Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do 55content
No texto de hoje, eu vou contar para vocês cinco experiências que eu vivi como motorista de aplicativo e que podem servir de aprendizado para vocês. A primeira delas, eu vou até colocar uma ilustração aqui para vocês verem. Eu fui buscar uma passageira e, quando cheguei no local, ela falou que estava duas quadras para trás. Eu, prontamente, fui lá buscar a passageira. Quando cheguei no destino, ela falou que era duas quadras para frente. Fui levar a passageira. Ou seja, eu rodei bem mais, ganhei bem menos. E ela, obviamente, pagou bem menos também, porque marcou uma viagem mais curta do que realmente era. Fiquem atentos: nunca procure um passageiro. Chegou no local e não encontrou? Espere o tempo adequado, finalize a corrida, pegue sua taxa de cancelamento e vá embora.
A segunda situação: o meu erro foi acreditar no passageiro. Ele pediu para eu fazer uma parada por fora do aplicativo. Quando viu que eu não queria fazer, ele me prometeu R$10,00 de gorjeta. Eu até tentei receber ainda durante a viagem, mas ele falou que estava sem internet e que pagaria tão logo chegasse em casa. Estou até hoje esperando. Então, meu amigo, não acredite no passageiro. Tudo o que você for fazer, faça por dentro do aplicativo.
A terceira situação acontece mesmo e não tem como evitar. O certo é questionar a empresa, a Uber, a 99, sobre isso. Mas acontece muito: você faz uma viagem com segurança, tudo normal, com o passageiro ou a passageira, e logo em seguida vê que eles questionaram sua viagem, dizendo que você freou bruscamente, que não dirigiu com segurança, e isso prejudica sua nota. Não tem como evitar e a gente sabe muito bem por que eles fazem isso, com a conivência da Uber. Nesse caso, basta questionar e rebater essas avaliações ruins que esses passageiros dão, pois sabemos exatamente a motivação deles.
Quarta situação: essa, se você observar, vai conseguir resolver. O passageiro coloca o destino na portaria do condomínio. Quando você chega na portaria para encerrar, ele pede para você entrar no condomínio. Só que o condomínio tem quatro, cinco quilômetros para dentro. E tudo isso que você vai rodar, você não vai ganhar, porque o destino final era na portaria. Imagine rodar quatro quilômetros para dentro, mais quatro para sair do condomínio. Tudo isso é você quem paga. Então, observe bem, porque o passageiro ou a passageira está esperto para pagar menos e você é quem fica com a despesa. Fiquem atentos ao levar passageiros para condomínios e peça para eles alterarem o endereço, caso queiram que você entre no condomínio. Façam isso.
Quinta e última situação: essa é clássica. A passageira ou o passageiro entra no carro quietinho, não fala nada. Uma viagem no dinheiro. Quando chega ao final, eles pedem para você jogar para a próxima, o famoso fiado. Isso não existe no aplicativo deles, mas eles sabem que no seu pode ter. E nem sempre a gente recebe. Não fique anotando fiado, porque uma hora você vai ficar sem receber essa corrida. Fiquem atentos a isso. Sugiro fazer apenas viagens no cartão. Se for fazer em dinheiro, questione o passageiro se está tudo certo, se tem dinheiro trocado, etc., para não cair nessa também.
São essas situações que estou trazendo para vocês. Quero que comentem aqui se alguma já aconteceu com vocês. Tem mais, várias outras. Voltaremos a conversar sobre isso, mas tudo isso quero trazer como experiência para vocês, para que não caiam nessas armadilhas. Conte para mim o que você passou e como resolveu. Agradeço a todos vocês que estão aqui com a gente no site 55content, que está dando voz para que possamos conversar, tanto com motoristas quanto com passageiros.
Respostas de 46
Já aconteceu comigo várias vezes,eles se aproveitam da gente com a convivência da Uber, é ridículo o comportamento de certos passageiros,e ainda tem um agravante inventam situações pra Uber para desvalorizar o motorista e a Uber aceita sem nem ouvir o motorista,o Brasileiro não sabe usar um carro por aplicativo,e intenção dele é sempre tirar vantagem e se dá bem, prejudicando o motorista, ridículo esse comportamento
Bom dia …me chamo amarildo
Outro dia peguei um uber de osasco pra casa ,chegando no destino paguei a corrida em dinheiro deu 19,00, mas o motorista não encerrou a corrida ,dias depois tive que pagar essa mesma corrida com alegação e joguei para próxima corrida , nunca deixei de pagar uma corrida , sacanagem do motorista
Eu já mandei várias mensagens pra Uber colocar um código para o passageiro autorizando para próxima acaba o problema e a Uber vai cobrar do usuário.
