A Uber divulgou recentemente que desde sua chegada ao Reino Unido há mais de uma década, a empresa tem desempenhado um papel importante no sistema de transporte do país, promovendo o crescimento econômico e proporcionando acesso a transporte seguro e confiável.
Uma análise realizada pela Public First no relatório “The Impact of Uber in the UK” revelou que a Uber desbloqueou cerca de £5 bilhões em valor econômico para o Reino Unido no ano passado, superando os £3,2 bilhões registrados em 2019.
A Uber afirma que tem sido uma força motriz por trás do acesso a viagens seguras e acessíveis para pessoas em todo o Reino Unido: “A Uber permite que pessoas em todo o Reino Unido tenham acesso a transporte seguro, confiável e acessível, ao mesmo tempo que oferece trabalho flexível para mais de 100.000 motoristas na plataforma”.
A Uber diz que mais de um quarto dos adultos britânicos viajou com a Uber no mês de agosto, e a plataforma já forneceu mais de um bilhão de viagens desde seu lançamento no Reino Unido.
“Cada uma destas viagens proporciona uma ligação importante, seja para levar as pessoas ao trabalho, apoiar a economia local, ligar a família, comparecer a quem precisa de assistência extra ou preencher com segurança lacunas na rede de transportes em horas do dia ou em zonas do país onde as opções de viagem são mais limitadas”, detalha a empresa.
Além disso, no ano de 2022, 8,8 milhões de passageiros usaram a Uber para ir ao trabalho, e 13,5 milhões usaram o serviço para visitar amigos e familiares.
Além de fortalecer as conexões individuais e comunitárias, a Uber afirma que suas viagens também têm um impacto significativo nas economias locais. “Cada milhão de viagens em uma cidade apoia £ 18,1 milhões para a economia local por meio de uma combinação dos ganhos do motorista e dos gastos do consumidor que essas viagens desbloqueiam.”
No ano passado, dois terços dos passageiros usaram a Uber para se conectar ao transporte público, enquanto 70% afirmaram que a presença da Uber reduziu sua necessidade de possuir um veículo próprio. “Hoje, as pessoas podem utilizar a Uber para reservar bicicletas elétricas, scooters elétricas, comboios, autocarros, barcos e até voos, aproximando mais do que nunca a visão da mobilidade partilhada e sustentável.”
Por fim, a Uber explica que está empenhada em tornar sua frota mais amigável ao meio ambiente. A empresa estabeleceu metas ambiciosas para que todos os carros em sua plataforma sejam totalmente elétricos até o final de 2025 em Londres e até 2030 em todo o Reino Unido. “Com a ajuda do fundo Clean Air Plan de £ 145 milhões da Uber, os motoristas da Uber estão se tornando elétricos oito vezes mais rápido do que os proprietários de carros particulares, com bem mais de 10.000 VEs agora na plataforma da Uber no Reino Unido. Ao tornar o transporte partilhado mais limpo e acessível, estamos a reduzir a pressão nas nossas estradas e a apoiar a jornada para Net Zero.“
Por fim, a Uber afirma que está orgulhosa de seu papel no Reino Unido, apoiando as economias locais, conectando comunidades e contribuindo para um sistema de transporte mais amplo, acessível e sustentável. “Desde 2021, os condutores têm podido aceder aos benefícios de um trabalho totalmente flexível, juntamente com proteções aos trabalhadores, como o subsídio de férias e o acesso a uma pensão”, conclui a empresa.