Na semana passada, o DoorDash, um serviço de delivery estadunidense que atua de forma semelhante ao iFood, emitiu um comunicado no qual tenta convencer os clientes a pagarem gorjeta aos entregadores. A companhia afirmou ter observado que a quantia adicional aumenta as chances de os profissionais aceitarem os pedidos feitos, gerando, assim, “experiências de entrega positivas” para ambos os lados.
Uma funcionalidade da plataforma permite que os clientes adicionem a gorjeta na hora da solicitação do pedido, incentivando que os entregadores aceitem mais rapidamente.
“Pedidos sem gorjeta são menos atraentes para os Dashers [entregadores] e, portanto, têm maior probabilidade de serem rejeitados por eles, o que pode fazer com que a comida do consumidor fique mais tempo parada no restaurante do comerciante. Isso faz com que os consumidores tenham tempos de espera mais longos, já que os Dashers potencialmente recusam seus pedidos”, afirmou a empresa.
Durante o comunicado, o DoorDash também informa que está testando um novo modelo de gorjeta, implementando a possibilidade de o cliente utilizar sua própria gratificação personalizada em vez de um dos valores padrões sugeridos. A companhia ainda explica que quem preferir tem a opção de não dar a quantia adicional, mas continua a reforçar a importância da prática.
“Quando os consumidores deixam uma gorjeta, é mais provável que os Dashers aceitem seu pedido devido ao valor que encontram nele. Isso gera experiências de entrega positivas para os consumidores, o que, por sua vez, gera consumidores satisfeitos e recorrentes para os comerciantes”, acrescentou a empresa.
O DoorDash é um dos principais serviços de delivery dos Estados Unidos. A empresa executa suas funções em diversos territórios mundo afora, operando em países como Canadá, Austrália, México, Japão, Alemanha, Porto Rico e mais. No Brasil, o serviço ainda não está disponível.