Não entendi o motivo do passageiro colocar “freadas bruscas, nãodirigiu com segurança” etc.
Fico muito chateada com isso, pq nunca é verdade.
Pq fazem isso? Pra receber cortesia da Uber?
O engraçado é que vocês só falam da parte de vocês motorista de aplicativo, na parte de passageiros ninguém comenta , Uber querendo tira vantagem de passageiros, ou seja, os 2 lados tem pilantras, esse é o mundo que vivemos. Infelizmente por causa de uns todos levam fama.
Sou motoboy queria explicações da Uber ex: fiz várias corridas de entrega táxis e ali mostrava 12,00 2 kms coleta ou encontrar passageiro aí hora sair da diferente 15,2 km era 14 isso não tem explicação isso sabem o que é???e aí pego print e vou polícia Uber???procon outra fazer entregas ex: 5 kms coleta + 7 entregar valor 9,00 trabalhar de graça isso é 70% das entregas claro não faço e aí como fica???
Pra prejudicar agente
Quero agradecer pelos relatos de profissionais que tem bom senso e mostram essas irregularidade para podermos nos livrar dentro do possível.
Que Deus abençõe a todos nós!
É simples meu amigo é só configurar o app e não aceitar corridas em dinheiro. Prefiro não trabalhar do que trabalhar e não receber.
Em breve estarei livre dessa função. E muito humilhante esse trabalho
Todas as situações são reais, e a culpa é de motoristas que se sujeitam a isso.
Ou motoristas se valoriza ou morrerá trabalhando de graça.
No meu relato sobre “Uber” é a cobrança pedente de uma corrida de R$ 18 reais que eu jamais solicitei.Eu só fui informada sobre a mesma quando ao desembarcar no dia 19/03/2024 de uma corrida de R$ 8,94. O motorista falou que eu devo R$ 18 reais.
Por favor me retorne ( Uber) para esclarecer que dívida é esta.
Muitos passageiro,ficam quietos na viagem depois que chegar no destino pede jogar na próxima,isso muito chato dependemos do dinheiro para abastecer carro ,ou moto
Deveria não existir no nosso app
No meu caso a passageira queria pagar uma corrida de 10,50 com uma nota de 100,00 nitidamente falsa, então disse que não tinha troco e surgiri que então deixaria para outra e assim feito, só que também não recebi do 99 até hoje
Quando chegar no local e dizer para jogar para próxima, amanhã mais um quilômetro e deixa a pé. Ou então leva para delegacia.
Eu quis dizer “anda” mais um quilômetro
Acho que acontece com todos motoristas…. Não dá pra confiar em nenhum passageiro…. Viagem no dinheiro sempre gera problema….. comigo aconteceu e UBER não toma providências a nosso favor é sempre a favor do passageiro.. … BOA SORTE A TODOS
Graças a deus tive essa experiência como motorista por 1,5 anos. Comecei sabendo q teria data de início e fim. É muita humilhação, pessoas acham que podem denegrir a imagem da pessoa q está trabalhando, quebrar, sujar o carro dos outros e os app dão chance pra isso. Ainda tem pessoas dizendo q pior é ouvir chefe, ter chefe enchendo o saco. Só fazer o seu, bem feito, que chefe nenhum incomoda. Nem tudo é perfeito, empresa perfeita não existe, mas ser motorista de app, não dá.
E meu amigo isto acoteser quase todos os dias aqui na baixada fluminense e na zona sul do Rio de janeiro e a huber tem noção disto e é conivente com estas atitudes dos passageiros sinplis asim .outra coisa a uber não nos mostra áreas de risco como a 99 e uma situação que vem acontecendo na baixada fluminense e tanto que na baixada a uber estar perdendo espaço pra 99 e praticamente não tem chamados de coridas na baixada fluminense.
ISSO E UM ERRO DA UBER POR DEIXAR QUE ISSO.ACONTECA SE NAO EXISTE ISSO NAO TERA COMO QUEM FAZ DE TUDO E TUDO PARA PREJUDICAR O MOTORISTA E A PROPRIA UBER
Tudo malicioso se vc falar para não bater a porta colocam como tratamento rude kkkkkkkkk complicado comigo se colocar até a portaria vai ficar na portaria não tenho pena porque esses passageiro são os que mas ti dão nota baixa na avaliação
E só desabilitar a função dinheiro! Fiz isso a 2 anos atrás nunca mais tive dor de cabeça e vida que segue…
Passei tudo isso em 21 anos de taxi.
