Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do 55content
No começo de 2020, participei, junto com outros motoristas, de uma reunião na sede da Uber em São Paulo, a convite da própria empresa. Na ocasião, eles apresentaram algumas novidades e, em seguida, abriram espaço para perguntas dos motoristas presentes. A pergunta mais recorrente — e que provavelmente você também faria se estivesse lá — foi: por que a Uber não corrige a defasagem da tarifa?
A resposta da empresa foi que esse é um tema muito complexo, e que não adiantaria simplesmente aumentar o valor repassado ao motorista, pois esse reajuste teria que ser repassado ao usuário. E, com isso, poderia haver uma redução no número de viagens, já que, com preços mais altos, o passageiro poderia optar por outros modais de transporte.
Agora, em 2025, a 99 contradiz completamente esse argumento da Uber ao anunciar um aumento na tarifa, inicialmente em São Paulo e em Vitória, no Espírito Santo, com o objetivo claro de aumentar seu próprio caixa. A empresa elevou de 20% para 25% o percentual que retém de cada viagem. E, no comunicado direcionado aos influenciadores e à imprensa, afirmou que esse aumento não impactará os motoristas — ou seja, eles não vão perder nada, mas também não vão ganhar nada.
E por que essa atitude da 99 invalida o argumento anterior da Uber? Porque, ao garantir que o motorista não terá redução na tarifa, mas também não receberá nenhum bônus adicional, a 99 deixa claro: “estamos aumentando a tarifa para reforçar nosso caixa, certo? Fica tranquilo, motorista, que naquela viagem de 100 reais, da qual você ficaria com 80, continuará recebendo os mesmos 80”. A diferença é que o passageiro, nessa mesma viagem, não pagará apenas 100 reais — ele pagará um pouco mais, e esse valor adicional vai direto para o caixa da empresa. Tudo certo? A 99 assegura que o motorista não perde, mas também não ganha. Ficou claro? A empresa aumentou a tarifa, mas não repassou nada disso ao motorista.
Ela sabe que é o passageiro quem paga o motorista — e que o passageiro continua pagando mesmo quando a tarifa aumenta. São poucos os que reclamam, porque hoje o transporte por aplicativos é o modal mais utilizado pelas pessoas nas cidades em que está presente.
Portanto, aquele argumento da Uber de que o passageiro reclama e pode voltar a usar ônibus, táxi ou outro meio de transporte por causa do aumento da tarifa… é pura conversa para boi dormir.
Que o diga a 99, que aumentou a tarifa em benefício próprio, tirando mais do bolso do passageiro.
Um forte abraço e até o próximo encontro.
Respostas de 32
Boa tarde, Claudião, tudo bem !
Bom , meu nome é Cláudio sou de paulista , Recife Pernambuco. E faço aplicativo com moto.
Além desse fato comentado anteriormente, eu também queria que vc por gentileza que é bastante influenciador de ambas categoria, e que nos ajuda bastante. E eu sinto necessidade de muitas coisas. Como:
* Uma ajudar de custos aos motoristas em geral de apps. Onde teria um certo caixa para que pudesse recorrer para a manutenção do veículo. Onde o motorista podesse utilizar quando precisa – se utilizar aí tinha uma oportunidade. Mesmo pagando parcelado.
* Poder contactar as mesmas, pois é a maior dificuldade e as vezes quer se defender algo ocorrido ou quando se é bloqueado injustamente e vc não ter possibilidade de defesa.
Os motoristas de moto não se quer nenhuma oportunidade mais atrativas em todos os sentidos.
Infelizmente é isso aí amigo, eles querem lucros, nas esquecem que os motoristas precisam pagar a gasolina,a alimentação,os impostos, IPVA, LICENCIAMENTO,TAXA DA PREFEITURA,MANUTENCAO DO VEICULO,SEGUTO DO CARRO, IMPISTO DE RENDA, e o CABRA vai indoudar é ? Assim é bom, só a empresa ganha e bada de distribuição da fatia do bolo com os motoristas, a final de contas de quem são os carros, do próprios motoristas ou dos aplicativos pq só quem toma no caneco nesse vai e vem de informações sem utilidade pra nada, é os aplicativos dando tapas cá cara do motorista,os chamando de burros, analfabetos e a negada correndo pra cima das migalhas, ainda dá tempo de estudar meu povo !
