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iFood anuncia apoio a movimento por trabalho mais justo em plataformas digitais no Brasil

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Na última semana, o iFood se tornou a primeira empresa brasileira a apoiar a Carta-Compromisso Ethos sobre Trabalho Decente em Plataformas Digitais. 

A iniciativa é parte de um movimento liderado pelo Instituto Ethos para melhorar as práticas de trabalho, políticas e procedimentos internos em plataformas digitais, visando a oferta de condições mais justas de trabalho no país.

O compromisso foi formalmente apresentado no dia 20 de junho durante a Conferência Ethos 2023 no Rio de Janeiro, com o objetivo, segundo a empresa, de incentivar outras empresas a se tornarem apoiadoras do projeto.

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O iFood afirma, em nota, que já havia adotado medidas favoráveis aos entregadores nos últimos anos, como oferecer seguro de vida contra acidentes e descontos em atendimento à saúde desde 2019.

Durante a pandemia de Covid-19 em 2020, a empresa implementou ações para proteger os entregadores, cujo trabalho se tornou uma atividade essencial. Além disso, em 2021, promoveu o primeiro Fórum Nacional dos Entregadores e em 2022, realizou fóruns de escuta dos trabalhadores em todo o Brasil.

“O iFood, enquanto empresa brasileira, está atento ao impacto que gera na sociedade e tem avançado na construção coletiva de melhores condições para os mais de 200 mil entregadores que geram renda com a plataforma”, afirma Johnny Borges, head de Impacto Social do iFood.

A Carta-Compromisso Ethos é baseada em cinco pilares para o trabalho decente: diálogo social, condições de trabalho e rendimentos justos, responsabilidades e transparência, comunicação objetiva, e inclusão social e diversidade.

Diálogo Social: É fundamental aprimorar a comunicação com trabalhadores autônomos e seus representantes, encorajando discussões sobre termos de emprego e salários, ao mesmo tempo que auxilia na criação de políticas públicas sustentadas por dados e provas.

Condições de Trabalho e Rendimentos Justos: Deve-se incentivar práticas positivas para assegurar direitos e condições de trabalho apropriadas, oferecendo salários correspondentes ao trabalho realizado, cumprindo prazos de pagamento e fomentando a saúde e proteção social dos trabalhadores autônomos.

Responsabilidades e Transparência: É importante desenvolver políticas para otimizar as condições de uso das plataformas, assegurando clareza na relação entre as partes envolvidas, observando as leis de proteção de dados e priorizando trabalho digno como uma parte fundamental do modelo de negócio.

Comunicação Objetiva: É necessário estabelecer meios de comunicação eficientes e acessíveis para resolver questões, queixas e dúvidas, aumentando a transparência e criando um canal seguro para situações de emergência e violações de direitos.

Inclusão Social e Diversidade: É crucial estimular a inclusão e igualdade de oportunidades, propiciando a geração de renda para grupos vulneráveis, apoiando a equidade de gênero e raça, respeitando os direitos LGBTQIA+, promovendo a inclusão de deficientes, ex-detentos e jovens, além de combater o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Em nota, o Instituto Ethos afirma que “o lançamento da Carta Compromisso representa um marco significativo na luta por melhores condições de trabalho na era digital. Ela é fruto de diálogos construtivos entre empresas, sociedade civil e governo, e tem como objetivo proteger os direitos e o bem-estar dos trabalhadores (as) que atuam por meio de aplicativos. Essa iniciativa é um movimento para acelerar o processo de olhar para essas pessoas e seus direitos, promovendo uma mesa de negociação mais participativa e contribuindo com uma nova narrativa na sociedade civil.”

“A Carta-Compromisso é fundamental para a busca de condições decentes de trabalho na nova economia, em que há mais autonomia e flexibilidade para os trabalhadores”, acrescenta Johnny.

De acordo com a empresa, a iniciativa da Ethos se alinha ao compromisso do iFood de ser uma plataforma cada vez mais focada em oportunidades sustentáveis, não somente visando ganhos econômicos, mas também deixando um legado positivo para a sociedade.

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Giulia Lang

Giulia Lang é líder de conteúdo do 55content e graduada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero.

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