Já peguei alguns Ubers e paguei no dinheiro , aí quando vê vem uma cobrança da Uber dizendo que eu não paguei a corrida, assim como existe passageiros mau caráters existem motoristas também.
Peguei motorista de Uber valor deu 38.95 dei ele 40 reis ele não finalizou está paga novamente mandei várias msg suporte Uber eles não resolvem nada . desde 2019 ando Uber faço tratamento do Câncer estou prejudicar porque tenho que paga esses valores que pague ele
Sou passageira,um dia um conhecido pediu pra chamar o Uber, só que ele não pagou a corrida de 28,98 reais,não era de usar muito o app, depois uns 5 meses solicitei uma corrida e descobri que estava devendo, paguei, falei com ele e até hoje não mim pagou.
Como se fosse só o passageiro o “vilão” dessa história. Se existem maus passageiros saibam que existem sim, péssimos motoristas também, com carros ruins, caindo os pedaços, sujos, e o que é pior, que desrespeitam as leis de trânsito, mesmo sendo motoristas “profissionais”. E tem a exploração da empresa, que vocês não enxergam, e querem transferir, em muitos casos, a “culpa” aos usuários. Se vocês são explorados por multinacionais, a culpa não é nossa, arrumem outro emprego, ou outra atividade, e parem de se vítimizar.
Boa resposta, amigão, ninguém os obriga a trabalhar com o público se não gostam que mudem de profissão
Tudo isso é verdade
pra mim as plataformas já tinha que ter mudado isso, pagar no ato de chamar, se não tem dinheiro não vai, fazendo agente de besta,
Isso já aconteceu comigo várias vezes
Uso o serviço sa uber a bastante tempo. E o que me incomodava era o tal pagamento em dinheiro. Várias vezes “várias” o motorista não encerrava a corrida, ou colocava nesse fiado e eu tinha pago . Reclamava e a uber resolvia. Agora coloquei no débito parece que o problema foi sanado. Assim como tem cliente mal intencionado tem motorista também.
Mas comigo aconteceu o contrário, paguei em dinheiro, dei gorjeta e o motorista *Gabriel em Anápolis GO , colocou que não peguei. Na próxima corrida q pedi eu teria q antes de pedir o carro pagar aquela que o motorista caloteiro recebeu e disse q não recebeu
Muito fácil falar só de passageiros ruins. O que mais existe são motoristas mal educados. As vezes você deseja bom dia, tarde, etc, não te responde. Vai de mal humor a viagem toda, (não que ele seja obrigado a conversar, até porque nem eu gosto de conversar em trânsito). Te pega longe do início da corrida e te deixa após a corrida. Pergunta onde é o local e as vezes você tb não sabe, por nunca ter ido ao local. Isso já aconteceu comigo, e o cara me deixou longe e reclamando, sendo que a culpa não foi minha se a rua tinha numerações estranhas. Colocam músicas altas e as vezes até inadequadas, fumam antes de te pegar e o carro fica com um cheiro horrível. Enfim, já passei por várias situações absurdas, mas não gosto de avaliar mal, porque sei que trabalho está difícil e é dali que ele tira o sustento dele, mas educação e empatia é tudo.
Sou passageira, pedi um uber moto pra trazer uma pequena encomenda e pagamento em dinheiro, deu 9:50 paguei com 10.00 e nem exigi troco, agradeci ao piloto, e na próxima viagem, pra minha surpresa, ele colocou como corrida não paga, entrei em contato com a uber mas eles disseram que não podia fazer nada, conclusão: paguei por 1 corrida 2x
Colocam a opção dinheiro e pagam em pix,sao coisas diferentes, se for pix,então já tem de pagar adiantado igual cartão e se for dinheiro já pergunta antes. E os motoristas já avisam que a Uber não está aceitando mais viagens pra pagar depois.
Motoristas que ativam recebimento em dinheiro, estão trabalhando contra eles mesmos. Vão tomar prejuízos sempre!!!
Sou passageira .Já aconteceu comigo de pagar com dinheiro e ficar como não pago .Na Uber fica me cobrando e não sei como reclamar . Agora ando de 99
O bom seria se eles não pagarem nas próximas viajem tudo que está devendo no aplicativo..o próprio aplicativo bloqueaiar essa pessoa…vez por outra acontece com migo aqui na região metropolitana de Fortaleza…Maracanaú…
Sou passageiro mais ao contrário comigo já aconteceu duas vezes de eu pagar a corrida em dinheiro e o motorista não dar baixa e quando vou pedir uma nova corrida o aplicativo informa que estou em débito , e pra voltar a usar preciso pagar por uma corrida que já tinha pagado .
