Quanto tempo faz, Uber e 99, que vocês não melhoram as viagens para o motorista?

ponto de exclamacao .png
Opinião
Textos assinados que refletem o ponto de vista do autor, não necessariamente da equipe do 55content.
Homem de pele clara, cabelo curto escuro, vestindo uma camisa preta, está sentado no banco do motorista de um carro, olhando diretamente para a câmera e fazendo um gesto com a mão indicando "ok".
Samuel de AlmeidaFoto: Samuel de Almeida para 55content

No artigo de hoje, eu vou trazer uma queixa aí para que empresas como Uber e 99 se mobilizem. 

O que eu vou trazer para vocês aqui, certamente, muitos passageiros vão se identificar comigo. O que está acontecendo hoje? E, hoje não, já faz algum tempo.

A gente precisa sair, precisa se deslocar, precisa viajar, e você não tá encontrando um carro pelo aplicativo. Você se troca, fica no portão… Pessoal que mora em condomínios, nos prédios, desce o elevador, fica lá embaixo na portaria esperando… E nada do motorista aparecer. Fica ali, ó, um tempão buscando motorista, buscando, buscando, buscando, e não encontra.

Muitas vezes acontecendo isso, já aconteceu comigo. Eu precisei pedir em todas as categorias, inclusive até nas mais altas, e não encontrei. Agora, vocês sabem por que tudo isso está acontecendo? Pedir pela Uber, pedir pela 99… Tudo isso está acontecendo porque as empresas como Uber e 99, me parecem querer só elas ganharem a parte que interessa para elas. Tem que deixar um pouquinho para o motorista, dona Uber. Tem que deixar um pouquinho para o motorista, dona 99. 

Porque o motorista não está aceitando, e aí não vem, e não é culpa do motorista. O motorista que sabe fazer conta, o motorista que escolhe a corrida, ele não vai vir mesmo, porque ele sabe que aquela viagem que ele vai fazer não vai pagar sequer a manutenção do seu carro, não vai pagar o aluguel do seu carro.

E aí, o que acontece? Nós, passageiros… Hoje eu estou aqui falando com vocês como um passageiro. Nós, passageiros, estamos sentindo muito isso, e eu queria que vocês deixassem aqui nos comentários se vocês concordam comigo, se é isso mesmo que está acontecendo com vocês.

Eu também queria pedir para vocês que se queixassem junto à Uber, junto à 99, para que pudessem melhorar esse sistema. Antes, a Uber pagava um certo dinâmico que favorecia até para a gente. Ela ganhava, o passageiro ficava feliz, porque era mais certeza de que ia ter o carro ali. Só que hoje, eles mudaram completamente, e a gente não tem um valor que seja justo para a gente fazer as viagens.

Então, como motorista, eu venho aqui trazer essa queixa, e como passageiro também, porque eu não consigo viajar pela Uber, não consigo fazer viagem pela 99, como passageiro. Você pede, e não vem o carro.

Esse texto aqui é, de certa forma, uma queixa, uma crítica construtiva, para que essas plataformas comecem a olhar melhor para o motorista. Você imagina que tem motorista que recebe cerca de mil ou até mais do que mil viagens, e ele aceita algumas dezenas, talvez umas 50 viagens. E essas outras 950? Uma suposição que estou fazendo. Essas outras pessoas que pediram não conseguiram, não viajaram.

Isso torna tanto a Uber quanto a 99 empresas em que a gente não consegue mais confiar, porque é quase certeza de que você vai pedir, e o motorista não vai vir. Para melhorar isso aí – e dá para melhorar – é só ajustar o valor ao motorista. Quanto tempo faz, dona Uber, dona 99, que vocês não melhoram as viagens para o motorista? Que vocês não fazem reajustes? Quantas viagens a gente tá fazendo com valores de anos atrás?

Então, é uma crítica construtiva sim. Quero agradecer aqui ao site 55content, que está trazendo essa voz para nós, para que a gente venha aqui para melhorar todo esse sistema. A mobilidade urbana precisa da Uber, precisa da 99, precisa de outras empresas também.

Mas vocês parecem não querer ajudar. O motorista tem que pagar suas contas, tem que pagar o combustível, a manutenção, o seguro do carro, o IPVA agora neste mês. Olha só! E aí vocês, só vocês parecem querer ganhar. Então, divide um pouco o bolo aí, melhora um pouco para o motorista, traz aí um reajuste. Quem sabe melhora para todo mundo?

Porque, veja bem: se o motorista vai ganhar um valor razoável, vocês também, dona Uber, dona 99, e o passageiro fica feliz. Fica todo mundo feliz se todo mundo ganhar. O que está acontecendo é que o motorista sabe fazer conta, e ele não está aceitando as viagens. Com isso, a gente fica esperando e acaba até desistindo.

Eu precisei fazer uma viagem e desisti. Não deu. Eu tinha um compromisso, tinha que pegar meu carro, eu não queria fazer essa viagem com o meu carro porque não tinha onde estacionar e outras coisas mais, outros problemas que eu tinha. Tinha que ser pela Uber ou pela 99, ou então outros aplicativos aí, mas a gente não consegue. Não consegue! Pode pesquisar que o motorista não chega.

Então, trago aqui essa indignação, essa crítica construtiva, que é construtiva. Dá para melhorar. Melhorando para Uber, para o motorista, para o passageiro, fica todo mundo feliz e é isso que eu venho trazer para vocês aí. Esse foi o nosso vídeo de hoje. 

Vamos ver, vamos aguardar cenas dos próximos capítulos e vamos ver se vai melhorar mesmo. Ajuda em compartilhar para que chegue em mais pessoas que também vão compartilhar e quem sabe a dona Uber, a dona 99, melhorem. Tamo junto. Um abraço. Fica com Deus, até o próximo texto.

Pesquisar