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“No IDN o motorista tem a autonomia para definir o quanto irá ganhar”, afirma influenciador

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Motorista, Patrocinados
Rodrigo Vieira
Rodrigo Vieira

Conteúdo patrocinado por IDN Network.

Em um cenário onde a autonomia profissional é cada vez mais valorizada, surgem novas ferramentas que prometem mudar o mercado de transporte por aplicativo. Uma dessas ferramentas é o IDN Network, um aplicativo que se destaca por oferecer aos motoristas maior controle e autonomia em sua profissão. Nesta plataforma o motorista trabalha com clientes particulares e não paga comissão para terceiros.

Para entender melhor o impacto e as possibilidades trazidas por essa novidade, conversamos com Rodrigo Vieira, motorista experiente, influenciador e dono do canal “Chama na Pista“, que compartilhou sua visão sobre como o IDN pode mudar o jogo para os motoristas.

Rodrigo Vieira aborda temas como a gestão independente da profissão, a liberdade de definir tarifas e a construção de uma clientela privada, destacando a importância de ferramentas como o IDN no cenário atual. Ele também discute os desafios enfrentados pelos motoristas em plataformas convencionais, como a Uber, e como o IDN pode ser uma alternativa convincente:

  1. Como você enxerga o aplicativo IDN mudando o jogo para os motoristas da Uber, especialmente no que diz respeito a ganhar mais controle e independência?

O IDN é uma ferramenta para gerenciamento de clientes, permitindo o cadastro e a definição de valores. Ela possibilita realizar análises de mercado e desenvolver estratégias para determinar lucros e descontos para passageiros. Atualmente, esses processos são desorganizados, resultando na maior parte dos lucros indo para as plataformas.

  1. Como influenciador, qual é a sua opinião sobre a ausência de comissões com o IDN e como isso impacta os ganhos totais e a liberdade financeira dos motoristas?

O aplicativo IDN, conforme seu desenvolvimento atual, deveria ser amplamente divulgado para motoristas e motociclistas. Ele oferece oportunidades além das plataformas convencionais, que frequentemente exploram esses profissionais que dependem exclusivamente dessa forma de trabalho.

  1. O IDN se propõe a ser uma solução completa para que os motoristas trabalhem de forma independente. Quais características ou aspectos você considera mais atraentes para alcançar essa independência?

Hoje, muitos passageiros utilizam nossos veículos diariamente. Para se destacar no mercado, os motoristas devem priorizar um atendimento de qualidade e buscar diferenciais. Além de possuir um carro em bom estado, é importante investir em vestuário adequado, manter o veículo limpo e ser cordial no atendimento ao cliente. Também é recomendável que os motoristas façam um curso de inglês, pois isso pode ser um diferencial competitivo no mercado.

  1. Na sua opinião, quais desafios os motoristas da Uber enfrentam atualmente que o IDN aborda de forma eficaz, tornando-o uma alternativa convincente?

Um dos principais problemas enfrentados pelos motoristas da Uber é a baixa tarifa, que não reflete os altos custos operacionais e resulta em ganhos reduzidos. Esta política de remuneração, aplicada há anos, afeta a qualidade do serviço e a manutenção dos veículos. Em contraste, no IDN, o motorista tem a autonomia para definir suas próprias tarifas e o quanto irá ganhar.

  1. Como alguém com influência na indústria, qual é a importância, na sua visão, de os motoristas terem ferramentas como o IDN para traçar seu próprio caminho e construir uma clientela privada?

Sempre aconselhei as pessoas a buscarem independência, mas as plataformas criaram uma ilusão de autonomia. Que tipo de autonomia é essa se você não define o valor do seu serviço? Passar horas rejeitando corridas e estar constantemente disponível não parece ter autonomia. Felizmente, conheço alguns que estão se tornando menos dependentes dessas plataformas.

  1. Dada sua experiência, você acredita que os motoristas adotando o IDN poderiam levar a uma mudança significativa na dinâmica da indústria de compartilhamento de carros?

Cada motorista e passageiro tem suas próprias características e preferências, formando redes que podem ser substituídas ao longo do tempo. Na minha opinião, isso ocorre devido à falta de comprometimento da Uber com ambos. Atualmente, não apenas os motoristas, mas também os passageiros enfrentam experiências negativas, proporcionando oportunidades para os motoristas agirem de maneira mais favorável.

  1. O IDN incentiva os motoristas a trabalharem completamente de forma independente. Quais vantagens potenciais você vê para os motoristas que fazem essa transição?

Uma vantagem importante do IDN é a capacidade de orientar os clientes sobre o aplicativo durante o processo de captação. Isso inclui explicar como eles podem começar a usar a plataforma e a importância de marcar atendimentos com antecedência. Esta prática permite uma melhor organização do tempo e assegura a capacidade de atender a todos de forma eficiente. Além disso, dependendo das condições locais, essa abordagem pode tornar o serviço mais atraente, não apenas em termos de custo, mas também pela qualidade oferecida.

  1. Como você acredita que a capacidade de definir taxas, preços dinâmicos, disponibilidade, termos e condições, política de cancelamento, entre outros, pode influenciar a satisfação e bem-estar dos motoristas?

Para gerar conforto, é essencial que a transparência seja uma prioridade. Atualmente, plataformas não esclarecem suficientemente para motoristas e passageiros aspectos como a taxa da plataforma, a definição da tarifa dinâmica, entre outros detalhes. No IDN, é possível estabelecer clareza, permitindo que os passageiros compreendam como o serviço funcionará.

  1. Na sua visão, qual é o papel que os influenciadores podem desempenhar na conscientização sobre o IDN e capacitação de mais motoristas a assumirem o controle de suas carreiras?

Ferramentas que beneficiam motoristas devem ser amplamente divulgadas. Por isso, criei canais no Instagram e no YouTube para oferecer soluções. Observo muitos problemas na internet, mas poucas soluções. Questiono se ferramentas úteis não deveriam ser compartilhadas, mesmo sem lucro.

  1. Considerando o cenário atual, que conselho você daria aos motoristas da Uber que estão explorando alternativas como o IDN para uma experiência de direção mais independente e lucrativa?

Prestem um bom atendimento, invistam em sua profissão e proporcionem experiências novas aos passageiros. No Brasil, em 8 anos, não houve mudanças significativas para os trabalhadores de aplicativos. Utilizem as oportunidades oferecidas pelas empresas, destacando seus diferenciais.
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Giulia Lang

Giulia Lang é líder de conteúdo do 55content e graduada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero.

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