Iniciativa visa combater a discriminação, garantir acesso à justiça e oferecer assistência jurídica e psicológica aos trabalhadores do aplicativo.
Na última semana, o iFood anunciou que irá disponibilizar uma central assistencial para entregadores vítimas de discriminação. A iniciativa é uma tentativa de combater à discriminação, garantir acesso à justiça e valorização e respeito destes trabalhadores. Em nota, a empresa afirma que “não tolera ofensas ou agressões a entregadores e entregadoras nem manifestações de preconceito, assédio, bullying e incitação à violência contra esses trabalhadores.”
A nova iniciativa é viabilizada por meio de uma parceria com as Black Sisters in Law, uma associação global de advogadas negras que atuam em várias áreas do Direito e oferecem oportunidades de emprego para essas profissionais. Reconhecendo a necessidade de ser proativo na remoção de barreiras ao acesso à justiça, o iFood afirma que acredita que superar essas barreiras é o mecanismo mais importante para proporcionar uma reparação jurídica mínima às vítimas de discriminação. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa, 43 casos de discriminação por mês, em média, foram denunciados pelos entregadores em 2023.
Além do apoio jurídico, segundo o iFood, fornecer assistência psicológica também é fundamental para ajudar os entregadores a superar os traumas causados pela discriminação, uma vez que essas experiências podem ter efeitos extremamente prejudiciais para a saúde mental. Como parte da iniciativa, todos os casos relatados por meio do aplicativo serão encaminhados para uma advogada e uma psicóloga associadas à Black Sisters para assistência.
Johnny Borges, Head de Impacto Social do iFood, enfatiza que “a iniciativa é fundamental para combater ativamente a discriminação e garantir que os entregadores se sintam apoiados em casos de discriminação durante o seu período de trabalho”. Ele acrescenta: “É uma iniciativa poderosa para valorizá-los e respeitá-los cada vez mais dentro da sociedade, nos restaurantes e no ecossistema do iFood. Permite que eles busquem reparação por qualquer dano que possam ter sofrido. É um passo significativo do iFood para estar ainda mais próximo dos entregadores”.
Parceria Ganha-Ganha
“Acredito que a parceria entre o iFood e as Black Sisters seja o exemplo mais genuíno de como os negócios podem ter impactos sociais reais”, afirma Dione Assis, fundadora da associação. Ela explica: “É uma verdadeira situação ganha-ganha. O iFood ganha ao fornecer aos seus entregadores uma ferramenta de segurança e proteção quando enfrentam situações de racismo e injúria racial. As Black Sisters in Law ganham a oportunidade de exercer a advocacia com dignidade. E os entregadores ganham acesso a uma plataforma que os apoiará e fornecerá assistência jurídica nos momentos mais desafiadores de sua atividade”.
Registro de Incidentes
Para ser atendido pelo Centro de Apoio Psicológico e Jurídico do iFood, o entregador precisa relatar os episódios de discriminação. Para fazer a denúncia, basta acessar o menu do aplicativo iFood para Entregadores e selecionar a opção “Alerta de casos graves”. Em seguida, escolha a opção “Quero reportar um caso grave”. Selecione o tipo de incidente, escreva um relato detalhado e anexe fotos, se houver, antes de enviar a denúncia.
Após o registro da denúncia, o entregador receberá um contato da equipe de Segurança do iFood, que fornecerá orientações sobre os benefícios do centro de assistência. Os entregadores podem acessar mais informações sobre o Centro de Apoio Psicológico e Jurídico no Portal do Entregador.