A Uber anunciou a adoção de um modelo de comissão zero para motoristas de Autorickshaw na Índia. Em vez de reter uma porcentagem sobre as corridas, a empresa informou que passará a cobrar dos motoristas uma taxa de assinatura. A mudança segue uma estratégia já utilizada por concorrentes locais e ocorre em meio ao aumento da concorrência no setor.
Segundo comunicado da empresa em seu blog oficial, a Uber agora conectará os usuários apenas com motoristas próximos e sugerirá uma tarifa, mas o valor final será definido entre o motorista e o passageiro. Um porta-voz da Uber declarou que a alteração foi implementada para evitar “estar em desvantagem competitiva”.
A mudança segue um modelo já adotado por outras empresas menores do setor, como Rapido e Namma Yatri, que operam sem cobrança de comissão e aplicam taxas de assinatura diárias ou semanais aos motoristas de riquixás de três rodas. A decisão também ocorre em um contexto de discussões sobre regulamentação tributária para plataformas de transporte na Índia. De acordo com decisões recentes de autoridades fiscais, modelos semelhantes ao do Namma Yatri não seriam obrigados a recolher impostos por conectar motoristas e passageiros.
A estrutura regulatória diversificada entre os estados indianos, especialmente em relação à definição de tarifas, tem representado desafios para a Uber no país. A empresa também tem enfrentado protestos de motoristas nos últimos anos, que contestam as altas comissões cobradas por plataformas como Uber e Ola Consumer.
O anúncio da Uber foi inicialmente reportado pela publicação de notícias Inc42.