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Ministro Edson Fachin deveria chamar motoristas que vivem a realidade da categoria para debater o assunto

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Opinião
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Marcelo Fora da Curva
Foto: Marcelo Ribeiro para 55content

Marcelo defende: “se motoristas não estiverem na ponta, discutindo e debatendo segurança, formas de remuneração, tarifa, horário, ganho por hora, ganho médio o governo vai continuar achando que o que a plataforma está oferecendo está bom.”

Se você não acompanhou o debate no STF sobre a regulamentação do serviço dos motoristas de aplicativo, sobre o vínculo empregatício dos motoristas com as plataformas, você está muito mais do que por fora. De um lado, temos sindicatos e alguns interessados em fazer com que os motoristas tenham vínculo com as plataformas. Alguns motoristas também desejam isso. De outro lado, temos aquelas pessoas que, assim como o ministro Edson Fachin, estão tentando deixar claro que não existe esse vínculo. E boa parte dos motoristas — eu diria que até a maioria, para não dizer a totalidade, mas, sim, a maioria — não quer vínculo com as plataformas.

Se você não está acompanhando, não acompanhou de alguma forma ou não viu nada sobre o assunto, eu quero dizer que tem alguém decidindo por você, motorista. E o pior de tudo é que quem está decidindo são políticos e sindicalistas. Sim, há pessoas de sindicatos que são honestas, pessoas que trabalham há muito tempo pelo motorista, mas tem outras que são sindicalistas oportunistas, gente que está tentando se promover em cima do assunto, tentando se perpetuar no poder. Há também políticos que não entendem nada do assunto.

O próprio ministro Edson Fachin deveria chamar motoristas para estarem lá debatendo o assunto. Motoristas que vivem ou já viveram dessa atividade, que têm muitas corridas, que sabem como funcionam as plataformas, como é o serviço e como é viver no serviço. Chegar lá um relator ou alguém que nunca viveu dos aplicativos, para mim, não serve. Eu não sei se para você serve, mas para mim não serve.

Vou citar um exemplo muito prático e muito simples. Na época da Fórmula 1, antes da tragédia envolvendo Ayrton Senna, as pistas eram de um jeito, os carros eram de um jeito, ou seja, não existia segurança para os pilotos. Isso era algo que o Ayrton Senna criticava muito. E é interessante que eu esteja falando disso agora, porque, há pouco tempo, assisti à série sobre ele. Antes da tragédia envolvendo Ayrton Senna, todo o sistema da Fórmula 1 era de um jeito. E quando ele mudou? A ponto de passarem 20 anos sem uma tragédia fatal envolvendo um piloto? Ele mudou quando os próprios pilotos começaram a criar e participar das normas de segurança.

E por que eu estou trazendo esse exemplo da Fórmula 1 aqui? Porque a nossa atividade só vai realmente melhorar para o motorista quando quem é motorista de verdade estiver ali na ponta, discutindo e debatendo. Sindicatos, gente que nunca dirigiu, politiqueiros, gente que nunca trabalhou ou nunca viveu dos aplicativos, pode ter certeza: não vão estar fazendo nada legislando para o motorista, para quem está na pista de verdade. Não vão mesmo. Eles estarão legislando em favor de seus próprios interesses.

Enquanto nós, motoristas, não estivermos na ponta, discutindo e debatendo segurança, formas de remuneração, tarifa, horário, ganho por hora, ganho médio, seja o que for, enquanto nós não estivermos debatendo, vai continuar essa bagunça. O governo vai continuar achando que o que a plataforma está oferecendo está bom, muitos motoristas vão continuar achando que está bom, e gente interesseira vai continuar tentando se promover, tentando se candidatar, tentando se eleger. Entra no governo e é sempre a mesma palhaçada.

E aí, enquanto nós, motoristas de verdade, não estivermos lá, vai ser sempre essa bagunça. Infelizmente, é isso que eu tenho para dizer para vocês. Muito bem, o que está sendo debatido é bacana, eu acho legal isso. Só que, infelizmente, eu não vejo a participação de quem? De você, motorista. Nós, motoristas, é que deveríamos estar lá, na mesa, levando informações aos políticos para que eles tenham conhecimento do que realmente está acontecendo.

Enquanto você, motorista, não estiver a par do assunto, à frente do assunto, nós vamos continuar trabalhando da forma como estamos trabalhando. Vamos continuar enfrentando todas as dificuldades que temos nas plataformas. E até quando, motorista? Até quando vai continuar assim? Será que em 2025 vai ser mais um ano em que vamos continuar trabalhando do jeito que está? Você está satisfeito do jeito que está? Será que vamos tomar a frente do assunto em 2025, já que agora existem tantos debates sobre isso? Será que vamos conseguir criar algo que seja de fato bom para o nosso trabalho?

Foto de Marcelo Ribeiro
Marcelo Ribeiro

Marcelo Ribeiro, conhecido como Marcelo Fora da Curva, é de Porto Alegre e iniciou sua carreira como vendedor. Em 2016, tornou-se motorista de aplicativo, usando sua experiência em vendas para oferecer um excelente atendimento ao cliente, o que lhe rendeu a nota mais alta entre motoristas da cidade e vários prêmios da Uber. Em 2017, criou um canal no YouTube para compartilhar suas experiências, que rapidamente se tornou popular, alcançando 300 mil inscritos e 92 mil seguidores no Instagram.

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