Criado por um ex-motorista, o DSW exibe estimativas de lucro por quilômetro, minuto e hora, além das melhores regiões para se trabalhar.
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Lançado com o intuito de oferecer mais controle e segurança aos motoristas de aplicativos, o DriveSocial Watcher (DSW) nasceu da visão de Ramon Gadelha, um ex-motorista que identificou as dificuldades enfrentadas por seus colegas na análise rápida da rentabilidade das corridas.
Desde sua criação, o aplicativo tem sido uma ferramenta essencial para auxiliar motoristas na tomada de decisões, apresentando dados objetivos sobre cada corrida e possibilitando uma visão ampla sobre as áreas mais lucrativas.
Hoje, o DSW se destaca não apenas como uma calculadora de ganhos, mas também como uma plataforma estratégica e colaborativa, que permite aos motoristas otimizarem seus ganhos de forma prática e acessível. Para saber mais, confira a entrevista abaixo:
Poderia contar um pouco sobre a origem do DSW?
O DSW foi lançado em abril do ano passado. Antes disso, eu trabalhei como motorista de aplicativo e percebi a necessidade de mais segurança para os motoristas. Foi daí que surgiu a ideia do Drive Social, uma plataforma colaborativa voltada para a proteção dos motoristas. Ele foi o primeiro app desse tipo, lançado em 2017, e usava funcionalidades que os motoristas poderiam compartilhar para ajudar uns aos outros. Hoje, o DSW se expande a partir dessa ideia inicial e integra algumas dessas experiências.
E o que é exatamente o DSW?
O DSW é um aplicativo desenvolvido para atuar como uma calculadora de ganhos e facilitador para motoristas de aplicativos, como Uber, 99 e inDrive. Ele ajuda os motoristas a avaliar rapidamente se uma corrida vale a pena antes de aceitá-la. Geralmente, as plataformas enviam “cards de oferta” que descrevem a corrida, incluindo o tempo estimado de embarque e desembarque, valor e endereços de partida e destino. No entanto, é desafiador para o motorista calcular se a corrida é financeiramente vantajosa, especialmente com o tempo limitado para aceitar a oferta, o que pode ser feito enquanto ele está dirigindo.
O DSW resolve esse problema ao exibir um card próprio sobre o card da corrida no aplicativo da plataforma. Esse card apresenta dados resumidos, como o ganho estimado por quilômetro, ganho por minuto e ganho por hora, permitindo ao motorista analisar rapidamente a rentabilidade da corrida com uma estimativa precisa, embora com margem de variabilidade. Isso facilita a decisão de aceitar ou recusar a corrida com base em dados objetivos, sem precisar calcular mentalmente.
Nas versões mais recentes, o DSW permite que o motorista registre o valor do seu último abastecimento (seja gasolina, gás ou álcool) e a média de quilômetros por litro que seu veículo percorre. Com essas informações, o aplicativo calcula o custo do combustível por quilômetro em cada corrida, fornecendo uma estimativa mais precisa do lucro líquido. Se a corrida resultar em um custo superior ao ganho, o aplicativo exibirá o valor negativo, indicando um possível prejuízo.
Outro diferencial importante do DSW é o “Mapa Dinâmico”, que aparece na tela principal e mostra a média de ganhos por quilômetro em diferentes regiões da cidade em tempo real. Esse mapa exibe a localização atual do motorista e destaca áreas próximas com melhor remuneração por quilômetro rodado, ajudando o motorista a decidir onde se posicionar para maximizar seus ganhos. O mapa classifica as áreas em cores de acordo com o nível de pagamento: azul para ganhos na média, laranja para ganhos um pouco acima da média e vermelho para ganhos muito acima da média. Assim, o motorista pode ver que, por exemplo, em uma região próxima, o ganho médio é de R$ 1,50 por quilômetro, mas a dois quilômetros de distância, o valor sobe para R$ 2,50, indicando uma oportunidade de maior rendimento.
Além disso, o DSW também mostra as áreas com maior demanda de corridas naquele momento, destacando zonas de alta solicitação, o que permite ao motorista traçar estratégias de deslocamento para regiões de maior fluxo e aumentar suas chances de encontrar corridas. O público-alvo do DSW inclui tanto motoristas quanto entregadores de aplicativos, abrangendo usuários de Uber, 99, e também das modalidades Uber Moto e 99 Moto. Recentemente, o DSW passou a suportar também a plataforma de entregas Rappi, e a equipe trabalha na inclusão de novas plataformas.
Sobre o DSW, você poderia nos contar se há algum dado sobre quanto os motoristas conseguem economizar ao usar o aplicativo?
Não temos uma estimativa exata, pois a economia varia de acordo com o perfil e as escolhas de cada motorista. Nossa plataforma não armazena dados individuais sobre as economias, em respeito à LGPD e à proteção de dados. No entanto, dispomos de dados gerais como valores por quilômetro e minuto por região, o que ajuda a criar um mapa de preços. Futuramente, podemos considerar realizar uma pesquisa para compreender melhor o impacto financeiro do DSW sobre os motoristas.
E o app do DSW é totalmente gratuito?
Sim, o DSW é gratuito, diferentemente de outras plataformas que cobram por funcionalidades específicas. Nossa proposta é oferecer uma alternativa que seja acessível e eficiente, sem cobrar diretamente dos motoristas.
Como o DSW consegue se manter gratuito?
Mantemos o app gratuito graças a anúncios que os motoristas podem assistir para liberar algumas funcionalidades premium temporariamente, como filtros de mapa e histórico. Dessa forma, o motorista não paga em dinheiro, apenas precisa visualizar os anúncios para acessar essas áreas.
Sobre a concorrência, o DSW possui algumas vantagens em relação a outros apps, como o Stop Club?
O DSW se destaca por ser mais seguro e rápido. Diferentemente de aplicativos de automação genéricos, como o MacroDroid, nosso sistema foi projetado exclusivamente para auxiliar motoristas de aplicativos, sem precisar acessar ou interagir com outras áreas sensíveis do celular. Além disso, o DSW é disponibilizado na Play Store, o que significa que passa por rigorosos testes de segurança, garantindo um nível de confiança superior. Esse foco específico também nos permite oferecer funcionalidades personalizadas, como o mapeamento dinâmico que ajuda o motorista a traçar estratégias em tempo real com base em localização e horários.
Vocês têm algum novo recurso planejado para o curto prazo?
Sim, estamos trabalhando em algumas novidades, mas ainda não posso compartilhar muitos detalhes. Posso adiantar que estamos planejando uma integração com outros aplicativos, além de novas funcionalidades que ajudarão os motoristas a otimizar suas rotas e economias.
Alguma última consideração?
Recentemente, adicionamos um recurso de cadastro de destino. Os motoristas podem registrar anotações sobre locais específicos, como áreas de alta demanda ou zonas de risco, com classificações em níveis de alerta: verde, amarelo e vermelho. Assim, o motorista pode identificar facilmente locais mais seguros ou de alto ganho, evitando regiões que não deseja atender. Além disso, incluímos o “semáforo de ganhos”, onde o motorista pode definir o que considera ganhos altos ou baixos por hora, quilômetro e minuto, e o app classifica automaticamente.