Eles só pensam neles, a massagem ônibus aqui em Macaé custa 6,95 se a corrida mínima custar 10;reais qual passageiro deixaria de andar de carro pegando na porta levando até o destino, no conforto, só ele no carro, por causa de 3 reais ?
Só tenho um pensamento “sei que jamais ficarei rico trabalhando com transporte de aplicativo ,porém, não posso ficar mais pobre do que sou executando este trabalho ” se é que me entendem
Sou motorista de aplicativo a mais de 7 anos em Curitiba e nunca vi a situação do motorista ficar tão difícil como está agora já passou da hora das empresas de aplicativos ter um órgão medidor igual aneel para energia elétrica Anatel para telefonia e por aí vai. O motorista precisa ser valorizado com urgência alguém ajude a classe por favor os motoqueiros são muito mais muito unidos do que os motoristas de APP
Boa tarde!
Sou usuária dos dois Apps, mais uber q 99, não sou á favor do quê fazem com os motoristas, pois os apps não fazem nada por eles, os motoristas arcam com todas as despesas do veículos q usam p trabalhar, pior ainda p que tem o veículo alugado. Mas tbm como usuária não concordo de forma nenhuma de repassarem esse aumento p os usuários, pois tem pessoas q não tem como pagar nem uma passagem de ônibus, aí pega o 99 a corrida custa 15,00 e vai pagar mais ainda p ser repassado p o App, se fosse p o motorista até tudo bem, mas p o app q já tá cheio de dinheiro é sacanagem, o 99 anda com uma discrepância no valor absurda. A diferença do 99 p o uber é imensa. Eu quase não uso. Agora vou usar menos ainda, e assim vai acontecer com todos passageiros.
Na realidade os apps não estão preocupados com os problemas individuais de cada motorista pq existem uma enorme quantidade de novo motoristas entrando nas plataformas de app de transportes em países de 3o mundo devido as dificuldades de se encontrar empregos com ganhos na média de ganhos do app, muitos perderam e perderão seus carros por falta de condições econômicas de trocá-los, vão para o aluguel e vai virando “escravos” da máquina que ano a ano vão ganhando mais as custos desses “escravos” que vão ter que disponibilizar mais horas trabalhando para pagar a locação e assim a frota dos app de transporte se renova e você, colega motorista, não tem outra alternativa a não ser saindo desse círculo vicioso
Roberto de Fortaleza-CE
Enquanto os trabalhadores em geral tiverem um ministro do trabalho omisso e pelego, feito Luis Marinho estamos todos ferrados.
Olá, sou motorista de app já alguns tempo e está cada dia mais difícil de continuar nessa profissão onde todo dia tem aumento de combustível e manutenção cara aqui no rio de janeiro
E a 99 e a Uber não fazem nada pra melhorar nossas tarifas já estou pensando em parar e voltar pra CLT
Acho que as categorias no app deveriam ser respeitadas, obrigando o passageiro a informar quantas pessoas irão embarcar, a depender do número de passageiros fosse automaticamente alterado a categoria. Para viagem de preço mínimo, onde o motorista recebe 7 reais: irá o solicitante com um acompanhante 7+25%= 8,75 pro motorista, a cada acompanhante+25% em cima do valor da viagem. Se for usar todos os acentos e a mala, já muda automático para confort. E mantém os valores atuais. Para Uberx/ 99pop até 3 passageiros, acima de 3, já muda pra confort automático.
A única SOLUÇÃO é o VÍNCULO TRABALHISTA!
Fiz uma corrida hoje de 29km e 30 minutos .recebi $41,50 e a Uber recebeu do passageiro $71,94 , ou seja ela ficou com cerca de 45% do valor pago pelo passageiro. Um roubo .
Boa noite. Até quando vão trabalhar de graça? Os motoristas se tornaram escravos das Empresas de Aplicativos. E esses incompetente que deveriam fiscalizar, não fazem nada. Lamentável. Isso é Brasil, lugar onde cada um fazem o que quiser.
