No artigo de hoje, eu vou trazer uma queixa aí para que empresas como Uber e 99 se mobilizem.
O que eu vou trazer para vocês aqui, certamente, muitos passageiros vão se identificar comigo. O que está acontecendo hoje? E, hoje não, já faz algum tempo.
A gente precisa sair, precisa se deslocar, precisa viajar, e você não tá encontrando um carro pelo aplicativo. Você se troca, fica no portão… Pessoal que mora em condomínios, nos prédios, desce o elevador, fica lá embaixo na portaria esperando… E nada do motorista aparecer. Fica ali, ó, um tempão buscando motorista, buscando, buscando, buscando, e não encontra.
Muitas vezes acontecendo isso, já aconteceu comigo. Eu precisei pedir em todas as categorias, inclusive até nas mais altas, e não encontrei. Agora, vocês sabem por que tudo isso está acontecendo? Pedir pela Uber, pedir pela 99… Tudo isso está acontecendo porque as empresas como Uber e 99, me parecem querer só elas ganharem a parte que interessa para elas. Tem que deixar um pouquinho para o motorista, dona Uber. Tem que deixar um pouquinho para o motorista, dona 99.
Porque o motorista não está aceitando, e aí não vem, e não é culpa do motorista. O motorista que sabe fazer conta, o motorista que escolhe a corrida, ele não vai vir mesmo, porque ele sabe que aquela viagem que ele vai fazer não vai pagar sequer a manutenção do seu carro, não vai pagar o aluguel do seu carro.
E aí, o que acontece? Nós, passageiros… Hoje eu estou aqui falando com vocês como um passageiro. Nós, passageiros, estamos sentindo muito isso, e eu queria que vocês deixassem aqui nos comentários se vocês concordam comigo, se é isso mesmo que está acontecendo com vocês.
Eu também queria pedir para vocês que se queixassem junto à Uber, junto à 99, para que pudessem melhorar esse sistema. Antes, a Uber pagava um certo dinâmico que favorecia até para a gente. Ela ganhava, o passageiro ficava feliz, porque era mais certeza de que ia ter o carro ali. Só que hoje, eles mudaram completamente, e a gente não tem um valor que seja justo para a gente fazer as viagens.
Então, como motorista, eu venho aqui trazer essa queixa, e como passageiro também, porque eu não consigo viajar pela Uber, não consigo fazer viagem pela 99, como passageiro. Você pede, e não vem o carro.
Esse texto aqui é, de certa forma, uma queixa, uma crítica construtiva, para que essas plataformas comecem a olhar melhor para o motorista. Você imagina que tem motorista que recebe cerca de mil ou até mais do que mil viagens, e ele aceita algumas dezenas, talvez umas 50 viagens. E essas outras 950? Uma suposição que estou fazendo. Essas outras pessoas que pediram não conseguiram, não viajaram.
Isso torna tanto a Uber quanto a 99 empresas em que a gente não consegue mais confiar, porque é quase certeza de que você vai pedir, e o motorista não vai vir. Para melhorar isso aí – e dá para melhorar – é só ajustar o valor ao motorista. Quanto tempo faz, dona Uber, dona 99, que vocês não melhoram as viagens para o motorista? Que vocês não fazem reajustes? Quantas viagens a gente tá fazendo com valores de anos atrás?
Então, é uma crítica construtiva sim. Quero agradecer aqui ao site 55content, que está trazendo essa voz para nós, para que a gente venha aqui para melhorar todo esse sistema. A mobilidade urbana precisa da Uber, precisa da 99, precisa de outras empresas também.
Mas vocês parecem não querer ajudar. O motorista tem que pagar suas contas, tem que pagar o combustível, a manutenção, o seguro do carro, o IPVA agora neste mês. Olha só! E aí vocês, só vocês parecem querer ganhar. Então, divide um pouco o bolo aí, melhora um pouco para o motorista, traz aí um reajuste. Quem sabe melhora para todo mundo?
Porque, veja bem: se o motorista vai ganhar um valor razoável, vocês também, dona Uber, dona 99, e o passageiro fica feliz. Fica todo mundo feliz se todo mundo ganhar. O que está acontecendo é que o motorista sabe fazer conta, e ele não está aceitando as viagens. Com isso, a gente fica esperando e acaba até desistindo.
Eu precisei fazer uma viagem e desisti. Não deu. Eu tinha um compromisso, tinha que pegar meu carro, eu não queria fazer essa viagem com o meu carro porque não tinha onde estacionar e outras coisas mais, outros problemas que eu tinha. Tinha que ser pela Uber ou pela 99, ou então outros aplicativos aí, mas a gente não consegue. Não consegue! Pode pesquisar que o motorista não chega.
Então, trago aqui essa indignação, essa crítica construtiva, que é construtiva. Dá para melhorar. Melhorando para Uber, para o motorista, para o passageiro, fica todo mundo feliz e é isso que eu venho trazer para vocês aí. Esse foi o nosso vídeo de hoje.
Vamos ver, vamos aguardar cenas dos próximos capítulos e vamos ver se vai melhorar mesmo. Ajuda em compartilhar para que chegue em mais pessoas que também vão compartilhar e quem sabe a dona Uber, a dona 99, melhorem. Tamo junto. Um abraço. Fica com Deus, até o próximo texto.