O entregador do iFood não é obrigado a ter uma maquininha mas, sem ela, ele deixa de receber entregas pagas no cartão de crédito ou débito na entrega.
Publicado em 19/05/2019 – Atualizado em 12/12/2022
Se você é entregador do iFood, sabe que o aplicativo permite que os usuários paguem as refeições de diversas formas.
No caso do pagamento pelo app, ou seja, o pagamento online, o usuário pode pagar usando cartão de crédito, débito, algumas opções de vale-refeição e o pix.
Já no caso dos pagamentos na entrega, é possível pagar no dinheiro e através da maquininha.
E aí que entra o nosso tema de hoje.
Muitos entregadores, principalmente os novatos, questionam se é obrigatório ter um aparelho.
Não há nada que obrigue o profissional de entregas a ter sua própria maquininha.
Sem ela, só poderá receber pedidos em que o pagamento tenha ocorrido dentro do aplicativo ou em dinheiro.
Por algum tempo, a empresa comercializou as maquininhas dentro da Loja do Entregador.
Atualmente, eles não trabalham com venda de maquininhas, apenas com o sistema de empréstimo a entregadores na campanha de distribuição. No entanto, é possível ver diversas máquinas sendo comercializadas em sites de compra e venda.
O iFood, porém, não recomenda o uso do aparelho de terceiros, pois, segundo eles, não apresentam estabilidade e nem terão qualquer tipo de suporte da empresa.
Caso o entregador seja selecionado para receber uma maquininha, ele é avisado via SMS.
As maquininhas do iFood
Segundo sites especializados como a Mobile Transaction e a Saipos, o iFood possui 3 modelos de máquinas:
- iFood Pocket;
- iFood Fast;
- iFood Ultra.
Para o entregador ativar a maquininha, a empresa explica que basta:
- Ativar o Bluetooth no celular;
- Abrir o app iFood para entregadores e fazer o login;
- Ligar a maquininha e aguardar a inicialização e a conexão;
- Parear a maquininha pressionando a tecla “0”.
É importante lembrar que isso vale para parceiros cadastrados no iFood, ou seja, os entregadores parceiros do iFood.
Já em estabelecimentos que não utilizam iFood ou aplicativos semelhantes, ou que só usam como marketplace, ou seja, apenas expondo seu cardápio, as entregas são realizadas através de motoboys próprios ou contratando uma empresa especializada.
Nesses casos, a prática mais comum é que o entregador leve a maquininha até o cliente e depois retorne ao estabelecimento.
Para esses casos, o estabelecimento pode utilizar a sua própria maquininha.

Empresas de entregas: como realizar a cobrança dos produtos dos meus clientes?
Como já falamos, a forma de pagamento dos produtos é um dos principais desafios do ecossistema do mercado de entregas.
A missão é facilitar a vida dos clientes, sem excluir quem ainda quer pagar no momento da entrega, ao mesmo tempo que garante agilidade para os entregadores e tranquilidade para o estabelecimento parceiro receber o valor do produto.
Por isso, separamos para quem tem uma frota ou uma empresa de entregas, quatro formas de realizar a cobrança dos produtos dos seu clientes.
Levando e trazendo de volta a maquininha
Como já dissemos, essa talvez seja a forma mais clássica para empresas de motoboys que atendam estabelecimentos que oferecem delivery.
Nesse caso, o motoboy retira o produto no estabelecimento e leva consigo a maquininha do local.
Entregadores focados em apenas um cliente
Outra possibilidade é que os motoboys da sua frota fiquem apenas em um cliente específico. Dessa forma, eles portarão a maquininha do estabelecimento e irão realizar a cobrança por meio dela.

Aconselhar o cliente a realizar cobrança online
Sempre é possível também orientar seus estabelecimentos parceiros a focar suas vendas nas compras online. Dessa forma, o serviço de entrega realiza de fato apenas o deslocamento do produto.
Esse pagamento online pode ser feito tanto através do cadastro do cartão em aplicativos como iFood ou por meio de links de pagamentos ou QR codes. Por meio deles, basta enviar o link para o cliente e ele paga de forma online.
Caso seu cliente não saiba orientar o consumidor, você pode encaminhar o passo a passo a seguir, que ensina a cadastrar um cartão para pagamento online no iFood:
- Abra o aplicativo e vá até a aba Perfil;
- Em seguida, vá até Formas de Pagamento e clique em Adicionar novo cartão.
- Selecione o tipo de cartão (crédito, débito, vale-alimentação, vale refeição e etc…)
- Insira as informações do cartão e clique em Salvar.
Recolher o valor do produto e realizar a transferência para o estabelecimento
A sua empresa de motoboys também pode fazer um modelo semelhante ao do iFood e da Loggi. Assim, você deverá adquirir maquininhas de cartão de crédito e distribuir para seus entregadores.
Ela será vinculada a conta da sua empresa e de tempos em tempo você deve fazer o repasse do valor dos produtos para os estabelecimentos.
Caso você tenha uma empresa de motoboys ou outro tipo de serviço de entregas, vale avaliar qual modelo melhor te atende para confirmar se seus entregadores devem ou não portar uma maquininha.