Amigo com todo respeito, mas o governo tentou regulamentar e os próprios motoristas foram contra, hoje em dia a Uber está escravizando a gente, mas sem regulamentação, ninguém pode fazer nada, até porque não trabalhamos para ela, somos apenas “Motoristas Parceiros”.
Não amigo, não foi regulamentado, porque a Uber disse que se fosse obrigado a fazer isso, ela iria sair do Brasil, com medo o governo por não atender a necessidade da população no transporte, voltou atrás, não tem nada haver com os motoristas.
Boa noite sou motorista de app a um ano e sete meses,hj vejo que estão testando os motoristas com valores baixos,ex corridas com J valor abaixo de 1.00 o km,a 99 ssta mandando Viajem a 0.80 o km e uber a maioria e 1.10 o km..sstao testando os motoristas vê se aceita.
Precisamos de um órgão pra nós ajudar,enquanto não tem eles vão
aproveitar,esta virando escravidão…
Com essas empresas,americana e chinesa.
Só visam o próprio bolso igual os políticos que temos,e propina em tudo os trabalhadores que se danem infelizmente é osso..
Boa noite sou motorista de app a um ano e sete meses,hj vejo que estão testando os motoristas com valores baixos,ex corridas com um valor abaixo de 1.00 o km,a 99 esta mandando Viajem a 0.80 o km e uber a maioria e 1.10 o km..sstao testando os motoristas vê se aceita.
Precisamos de um órgão pra nós ajudar,enquanto não tem eles vão
aproveitar,esta virando escravidão…
Com essas empresas,americana e chinesa.
Só visam o próprio bolso igual os políticos que temos,e propina em tudo ,os trabalhadores que se danem infelizmente é isso..
Eles vão trabalhar porque estão em um ciclo vicioso de pobreza, são desunidos e imediatistas. Entenda, você tira das ruas um valor as custas de muito trabalho, pagas as contas que sempre estarão lá todo mes, quando seu carro quebrar porque é um bem de consumo ou seja consumível, voce devolve o pouco que acumulou tudo para um mecânico consertar o carro, logo precisa de mais dinheiro então volta a se matar correndo aceitando tudo quanto é lixo para repor o que perdeu e assim a Uber, 99 e Indrive mantém vc sempre sustentando a pirâmide já que não faz outra coisa da vida a não ser aplicativo: a solução é greve, experimenta desconectar numa segunda feira das 7 as 8:30 e vejam a empresa desmoronar amargando um baita prejuízo pois sem vcs não se paga salário, infraestrutura de rede, programador, CEO etc…
Vai no meu canal do Kwai @Duck99 que e deixa um comentário que eu te conto muito mais….
A passagem dos ônibus em BH já teve reajuste e os TÁXI também.
É muito complicado essa situação até mesmo quem paga aluguel tem que se valorizar até porque ele tem que trabalhar dobrado pra pagar o veículo que não é barato.
O passageiro está ficando até uma hora ou mais por motivos de viagem que não vale apena pro motorista fazer viagem só pra realizar os caprichos do app não vale a pena, os app tá com jeito que não vai leva muito tempo ninguém está aqui pra trabalhar de graça pra ninguém não.
Vcs acham que os aplicativos estão preocupados com a situação dos Motoristas, os culpados por tudo isto que está acontecendo é culpa dos próprios Motoristas, influenciadores que vai pra Internet dizer que estão ganhando horrores de dinheiro, como 20.000.00, 30.000,00 mil por mês, trocam de carro todos os meses e por vai, aqui em São Paulo os aplicativos tem a coragem de oferecer corridas a 1.25, 1.35, 1.40. O KM, agora quando a corrida é 1,2, KM ela oferece 2.50 o KM, que vai dar 5,70. Enquanto as autoridades não tomarem providências, vamos comer capim.
