A Uber França anunciou que vai investir cerca de €500 mil para ajudar motoristas parceiros a comprarem e instalarem câmeras dentro dos carros.
O investimento vai garantir um desconto de 50% em três modelos disponíveis em pontos de venda parceiros da empresa “Norauto”. Com a funcionalidade de “Gravação de Vídeo”, motoristas poderão conectar a câmera instalada diretamente ao aplicativo da Uber.
De acordo com os resultados de uma pesquisa realizada em 2023, com mais de 2 mil motoristas, quase 80% desejam ter uma câmera nos veículos e desejam ser acompanhados pela Uber na aquisição e instalação. Para quase 40% deles, o custo de aquisição é a principal dificuldade na compra dos equipamentos.
Clique aqui para receber todas as notícias do mercado dos aplicativos de transporte no seu Whatsapp.
Segundo a Uber, o desconto é de 50% em três modelos de câmeras de diferentes faixas, que permitem filmar o interior e/ou o exterior do veículo e além de gravar as imagens no aplicativo, o motorista tem a opção de manter a gravação continuamente em um cartão SD. Para obter a câmera e aproveitar o desconto, os motoristas só precisam ir a um dos 18 centros parceiros da Norauto e apresentar o código promocional fornecido pela Uber.
A promoção está disponível somente na França.
Depois de equipados, os motoristas podem conectar suas câmeras (adquiridas por meio da parceria com a Norauto ou por meios próprios) diretamente ao aplicativo da Uber através da funcionalidade “Gravação de Vídeo”.
De acordo com a Uber, a função permite o upload de até seis arquivos diretamente do aplicativo do motorista, mediante solicitação para envio exclusivo às equipes de suporte da Uber em caso de incidentes de segurança. Segundo a plataforma, as gravações e disposições dos arquivos estarão em total conformidade com as regulamentações de proteção de dados pessoais (RGPD), equivalente à Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil (LGPD).
Já os passageiros serão notificados assim que solicitarem uma viagem em que o equipamento está instalado no veículo. Caso não se sinta confortável com a gravação, o passageiro tem a opção de cancelar a viagem gratuitamente.
Porém, segundo uma pesquisa realizada pela Uber, mais de 50% dos passageiros se mostraram favoráveis à instalação de câmeras dentro dos veículos. Segundo a Uber, as gravações seguem critérios rígidos de proteção à privacidade, tais como, restrições de acesso, políticas de retenção de arquivos, áudio não incluso nas gravações e etc.
De acordo com a empresa, o desenvolvimento deste produto está sendo realizado em estrita conformidade com o RGPD, e a Uber só terá acesso às gravações de vídeo se o motorista decidir solicitar suporte da plataforma.