Farmácias e restaurantes, que operam em sistema de delivery, inevitavelmente necessitam escolher entre ter frota própria ou terceirizada.
Nos últimos anos, a tecnologia permitiu uma grande virada no mercado de entregas.
Estabelecimentos como farmácias e restaurantes ganharam diversas opções, para realizar entregas e impulsionar as vendas.
No entanto, os aplicativos de delivery como iFood, Uber Eats e Rappi trouxeram também algumas interrogações nas cabeças de donos de estabelecimentos.
Não propriamente novas interrogações. Afinal, não é de hoje que farmácias e restaurantes precisam optar entre ter a própria frota de entregadores ou terceirizar o serviço.
No entanto, os aplicativos marcaram uma nova fase. Se, por um lado, impulsionam as vendas dos estabelecimentos – segundo o iFood, os restaurantes alcançam aumento médio de 50% em faturamento após entrar na plataforma -, por outro, criaram uma relação de dependência, distanciando clientes e estabelecimentos.
Por isso, muitos empresários acabam optando por construir a própria frota.
Vamos conversar sobre as vantagens e desvantagens de ter uma frota própria, ou
terceirizada.
Frota própria
A frota própria é o modelo em que a farmácia ou restaurante contrata os próprios motoboys e entregadores.
Nesse modelo, o estabelecimento pode contratar os profissionais como trabalhadores formais, dentro do regime da CLT, ou de forma autônoma, fazendo contratos de prestação de serviços.
Caso opte por esse último modelo, é muito importante que o estabelecimento preste atenção nas regras trabalhistas que regulamentam o trabalho autônomo, até para não gerar nenhum problema no futuro.
Caso opte por contratar o motoboy, ele será mais um funcionário da empresa, assim como um garçom ou cozinheiro nos restaurantes, e os balconistas e farmacêuticos, no caso das farmácias.
Os estabelecimentos também podem adquirir os equipamentos de proteção e veículos. Logo, também é responsável pela manutenção.
Em um dos nossos artigos anteriores, explicamos como contratar um motoboy para delivery. Se ainda não conferiu, dê uma lida ao final deste texto.
Citamos o empresário Marcelo Marani, que explica a sua preferência por contratar um motoboy dentro da CLT, para que tenha o profissional 100% à disposição.
Padronização no atendimento
Uma das principais vantagens, de possuir a própria frota de entregadores para restaurantes e farmácias, é conseguir padronizar a excelência no serviço.
Afinal, como funcionários do estabelecimento, é possível treinar, capacitar e criar normas de atendimento, vestimenta e higiene para os entregadores.
Mais do que uma questão estética, padronizar vestimentas possibilita personalizar os equipamentos com a marca do estabelecimento, gerando visibilidade para o negócio.
Controle da operação
Além de padronizar o atendimento, contar com a própria frota possibilita controlar importantes questões em uma operação de delivery, como tempo e preço da entrega.
Afinal, ao terceirizar a frota, inevitavelmente, o estabelecimento repassa essas responsabilidades às empresas contratadas.
Informações sobres os clientes
Das reclamações sobre aplicativos de delivery, uma das principais é a falta de informação que o estabelecimento acaba tendo sobre os clientes.
Como já explicamos em outros artigos, em alguns apps o cliente se torna apenas um número, e o restaurante fica sem acesso a nomes, telefones, e-mails e hábitos de consumo, que podem ajudar a elaborar estratégias comerciais.
Vale destacar que esse problema não é exatamente causado pela terceirização da frota mas, sim, pela contratação de apps delivery em que a venda acontece dentro deles.
Assim, se o estabelecimento realiza a venda em site próprio, mas contrata uma empresa de motoboys para fazer a entrega, a falta de informação não se torna uma questão.
No entanto, a terceirização de frota para grandes apps ocasiona esse problema.
Frota terceirizada
O modelo da frota terceirizada é aquele em que o restaurante ou farmácia não possuem a própria frota.
Assim, eles contratam uma empresa de motoboys, especializada em entregas, ou realizam cadastro em apps de delivery para contar com a frota do aplicativo.
Vale lembrar que nem todo plano de aplicativo de delivery conta com a frota de entrega.
O iFood, por exemplo, possui dois planos: básico e entregas. Apenas no segundo o restaurante conta com a frota de entregadores do aplicativo.
A grande vantagem desse modelo é, sem dúvidas, os gastos que acabam sendo menores, tanto com a contratação dos profissionais, quanto pela manutenção dos equipamentos.
Além disso, no caso de aplicativos de delivery, a gestão é automatizada, já que a venda
ocorre dentro do app, que já chama um entregador para o serviço.
Custos de contratação e manutenção
Como falamos anteriormente, o modelo de terceirização de frota acaba se tornando vantajoso para quem tem o foco de gastar menos.
Afinal, você não terá gastos com contratação de funcionários e encargos trabalhistas, nem com a manutenção de equipamentos.
Tudo fica a cargo do aplicativo de delivery ou empresa de motoboy que você contratou.
Dessa forma, o foco do estabelecimento é, unicamente, preparar a encomenda e entregar para o parceiro realizar o serviço.
Foco no negócio
Outra vantagem de uma operação com frota terceirizada é a possibilidade de focar exclusivamente na atividade fim do negócio.
No caso de aplicativos de delivery, o sistema é integrado. Assim, o restaurante faz uma venda e imediatamente já despacha para o entregador.
Dessa forma, ele não se preocupa com essa parte da operação.
Segundo o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, em entrevista à Folha de São Paulo, manter uma estrutura de entregas demanda tempo e investimento.
Assim, ao terceirizar essa etapa da operação, o empreendedor, principalmente do pequeno negócio, consegue ficar inteiramente focado.
A realidade é que não existe uma resposta única para o que é melhor para todos os estabelecimentos. Por isso, é necessário que cada empresário avalie prioridades e, assim, decida o que é o melhor para o negócio.