Agora não pago mais em dinheiro, pago apenas no PIX
Acho que a prestação de serviço de um aplicativo é muito vulnerável, primeiro lugar, o veículo é próprio, os direitos trabalhistas não são reconhecidos, a escolha de pessoas interessadas em prestar o serviço não é reconhecida, vários aceitam a corrida e no meio do caminho cancelam, prejudicando os que trabalham honestamente, eu como usuário de aplicativos daria uma dica, somente aceitem passageiros cadastrados e com uma pontuação segura, os mesmos direitos que achamos ter é um direito de quem presta o serviço, mesmo porque custo de desgaste físico e ou material nunca serão ressarcidos pelos aplicativos, infelizmente são empresas que não vivenciam o dia a dia do seu trabalhador e por fim seu desgaste mental ou material sempre será reposto por um novo colaborador, serviço de ótima valia, mas pouco valorizado. Parabéns aos dignos e corajosos, infelizmente o desemprego é grande e não resta opções e acabam por seguir esse caminho. A cobrança pode sim fortalecer e fazer com que essas empresas de aplicativos valorizem ainda mais seus colaboradores. Abraço e esperança a todos, amém
Tudo tem dois lados.
As vezes que já perdi compromissos pois o carro cancela a corrida depois que vc já está esperando há um bom tempo,foram várias.
Basta uma corrida mais interessante que não tem o mínimo respeito por você, só pensam neles.
Ótima explicação, eu como passageira achava que era chatice do motorista.
Agora entendo que é simplesmente segurança contra caloteiros. Valeu .
Esse seu comentário de chegar no endereço, finalizar corrida e pegar a taxa de cancelamento e ir embora..
Aconteceu comigo na última vez que chamei Uber, no início de Março
Eu chamei o Uber, ele aceitou minha corrida na hora e estava vindo, vindo, vindo …de repente Cancelou minha corrida do nada e não apareceu no local !!! Eu estava esperando na frente do endereço a mais de 7 minutos, era um endereço de fácil acesso, bairro nobre, enfim…A Uber me cobrou taxa de cancelamento (sendo que foi o Motorista que Cancelou) me cobrou a corrida também, que ele não fez !!
Já fazem mais de 10 dias e até agora não recebi o retorno no meu cartão!!
Assim que ele cancelou minha corrida, na mesma hora chamei outro, e veio um motorista super atencioso e educado !!
Comentei sobre o ocorrido e ele comentou que nunca tinha ouvido falar de casos assim como aconteceu comigo.
Uso Uber faz bastante tempo, pago no cartão, mas sinceramente não senti mais segurança depois desse episódio.
Essa semana que passou preferi pegar um táxi, fiquei bem mais tranquila!!
A Uber me decepcionou com esse tipo de motorista que não respeita o passageiro.
Vocês que são amadores! Cole isso na parte de trás do banco da frente pro cliente ler:
Art. 176 – Tomar refeição em restaurante, alojar-se em hotel ou utilizar-se de meio de transporte sem dispor de recursos para efetuar o pagamento:
Pena – detenção, de quinze dias a dois meses, ou multa.
Parágrafo único – Somente se procede mediante representação, e o juiz pode, conforme as circunstâncias, deixar de aplicar a pena.
Feito isso, você nunca mais vai levar calote na vida!
Olha assim como tem passageiros desonestos, tbm está tendo motoristas desonestos…
Nas minhas últimas corridas já passei por cancelamento da corrida sem o motorista aparecer (eu estava aguardando em frente ao endereço indicado) e a cobrança da taxa de cancelamento
Motorista q não encerrou a corrida após me deixar no endereço ( qdo notei já tinha aumentado 25 reais na corrida de 64 reais q estava fazendo)
E tbm teve um caso de um Uber entrar de propósito numa rua com obras pro aplicativo cobrar a mais o tempo de espera.. (o GPS do aplicativo estava indicando uma rota alternativa pra desviar do siga e pare)
Sem contar q tvz os mesmos motoristas tenham colocado avaliação baixa pois após essas corridas vi baixar minha pontuação da avaliação…
Está ficando bastante difícil lidar com esses aplicativos por conta dessas pessoas desonestas… Pois vc age corretamente aí qdo precisa usar novamente o aplicativo está lá uma cobrança por cancelamento ou por viagem não encerrada…