Samuel diz que as novas categorias da Uber e 99: Prioridade e Expresso nem sempre resolvem os problemas de agilidade dos motoristas pois eles estão sendo desvalorizados pelas plataformas.
Os principais aplicativos hoje, como Uber e 99, estão lançando categorias parecidas para atrair o maior número possível de passageiros para suas plataformas. Tanto a Uber quanto a 99, com essas categorias, têm como objetivo fazer com que vocês, passageiros, escolham viajar com eles.
O que está acontecendo hoje é que muitos passageiros tentam encontrar uma corrida e não conseguem. Muitas vezes, vocês ficam parados esperando, acionam a Uber e o carro não vem, acionam a 99 e o carro também não vem. Quero dizer a vocês, passageiros, que muitos motoristas não estão aceitando essas corridas porque elas só são lucrativas para a Uber e para a 99, mas não para nós. Muito do valor que vocês pagam fica retido pelas plataformas, que, inclusive, já ultrapassaram a margem de 40% de comissão. Os valores cobrados, principalmente pela Uber, já passaram dessa marca, como já mostrei em outras ocasiões.
Portanto, passageiros, peço que tenham paciência. Quando um motorista for buscar vocês, saibam que, apesar da pressa que vocês podem estar enfrentando, nós motoristas não somos os culpados por essas dificuldades. A responsabilidade recai sobre as plataformas, que querem abocanhar a maior fatia, deixando pouco para nós.
Agora, tanto a 99 quanto a Uber lançaram categorias intermediárias. Se você, passageiro, está com pressa, agora pode selecionar opções como “Uber Prioridade” ou “99 Expresso”. Essas categorias oferecem a possibilidade de encontrar um motorista mais rapidamente, com um custo um pouco mais alto. Entretanto, quero que vocês saibam que nem sempre esse valor adicional será repassado ao motorista. O certo é que essa categoria pode garantir que um motorista mais próximo aceite a corrida, atendendo à sua urgência.
Peço também que vocês avaliem os motoristas com cinco estrelas sempre que possível. Alguns passageiros pensam: “Esse motorista foi muito bom, mas vou dar quatro estrelas porque não gosto de dar cinco.” Quero que entendam que, para nós, quatro estrelas não é uma boa avaliação. Para nós, ou são cinco estrelas, ou é melhor não avaliar. Três, duas ou uma estrela são ainda piores, e muitas vezes essas notas são dadas por situações que não são culpa do motorista, como atrasos causados pelo trânsito ou rotas definidas pelo aplicativo.
Nosso objetivo é proporcionar uma viagem confortável e segura para vocês, passageiros. Essa é a nossa função, mas precisamos do apoio de vocês para melhorar o sistema como um todo. As plataformas, infelizmente, ficam com a maior parte do valor da corrida, e isso tem nos prejudicado.
Passageiros, entendam o lado dos motoristas e não exijam mais do que podemos oferecer: segurança e conforto em uma viagem tranquila. Isso é o que garantimos entregar, mesmo recebendo um valor nem sempre justo. A demora que vocês enfrentam muitas vezes se deve a essa desvalorização do nosso trabalho.
A Uber e a 99 precisam mudar. Já estão implementando algumas melhorias, como as categorias prioritárias, onde vocês pagam um pouco mais e, talvez, nós também ganhemos um valor adicional. Isso pode ajudar a melhorar o ecossistema envolvendo passageiros, motoristas e as plataformas.