Vcs acham que os aplicativos estão preocupados com a situação dos Motoristas, os culpados por tudo isto que está acontecendo é culpa dos próprios Motoristas, influenciadores que vai pra Internet dizer que estão ganhando horrores de dinheiro, como 20.000.00, 30.000,00 mil por mês, trocam de carro todos os meses e por vai, aqui em São Paulo os aplicativos tem a coragem de oferecer corridas a 1.25, 1.35, 1.40. O KM, agora quando a corrida é 1,2, KM ela oferece 2.50 o KM, que vai dar 5,70. Enquanto as autoridades não tomarem providências, vamos comer capim. Vcs pode publicar o meu comentários.
Sou motorista de aplicativo, tanto Uber quanto 99 não estão nem aí para nós,tudo aumentou ,combustível, carro,manutenção,as tarifas para os passageiros, porém o valor que chega ao motorista é uma vergonha,ganhar 10,20 reais a mais que a Uber e a 99, piada, todos os gastos são nosso,morrem motoristas todos os dias na rua,enquanto os motoristas naonse unirem é daí pra pior,precisamos nos unir e fazer algo prs mudar essa situação, caso contrário só vai conseguir se manter os apossentados que tem carro kitado
Sou motorista de aplicativo, tanto Uber quanto 99 não estão nem aí para nós,tudo aumentou ,combustível, carro,manutenção,as tarifas para os passageiros, porém o valor que chega ao motorista é uma vergonha,ganhar 10,20 reais a mais que a Uber e a 99, piada, todos os gastos são nosso,morrem motoristas todos os dias na rua,enquanto os motoristas naonse unirem é daí pra pior,precisamos nos unir e fazer algo prs mudar essa situação, caso contrário só vai conseguir se manter os apossentados que tem carro Quitado.
Gente, eu ando sempre de app e converso sempre com os motoristas. Eles me falam que em SP a meta deles é ganhar 400$ por dia de trabalho sendo 300$ livre de despesas. Fazendo as contas da 6.600,00$ livre por mês. Eu acho que este ganho está ótimo e daria sim pra comprar e trocar o carro nos momentos necessários. Se aumentar mais o valor da corrida e o ganho do motorista vai ficar inviável para os passageiros e certamente eles vão reduzir as viagens por app. Os motoristas e donos dos app tem que entender que a vida dos passageiros está muito difícil e que a maioria dos trabalhadores ganham menos de 2000$ por mês trabalhando em lojas e shopping. A tarifa tem que ser boa para as três partes.
A uber prostitui o mercado com taxas inviáveis pra se trabalhar. Ela tem que entender que o mercado norte americano é diferente do nosso. Lá no EUA o motorista recebe gorjeta, diferentemente daqui. As taxas de aceitação e cancelamento na uber são altíssimas, e não entendo pq manter essa estratégia. Passageiros sempre reclamam da demora de encontrar um motorista da uber. Por outro lado não entendo também motoristas aceitando corridas com km abaixo de 1,5.
Isso está vergonhoso, combustível muito caro fora manutenção do veículo e quando aumenta a tarifa, é para beneficiar o app e nos motorista continua na mesma, cadê o sindicato pra nós ajudar e por ordem nessa bagunça.
Estou procurando outra fonte de renda.
Na verdade a 99 chega a cobrar até 40 por cento em determinadas corridas, reclamei e disseram que é normal. Já pedi que o valor mínimo subisse pelo menos 1 real, de 6 pra 7 reais pro motorista mas não tive sucesso. Dentre tantas outras coisas que estou sempre reclamando no atendimento e dando novas ideias.
Peguei um passageiro uma vez e conversando com ele sobre tarifas ele me falou que a 30mn atrás estava dando dinamico, o valor que normalmente era de no máximo 5 reais estava dando 19 reais para um percurso de no máximo 3 km. Claro, ele esperou para baixar, só que no aplicativo nesse mesmo local o valor estava a 8 reais a 30 min, aí pergunto: Onde estão os 11 reais da diferença da corrida? A gente trabalha feito burros de carga a fim de ter uma melhora em nossa renda para tentar levar uma vida digna, aí depara numa situação de desrespeito total dos aplicativos com nossa profissão. E de doer profundamente …
Que idiotice falar que tirar 25% do valor da corrida, ao invés de 20% não diminui o ganho do motorista.
Isso é ridículo.
Os números não mentem.
Leia a matéria toda