a única etapa automatizada pelo Compr.Ai. Quando o pedido é concluído, a ferramenta atualiza o estoque da loja em tempo real e faz a integração direta com o PDV, evitando a emissão manual do cupom fiscal, o que segundo o iFood, minimiza erros e acelera o tempo de entrega.

“Com a automação proporcionada pelo Compr.AI, os empreendedores podem otimizar suas operações, organizar melhor suas lojas e alocar recursos de forma mais eficiente, resultando em um aumento significativo na produtividade.” afirma o diretor do Compr.AI

Pioneirismo

Em agosto de 2022, o Supermercado Nei-Mar foi o primeiro parceiro do iFood a utilizar a tecnologia. Segundo o iFood, o mercado de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, viu sua renda triplicar com a automatização dos atendimentos pelo chatbot, que ainda não se chamava Compr.AI. 

Mesmo que a inteligência artificial tenha se popularizado há pouco tempo, o iFood afirma que estuda a tecnologia desde 2018. A ideia de utilizar a inteligência artificial surgiu da necessidade de criar ferramentas contra fraudes no pagamento. Hoje, o iFood conta com 17 times de aprendizado de máquina e 120 modelos de AI, que operam diariamente, fazendo por mês, aproximadamente, 10 bilhões de recomendações.

“Nos últimos cinco anos, reforçamos os nossos investimentos em Inteligência Artificial com o foco de trazer soluções que facilitem o dia a dia dos nossos clientes, entregadores e restaurantes parceiros. Isso contribui com todos os nossos serviços, como, por exemplo, na melhor recomendação ao cliente, segmentação de marketing, rotas, tempo de entrega – incluindo tempo de preparo de pratos,  entre outros exemplos, que terão impactos positivos no uso dessas novas tecnologias”, afirma Fabrício Bloisi, CEO do iFood

Como utilizar a ferramenta?

A solução pode ser usada por micros, médias e grandes empresas de diferentes áreas, como mercados, farmácias e pet shops. De acordo com a plataforma, as empresas irão integrar o chatbot diretamente aos números whatsapp das empresas. Segundo o iFood, a empresa parceira que optar em aderir a tecnologia vai pagar uma assinatura mensal + uma taxa de 2% por pedido concluído que é cobrado do cliente final. Para os mercados que querem aderir ao Compr.AI, o iFood disponibiliza uma lista de espera. Você pode ter acesso ao cadastro da lista de espera clicando aqui.

Já para os usuários que quiserem utilizar a ferramenta, o iFood lançou uma espécie de “versão teste” para o público geral. Para acessar é só clicar aqui.

Pesquisar