Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do 55content
No texto de hoje, eu vou contar para vocês cinco experiências que eu vivi como motorista de aplicativo e que podem servir de aprendizado para vocês. A primeira delas, eu vou até colocar uma ilustração aqui para vocês verem. Eu fui buscar uma passageira e, quando cheguei no local, ela falou que estava duas quadras para trás. Eu, prontamente, fui lá buscar a passageira. Quando cheguei no destino, ela falou que era duas quadras para frente. Fui levar a passageira. Ou seja, eu rodei bem mais, ganhei bem menos. E ela, obviamente, pagou bem menos também, porque marcou uma viagem mais curta do que realmente era. Fiquem atentos: nunca procure um passageiro. Chegou no local e não encontrou? Espere o tempo adequado, finalize a corrida, pegue sua taxa de cancelamento e vá embora.
A segunda situação: o meu erro foi acreditar no passageiro. Ele pediu para eu fazer uma parada por fora do aplicativo. Quando viu que eu não queria fazer, ele me prometeu R$10,00 de gorjeta. Eu até tentei receber ainda durante a viagem, mas ele falou que estava sem internet e que pagaria tão logo chegasse em casa. Estou até hoje esperando. Então, meu amigo, não acredite no passageiro. Tudo o que você for fazer, faça por dentro do aplicativo.
A terceira situação acontece mesmo e não tem como evitar. O certo é questionar a empresa, a Uber, a 99, sobre isso. Mas acontece muito: você faz uma viagem com segurança, tudo normal, com o passageiro ou a passageira, e logo em seguida vê que eles questionaram sua viagem, dizendo que você freou bruscamente, que não dirigiu com segurança, e isso prejudica sua nota. Não tem como evitar e a gente sabe muito bem por que eles fazem isso, com a conivência da Uber. Nesse caso, basta questionar e rebater essas avaliações ruins que esses passageiros dão, pois sabemos exatamente a motivação deles.
Quarta situação: essa, se você observar, vai conseguir resolver. O passageiro coloca o destino na portaria do condomínio. Quando você chega na portaria para encerrar, ele pede para você entrar no condomínio. Só que o condomínio tem quatro, cinco quilômetros para dentro. E tudo isso que você vai rodar, você não vai ganhar, porque o destino final era na portaria. Imagine rodar quatro quilômetros para dentro, mais quatro para sair do condomínio. Tudo isso é você quem paga. Então, observe bem, porque o passageiro ou a passageira está esperto para pagar menos e você é quem fica com a despesa. Fiquem atentos ao levar passageiros para condomínios e peça para eles alterarem o endereço, caso queiram que você entre no condomínio. Façam isso.
Quinta e última situação: essa é clássica. A passageira ou o passageiro entra no carro quietinho, não fala nada. Uma viagem no dinheiro. Quando chega ao final, eles pedem para você jogar para a próxima, o famoso fiado. Isso não existe no aplicativo deles, mas eles sabem que no seu pode ter. E nem sempre a gente recebe. Não fique anotando fiado, porque uma hora você vai ficar sem receber essa corrida. Fiquem atentos a isso. Sugiro fazer apenas viagens no cartão. Se for fazer em dinheiro, questione o passageiro se está tudo certo, se tem dinheiro trocado, etc., para não cair nessa também.
São essas situações que estou trazendo para vocês. Quero que comentem aqui se alguma já aconteceu com vocês. Tem mais, várias outras. Voltaremos a conversar sobre isso, mas tudo isso quero trazer como experiência para vocês, para que não caiam nessas armadilhas. Conte para mim o que você passou e como resolveu. Agradeço a todos vocês que estão aqui com a gente no site 55content, que está dando voz para que possamos conversar, tanto com motoristas quanto com passageiros.
Respostas de 13
Já aconteceu comigo várias vezes,eles se aproveitam da gente com a convivência da Uber, é ridículo o comportamento de certos passageiros,e ainda tem um agravante inventam situações pra Uber para desvalorizar o motorista e a Uber aceita sem nem ouvir o motorista,o Brasileiro não sabe usar um carro por aplicativo,e intenção dele é sempre tirar vantagem e se dá bem, prejudicando o motorista, ridículo esse comportamento
Não entendi o motivo do passageiro colocar “freadas bruscas, nãodirigiu com segurança” etc.
Fico muito chateada com isso, pq nunca é verdade.
Pq fazem isso? Pra receber cortesia da Uber?
É simples meu amigo é só configurar o app e não aceitar corridas em dinheiro. Prefiro não trabalhar do que trabalhar e não receber.
Em breve estarei livre dessa função. E muito humilhante esse trabalho
Todas as situações são reais, e a culpa é de motoristas que se sujeitam a isso.
Ou motoristas se valoriza ou morrerá trabalhando de graça.
No meu relato sobre “Uber” é a cobrança pedente de uma corrida de R$ 18 reais que eu jamais solicitei.Eu só fui informada sobre a mesma quando ao desembarcar no dia 19/03/2024 de uma corrida de R$ 8,94. O motorista falou que eu devo R$ 18 reais.
Por favor me retorne ( Uber) para esclarecer que dívida é esta.
Muitos passageiro,ficam quietos na viagem depois que chegar no destino pede jogar na próxima,isso muito chato dependemos do dinheiro para abastecer carro ,ou moto
Deveria não existir no nosso app
No meu caso a passageira queria pagar uma corrida de 10,50 com uma nota de 100,00 nitidamente falsa, então disse que não tinha troco e surgiri que então deixaria para outra e assim feito, só que também não recebi do 99 até hoje
Quando chegar no local e dizer para jogar para próxima, amanhã mais um quilômetro e deixa a pé. Ou então leva para delegacia.
Eu quis dizer “anda” mais um quilômetro
Acho que acontece com todos motoristas…. Não dá pra confiar em nenhum passageiro…. Viagem no dinheiro sempre gera problema….. comigo aconteceu e UBER não toma providências a nosso favor é sempre a favor do passageiro.. … BOA SORTE A TODOS
Graças a deus tive essa experiência como motorista por 1,5 anos. Comecei sabendo q teria data de início e fim. É muita humilhação, pessoas acham que podem denegrir a imagem da pessoa q está trabalhando, quebrar, sujar o carro dos outros e os app dão chance pra isso. Ainda tem pessoas dizendo q pior é ouvir chefe, ter chefe enchendo o saco. Só fazer o seu, bem feito, que chefe nenhum incomoda. Nem tudo é perfeito, empresa perfeita não existe, mas ser motorista de app, não dá.
E meu amigo isto acoteser quase todos os dias aqui na baixada fluminense e na zona sul do Rio de janeiro e a huber tem noção disto e é conivente com estas atitudes dos passageiros sinplis asim .outra coisa a uber não nos mostra áreas de risco como a 99 e uma situação que vem acontecendo na baixada fluminense e tanto que na baixada a uber estar perdendo espaço pra 99 e praticamente não tem chamados de coridas na baixada fluminense.