A empresa de tecnologia brasileira iFood anunciou, na última quarta-feira (7), o lançamento da iniciativa #BoraDescer, que se inicia durante o carnaval do Rio de Janeiro, mas visa, em uma perspectiva de longo prazo, promover a conscientização entre seus usuários para que recebam seus pedidos pessoalmente, demonstrando gentileza e respeito pelos entregadores que trabalham diariamente nas entregas.
A campanha conta com duas ativações, a primeira já aconteceu no pré-carnaval carioca, no dia 4 de fevereiro, com a cantora Preta Gil já convidando os foliões a descerem para pegar os pedidos, dando o pontapé inicial na campanha de conscientização no carnaval do Rio.
“A campanha #BoraDescer é para que todos criem consciência da importância de valorizar e respeitar o entregador e buscar seu pedido nas portarias de prédios e condomínios. Além de agilizar a entrega, isso diminui os riscos enfrentados pelos profissionais, que muitas vezes precisam deixar suas motos e bicicletas, juntamente com a bag, enquanto sobem para entregar o pedido ao cliente, ficando expostos a possíveis furtos nesse curto espaço de tempo”, afirma Johnny Borges, diretor de Impacto Social do iFood.
A segunda ação acontece no dia 11 de fevereiro, com a distribuição de copos com o mote #BoraDescer, em desfiles das escolas de samba das séries Prata, Bronze e do grupo de Avaliação, na estrada Intendente Magalhães, na Zona Norte.
A coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial do Rio afirma que a campanha #BoraDescer também ajuda a combater o preconceito, lembrando que a pesquisa Cebrap de 2023 mostrou que 68% de entregadores de aplicativo se declaram pretos ou pardos.
“A Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial do município do Rio festeja a parceria com o iFood e a Superliga no carnaval carioca. Entendemos que um trabalho de ativação contra o racismo depende de grandes instituições unidas em torno de uma pauta tão urgente. Por essa razão, vamos juntos na avenida conscientizar os foliões para a importância de denunciar o racismo no nosso portal de denúncias 1746, além disso, nos unimos ao iFood com respeito aos colaboradores que, em sua maioria, são pessoas negras, portanto, colabore e #BoraDescer!”, afirma Yago Feitosa da Paschoa, coordenador de Promoção da Igualdade Racial da prefeitura do Rio de Janeiro.
A campanha faz parte de uma mobilização a favor dos entregadores, levando em conta que, entre agosto e outubro de 2023, o Rio de Janeiro registrou cerca de 600 casos de agressões físicas e verbais contra os trabalhadores do app, muitas vezes devido à confusão sobre a política de entrega até a porta do cliente versus o ponto de contato mais próximo.