Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do 55content
Bom, gente, no texto de hoje quero trazer para vocês as novidades da inDrive para 2025. Vou contar tudo nos mínimos detalhes — as implementações que o aplicativo vem fazendo para trazer mais segurança para o motorista, além de melhorias significativas.
Por um lado, foi bom. Por outro, decepcionante. E eu vou explicar tudo aqui no artigo.
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A inDrive começou sua apresentação falando sobre o crescimento da empresa no Brasil — e, de fato, ela vem crescendo bastante, com muitos motoristas espalhados por todo o país. Não é a maior, claro, mas já está entre as maiores há um bom tempo. Isso não é novidade para ninguém.
Vou fazer um resumo de como foi o evento, para manter vocês informados e também para ouvir a opinião de vocês, que é muito importante.
A empresa demonstrou estar disposta a ouvir os motoristas, mas, mesmo com as implementações apresentadas, ainda deixou muito a desejar. A gente esperava mais melhorias. Por outro lado, o mais importante é que houve uma abertura para o diálogo e que essa comunicação continua — o que permite que a gente siga cobrando.
Sobre a categoria Premium, continuamos cobrando, mas eles disseram que vão manter o foco no Comfort, além de outras categorias que já foram implementadas — o que, na minha opinião, ajuda bastante o trabalhador. Também mencionaram serviços relacionados a entrega e prestação de serviços.
Eles iniciaram a apresentação mostrando o crescimento da empresa no Brasil. Depois, focaram bastante na questão da segurança — que é um dos pontos mais sensíveis e a maior preocupação dos motoristas. Afinal, segurança precisa estar acima de tudo.
Tenho amigos motoristas que não rodam pela inDrive por medo, justamente por não se sentirem seguros.
Se a gente parar para pensar, desde que o aplicativo foi implantado aqui no Brasil, sempre foi um dos que mais mostrou informações sobre os passageiros. Já falei isso várias vezes aqui no canal e também diretamente para eles.
Eles estão melhorando, pouco a pouco, e trataram com bastante ênfase essa questão da segurança. Inclusive, deixo aqui a pergunta: você, que trabalha com a inDrive, percebeu alguma melhora nessa área?
Eles falaram sobre o uso de selfie e estão incentivando os passageiros a colocarem foto no perfil — algo essencial. Mas, se observarmos as corridas da inDrive, a maioria ainda não tem foto de perfil. Então, esse trabalho vai exigir bastante esforço por parte da empresa, embora eles tenham se comprometido a continuar nesse caminho.
Outra coisa que mencionaram foi o bloqueio automático de determinadas palavras no chat. Ou seja, dependendo do teor da conversa, o bloqueio ocorre de forma instantânea. Isso mostra que estão tentando agir diante dos incidentes.
Também falaram sobre o atendimento aos motoristas, alegando que melhoraram a agilidade em até 12 vezes. Estou apenas repassando as informações que foram apresentadas.
Conforme vou compartilhando essas informações, comentem aí se vocês sentiram essas melhorias ou não. O feedback de vocês é muito importante.
Eles reforçaram bastante que, a cada incidente, é essencial que o motorista reporte o ocorrido imediatamente. Isso porque, se um passageiro apresentar comportamentos problemáticos de forma recorrente, ele pode ser bloqueado do aplicativo. Por isso, é fundamental fazer a nossa parte e dar esse retorno.
Como comunicador, sou convidado, participo e vou sempre em busca de informação. Algumas pessoas me criticam por isso, mas faz parte. Não dá para agradar todo mundo. O importante é que eu tenho essa abertura e posso levar as demandas dos motoristas diretamente para eles.
Eles também anunciaram parcerias na área de segurança, que podem trazer mais conforto e segurança para o nosso trabalho. Segurança, afinal, é prevenção — e eles mostraram estar cientes disso.
Apresentaram também dados sobre incidentes com passageiros, e disseram que houve uma redução significativa. Segundo eles, em 2024, esses casos foram bem menores do que em 2023. Isso inclui assaltos, ocorrências em áreas de risco e outros tipos de problemas.
Sobre isso, comentaram que estão aperfeiçoando o mapeamento de áreas de risco para alertar o motorista com antecedência. Isso é importante para que a gente saiba onde está entrando e redobre a atenção.
Esse é um momento em que podemos e devemos questionar, para que eles nos tragam respostas claras.
