Passageiro da Uber coloca a opção de pagar no dinheiro e pede pra jogar pra próxima corrida, mas nem sempre a gente recebe

Passageiro não tem a opção de “jogar para a próxima” no app dele, então ele não deveria pedir para o motorista. 

Homem de cabelo escuro e pele clara, usando camisa polo branca, sentado no banco do motorista de um carro.
Foto: Samuel de Almeida para 55content

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do 55content

No texto de hoje, eu vou contar para vocês cinco experiências que eu vivi como motorista de aplicativo e que podem servir de aprendizado para vocês. A primeira delas, eu vou até colocar uma ilustração aqui para vocês verem. Eu fui buscar uma passageira e, quando cheguei no local, ela falou que estava duas quadras para trás. Eu, prontamente, fui lá buscar a passageira. Quando cheguei no destino, ela falou que era duas quadras para frente. Fui levar a passageira. Ou seja, eu rodei bem mais, ganhei bem menos. E ela, obviamente, pagou bem menos também, porque marcou uma viagem mais curta do que realmente era. Fiquem atentos: nunca procure um passageiro. Chegou no local e não encontrou? Espere o tempo adequado, finalize a corrida, pegue sua taxa de cancelamento e vá embora.

A segunda situação: o meu erro foi acreditar no passageiro. Ele pediu para eu fazer uma parada por fora do aplicativo. Quando viu que eu não queria fazer, ele me prometeu R$10,00 de gorjeta. Eu até tentei receber ainda durante a viagem, mas ele falou que estava sem internet e que pagaria tão logo chegasse em casa. Estou até hoje esperando. Então, meu amigo, não acredite no passageiro. Tudo o que você for fazer, faça por dentro do aplicativo.

A terceira situação acontece mesmo e não tem como evitar. O certo é questionar a empresa, a Uber, a 99, sobre isso. Mas acontece muito: você faz uma viagem com segurança, tudo normal, com o passageiro ou a passageira, e logo em seguida vê que eles questionaram sua viagem, dizendo que você freou bruscamente, que não dirigiu com segurança, e isso prejudica sua nota. Não tem como evitar e a gente sabe muito bem por que eles fazem isso, com a conivência da Uber. Nesse caso, basta questionar e rebater essas avaliações ruins que esses passageiros dão, pois sabemos exatamente a motivação deles.

Quarta situação: essa, se você observar, vai conseguir resolver. O passageiro coloca o destino na portaria do condomínio. Quando você chega na portaria para encerrar, ele pede para você entrar no condomínio. Só que o condomínio tem quatro, cinco quilômetros para dentro. E tudo isso que você vai rodar, você não vai ganhar, porque o destino final era na portaria. Imagine rodar quatro quilômetros para dentro, mais quatro para sair do condomínio. Tudo isso é você quem paga. Então, observe bem, porque o passageiro ou a passageira está esperto para pagar menos e você é quem fica com a despesa. Fiquem atentos ao levar passageiros para condomínios e peça para eles alterarem o endereço, caso queiram que você entre no condomínio. Façam isso.

Quinta e última situação: essa é clássica. A passageira ou o passageiro entra no carro quietinho, não fala nada. Uma viagem no dinheiro. Quando chega ao final, eles pedem para você jogar para a próxima, o famoso fiado. Isso não existe no aplicativo deles, mas eles sabem que no seu pode ter. E nem sempre a gente recebe. Não fique anotando fiado, porque uma hora você vai ficar sem receber essa corrida. Fiquem atentos a isso. Sugiro fazer apenas viagens no cartão. Se for fazer em dinheiro, questione o passageiro se está tudo certo, se tem dinheiro trocado, etc., para não cair nessa também.

São essas situações que estou trazendo para vocês. Quero que comentem aqui se alguma já aconteceu com vocês. Tem mais, várias outras. Voltaremos a conversar sobre isso, mas tudo isso quero trazer como experiência para vocês, para que não caiam nessas armadilhas. Conte para mim o que você passou e como resolveu. Agradeço a todos vocês que estão aqui com a gente no site 55content, que está dando voz para que possamos conversar, tanto com motoristas quanto com passageiros.

Pesquisar