Durante o evento também houve uma apresentação do pessoal da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Inclusive, uma das questões em que bati mais firme foi o embarque e desembarque de passageiros.
Existem locais já bem estruturados, onde é possível embarcar e desembarcar tranquilamente. Porém, em alguns pontos — como no centro da cidade, por exemplo — a situação é complicada. Já fiz um vídeo criticando a região central, especialmente o Mercado Municipal.
Como é possível parar em um lugar onde há zona azul dos dois lados da rua? Como deixar o passageiro com segurança nessas condições? A fiscalização precisa ter mais sensibilidade e entender o nosso lado. Em vez de só multar, deveria ajudar também.
?No Mercado Municipal, há áreas tanto à direita quanto à esquerda, especialmente na Rua da Cantareira, onde, se não me engano, o lado esquerdo é reservado para estacionamento. Seria ideal manter essa área livre para embarque e desembarque, o que resolveria o problema sem grandes intervenções, apenas ajustando a sinalização. É frustrante perceber a falta de iniciativa nesse sentido, e isso me irrita bastante.?
Além disso, discutimos problemas em Congonhas, onde a CET não é vista como um apoio ao motorista. Muitos comentam que a CET é mal vista, embora eles apresentem dados alarmantes sobre acidentes de trânsito no Brasil, que está em um nível muito abaixo do esperado, com muitos acidentes e mortes. Apesar dos esforços para melhorar, não percebemos avanços significativos. Seria fundamental que estivessem mais próximos dos motoristas de aplicativo, que enfrentam diversos problemas diariamente. Isso gerou um debate intenso, pois não vemos melhorias práticas. Os agentes de trânsito são frequentemente percebidos não como parceiros, mas como adversários prontos para aplicar multas, o que é lamentável.?
Após esse debate com a CET, houve espaço para questionamentos, e três pontos principais foram abordados:?
- Cartão de crédito: A possibilidade de adicionar o cartão de crédito como meio de pagamento.
- Taxa de espera: Implementação de uma cobrança por tempo de espera.
- Taxa de cancelamento: Cobrança de uma taxa em casos de cancelamento por parte do passageiro.
Essas mudanças são urgentes. Sinceramente, acreditava que pelo menos a opção de pagamento por cartão de crédito já estaria disponível, mas ainda não foi implementada, o que foi uma grande decepção. Por outro lado, percebo que a empresa busca estar próxima dos motoristas e trazer melhorias. Não estou sendo pago para dizer isso, mas sinto essa proximidade e disposição em ouvir os motoristas. No entanto, fiquei muito decepcionado por nenhum desses pontos ter sido atendido, especialmente o que eu mais esperava.?
Talvez a categoria Black Premium fosse algo que já imaginávamos que não seria implementado agora, mas continuamos cobrando. Recebi muitas perguntas sobre isso no Instagram. Quanto ao pagamento via cartão, esperava-se pelo menos um prazo para implementação, mas infelizmente ainda não há. As taxas de espera e cancelamento são mudanças que considero urgentes e que todo motorista precisa para ter mais segurança. A empresa demonstrou sensibilidade em ouvir essa demanda e reconhece a urgência, mas ainda deixa a desejar nessa área.?
Essas foram as novidades apresentadas no evento de hoje do aplicativo inDrive. Pequenas atualizações foram implementadas, mas o que mais aguardávamos ainda não chegou. Continuamos cobrando e esperando que isso realmente aconteça, pois acredito que é uma tendência inevitável. A falta dessas funcionalidades pode fazer com que a empresa perca muitos motoristas, que se sentem inseguros sem a opção de pagamento por cartão de crédito ou débito.?
Respostas de 2
Boa noite deixo o meu aperto de mão para você japa, mais a indraive ela me parece que está travada com essas administração interna , não vêjo as melhorias , é só copiar dos outros aplicativos o que funciona e por ou copia , se tem um custo paga e resolve , bom o que falta também é a viagem com preço determinado deixa o negocia para quem gosta isso é para ontem.
Boa noite deixo o meu aperto de mão para você japa, mais a indraive ela me parece que está travada com essas administração interna , não vêjo as melhorias , é só copiar dos outros aplicativos o que funciona e por ou copia , se tem um custo paga e resolve , bom o que falta também é a viagem com preço determinado deixa o negocia para quem gosta isso é para ontem. É por aqui neste conteúdo é difícil de enviar mensagens. Vou tirar um plint.